10 dicas para montar um escritório em casa
Trabalhar em casa é um privilégio para poucos. Mas, quando se tem essa oportunidade, um ambiente adequado deve ser preparado para influenciar positivamente na sua produtividade. Mesmo que você não disponha de amplos espaços para isso, é possível montar um escritório de casa que seja o mais funcional possível e, ao mesmo tempo, agradável.
Criar um ambiente de trabalho separado dos demais cômodos da casa é importante, pois isso permitirá que você não misture o tempo que precisa dedicar às atividades profissionais e os momentos de descanso e lazer junto da família e dos amigos.
Evitar que a rotina da casa interfira em suas tarefas é uma preocupação fundamental ao optar por montar um escritório em casa.
O melhor do trabalho em casa é a autonomia, mas é necessário equilíbrio para manter o ritmo. E acredite: morar em um espaço reduzido não significa que não dá para montar um escritório em casa. Ao trabalhar os espaços de maneira adequada, é sim possível estabelecer o local ideal para todas as suas atividades.
Neste post, mostraremos 10 dicas para você que planeja trabalhar com o chamado home office, mas quer ter um espaço totalmente preparado e voltado às suas necessidades. Ficou interessado pelo tema? Siga conosco e confira nossas dicas!
O que é home office?
Apesar de já existir há bastante tempo, o conceito de home office ficou em maior evidência por ocorrência da infeliz pandemia. Trabalhar de casa já era uma atividade praticada por muitas pessoas, mas de forma esporádica.
Assim, podemos dizer que o home office é a atividade de exercer um ofício de forma contínua no ambiente do lar. Quando essa é a única alternativa possível para manter as atividades profissionais, vale a pena gastar algum tempo pensando em como montar um escritório funcional e eficiente.
Quais são os itens que merecem atenção em um home office?
Quando alguém decide montar um escritório em casa, alguns itens merecem especial atenção. A razão disso é que estão ligados a saúde do profissional, já que muitas horas são gastas no momento do trabalho. A praticidade também deve ser considerada como um aspecto relevante.
Veja a seguir alguns itens sob os quais vale a pena dispensar atenção. Confira.
Cadeira
Muitas vezes esse item não merece a devida atenção, mas é necessário ter cuidado. A princípio, alguém pode pensar que qualquer cadeira serve. Sim, isso é verdade se o tempo pelo qual se fica sentado é breve, como no caso de um jantar.
No entanto, quando falamos de trabalho, é normal que um profissional passe muito tempo na posição sentada. Se o conforto e ergonomia não forem observados, há possibilidades de surgirem danos na coluna. Para que isso não ocorra, invista em uma cadeira confortável e ergonômica.
Mesa
Esse item varia muito de acordo com a necessidade de cada profissional. Isso quer dizer que deve cumprir os requisitos desejados: se muitos itens ficarem sobre ela, mais larga e profunda. Se não há tanto espaço assim, deve ser mais estreita e prática.
Independente de seu formato, vale a pena observar novamente os itens de ergonomia. Nesse ponto, a altura é muito importante, pois deve comportar as mãos e braços na altura certa do corpo do profissional. Além disso, as pernas devem ficar livres a vontade por baixo da mesa para ajudar na circulação do sangue.
Parede
A parede é um item que reúne decoração e utilidade. No primeiro quesito, servirá para dar a personalidade do profissional ao ambiente. Podem ser utilizados quadros, texturas ou papéis de paredes para criar um ambiente harmonioso.
Já quando o assunto é utilidade, entra em cena as prateleiras e nichos que servem tanto para decorar quanto para armazenar objetos importantes, como livros. Em espaços pequenos, eles se fazem especialmente úteis.
Quais são as 10 dicas principais para trabalhar a partir de um escritório de casa?
Acompanhe agora as 10 principais recomendações para montar um escritório em casa.
1. Defina um espaço adequado para montar o escritório
Se sua casa ou apartamento tem um cômodo extra, como um quarto de hóspedes, é a oportunidade perfeita para transformá-lo em um home office. Se o quarto for de visita, você pode se perguntar o que é mais importante: a visita ou o trabalho?
Se sua resposta for o trabalho, isso não significa que as visitas serão mal recebidas em sua casa. Você pode ceder o seu quarto para as pessoas mais importantes, como mãe, pai e sogros, e disponibilizar um sofá-cama para outras, como irmão, primos e amigos.
Agora, se você não tem essa opção, o jeito é encontrar outra saída. Saiba que é possível! Você pode usar um canto dentro do seu próprio quarto ou um espaço na sala de televisão ou de jantar para esse fim.
É importante lembrar que o ambiente precisa permitir momentos de silêncio e tranquilidade, sem o trânsito intenso de pessoas, pelo menos durante o período estabelecido por você para trabalhar. Pense, inclusive, em colocar uma porta na sala para obter essa privacidade.
2. Escolha os móveis mais adequados
Sem dúvida, ao montar um escritório em casa é necessário pensar nos móveis. Não adianta usar aquela mesa antiga guardada, um armário deteriorado ou até uma cadeira que não é adequada para quem passa muitas horas sentado.
O escritório deve ser agradável para permanecer durante o expediente. Mas fique tranquilo: para ter conforto, não é preciso investir muitos recursos. Veja alguns exemplos de móveis que devem ser incluídos na decoração:
- armários e gaveteiros para arquivar documentos;
- mesa com gavetas menores;
- cadeira com encosto e apoio para os braços, além de regulagem de altura e inclinação;
- banco, sofá ou puff para um momento de reflexão e de relaxamento entre as tarefas.
