4 dicas de ouro para manter o financiamento sob controle
Financiar um imóvel é uma excelente maneira de conquistar o sonho da casa própria e começar a construir seu patrimônio. O Programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, serve como uma alternativa para quem não conta com o montante total para investir em um imóvel, possibilitando pagar um valor de entrada e parcelar o restante. Mas, afinal, como manter o financiamento sob controle?
Por se tratar de um compromisso de longo prazo, é preciso saber como manter suas finanças em ordem para evitar complicações que podem comprometer os seus sonhos. Continue acompanhando e confira 4 dicas sobre como organizar suas despesas e organizar sua vida financeira para seguir arcando com suas responsabilidades!
Por que manter o financiamento sob controle?
Ao financiar um imóvel, você está se responsabilizando com o pagamento das parcelas de acordo com o contrato. Portanto, ao ficar inadimplente, você pode ficar com o seu CPF negativado e até mesmo ter o imóvel colocado a leilão. Dessa maneira, a organização financeira é fundamental para evitar surpresas que podem impactar nos seus sonhos e comprometer o seu patrimônio.
Qual a melhor maneira de manter o seu financiamento sob controle?
Separamos as melhores dicas para você organizar sua vida financeira e evitar atrasos com o seu financiamento. Confira!
1. Defina suas prioridades
Uma ótima forma de organizar sua vida financeira é priorizando as contas que são fundamentais para a sua sobrevivência. Ao montar uma planilha com seus gastos, é possível avaliar quais itens são indispensáveis para seu dia a dia e quais podem ser colocados em segundo plano para caso sobrar algum dinheiro.
Em primeiro lugar devem entrar as despesas mais relevantes para manter o imóvel, como contas de água e luz. Em seguida entram os custos com moradia, como as parcelas do seu financiamento. Por fim, temos os gastos com transporte, alimentação e saúde.
Procure também separar as suas dívidas como uma prioridade, já que a inadimplência pode trazer grandes prejuízos a médio e longo prazo. Muitas taxas cobradas pelos bancos podem se tornar uma verdadeira bola de neve, aumentando conforme o tempo e se tornando uma dívida impossível de ser quitada.
2. Entenda a correção monetária do financiamento
Independentemente do tipo de correção monetária que você tenha optado ao fazer o financiamento, é fundamental que você entenda como ela pode afetar o valor das prestações e até mesmo o seu saldo devedor. Para isso, é possível seguir dois modelos.
No tipo pós-fixada, a correção monetária é calculada após o fechamento do mês anterior e normalmente é atrelada a alguns índices de mercado. Enquanto isso, no modelo pré-fixado, temos uma correção estimada pelo banco, onde a instituição financeira será a responsável por colocar o percentual junto à taxa do seu financiamento.
3. Controle seus gastos
Para manter seu financiamento sob controle, é fundamental que você organize suas despesas e evite desperdícios. Por isso, é necessário segurar o impulso de gastar, possibilitando fazer uma reserva de emergência para, caso falte dinheiro em algum momento de sua vida, você poder continuar pagando as parcelas sem complicação.
Além disso, uma reserva também é um importante recurso para ajudá-lo a superar vários imprevistos, como possíveis despesas médicas ou algum reparo urgente na estrutura do imóvel. Dessa maneira, ter controle sobre seus gastos é um importante passo para juntar dinheiro e evitar dívidas.
4. Renegocie suas dívidas
A situação apertou e você não sabe o que fazer para continuar pagando as parcelas do seu financiamento? Saiba que é possível renegociar sua dívida para evitar que a situação se complique devido à inadimplência das parcelas. Essa é uma alternativa muito bem aceita pelos bancos e é uma ótima maneira de assegurar seu compromisso e não perder o imóvel.
Para que isso funcione, é preciso ser claro e direto ao expor a sua situação financeira ao banco. A partir disso, você poderá renegociar o restante de sua dívida de acordo com os recursos que você tem disponíveis no momento.
Pronto! Ao seguir nossas dicas, temos a certeza de que você terá as melhores condições de manter o seu financiamento sob controle e aproveitar ao máximo o seu imóvel. A ViaSul Engenharia conta com um time de consultores de crédito especializados para esclarecer dúvidas e trazer um acompanhamento financeiro para ajudá-lo a conquistar o sonho da casa própria.
O que achou deste texto? Aproveite para deixar um comentário e nos dizer a sua opinião sobre o assunto!