Se optar por montar o seu home office em um canto da sala, por exemplo, um armário pode servir como mesa e a cadeira pode ser utilizada para outros fins quando não estiver em uso, tornando o espaço desmontável. Móveis multifuncionais, com tampas retráteis, também podem ajudar.
Mas, se o seu escritório tiver um cômodo próprio e mesmo assim for pequeno, dê preferência para mesas de vidro ou de acrílico, pois elas deixam o ambiente mais moderno e geram a sensação de amplitude. Se ela for fixa na parede, melhor ainda, pois ajuda a economizar espaço com as pernas da mesa móvel.
Um conselho dado por arquitetos é deixar o ambiente quase padronizado em relação aos demais espaços da casa. Muitas vezes, a ideia do empreendedor é criar espaços modernos e lindos aos olhos, mas tente não ousar excessivamente.
Móveis com muitas curvas, por exemplo, acabam não sendo tão funcionais como deveriam, pois impedem uma repaginação futura e utilização do mesmo ambiente de outras formas.
Além disso, não se esqueça de que um ambiente muito chamativo pode gerar distrações que atrapalham o desempenho no trabalho.
3. Lembre-se dos equipamentos eletrônicos e da parte elétrica
Um home office é feito com móveis, mas também são necessários alguns equipamentos existentes em uma empresa. Por isso, inclua a compra de máquinas na sua lista de necessidades e pense na melhor maneira de montá-las, incluindo alterações na parte elétrica, se for preciso.
Alguns equipamentos necessários são:
- computador de mesa ou desktop (o que ocupar menos espaço);
- dispositivo móvel (tablet ou smartphone) para agregar mobilidade às tarefas;
- aparelho de fax e telefone;
- impressora.
Máquinas que tornam o ambiente mais agradável em dias de calor devem ser adquiridas, pois ninguém consegue se concentrar em um lugar sem conforto. Por isso, pense em adquirir um climatizador de ambiente, ventilador ou ar-condicionado.
O ideal é que os equipamentos de trabalho também não se misturem com os de uso pessoal. Mas, se isso não for possível, organize as atividades separadamente no aparelho. Você pode fazer isso criando uma pasta com os arquivos de trabalho e outra para os arquivos pessoais.
Também é aconselhável o uso do armazenamento em nuvem para guardar as principais informações. Assim, você libera espaço no HD e aumenta a segurança contra a perda de dados de trabalho.
4. Crie um ambiente de conforto
A organização faz toda a diferença para gerar bem-estar, influenciando no aumento da produtividade. Por isso, considere os seguintes fatores de organização:
- posicione a mesa de forma que esteja virada para a janela. Isso ajuda a aliviar o estresse;
- deixe janelas e portas abertas para criar uma livre circulação de ar, permitindo que o ambiente esteja sempre arejado;
- livre-se do barulho, por isso, televisores e rádios devem ser desligados ou transferidos de lugar quando não forem indispensáveis para o trabalho;
- use sons ambientes que relaxem e estimulem a concentração.
A organização também deve facilitar o fluxo de pessoas dentro do cômodo, impedindo que haja esbarrões e que objetos sejam quebrados. Use também prateleiras, principalmente no alto, para aproveitar espaços que não são comumente utilizados. Elas podem ser coloridas, tornando o local mais aconchegante. Deixar o chão livre aumenta a sensação de espaço.
Móveis porta-arquivo e gaveteiros, como já indicamos, poderão garantir essa sensação de organização. Se você estiver trabalhando em um quarto, pegue um espaço no guarda-roupas como arquivo.
5. Invista em iluminação natural e artificial
Ao montar um escritório em casa, é preciso considerar a iluminação. Posicionar a mesa perto da janela permitirá que durante o dia você trabalhe com luz natural, o que é importante para a economia de energia elétrica e para dar conforto e arejar o ambiente.
À noite, use luminárias de LED, que são mais econômicas, para dar foco à mesa de trabalho. É importante deixar o ambiente bem iluminado. Lâmpadas na cor branca deixam o espaço mais claro e relaxante.
6. Reduza a quantidade de fios
Fios à mostra deixam o ambiente com uma aparência desorganizada, sem contar que não são nada bonitos. Então, prefira computadores e impressoras com Wi-Fi para se conectarem sem a necessidade de cabos.
Dê preferência também para mouses e teclados que usem a tecnologia wireless (sem fio). Assim, você deixa o seu home office mais limpo e organizado visualmente.
Canaletas de parede são baratas e uma ótima alternativa para esconder os fios que não podem ser substituídos.
7. Decore e organize o ambiente
Na hora de decorar o ambiente, pense nas cores. Escolha as claras e frias para as paredes. Isso passará a sensação de espaço maior e de tranquilidade. Elas até podem ser azul, verde, roxa ou lilás, mas em tons clarinhos.
Espelhos também devem ser considerados, já que ajudam a dar uma sensação de profundidade ao ambiente. Além disso, por refletirem a luz natural, aumentam a claridade. O mesmo acontece com a iluminação artificial, que é potencializada com os reflexos internos.
8. Siga regras de ergonomia
A ergonomia é a área que estuda a relação do ser humano com os ambientes em que ele se encontra. O objetivo é pensar no bem-estar no ambiente de trabalho. Uma jornada excessiva pode causar problemas na coluna, nos pés e até mesmo de visão. Considerar esses aspectos deve ser uma prioridade ao montar um escritório em casa.
Ao planejar o home office, pense que a sua cadeira deve ser colocada em uma altura que deixe seus pés apoiados no chão. Se necessário, adquira um descanso para os pés. É importante manter o braço em posição paralela ao chão durante o uso do computador, além de deixar o monitor na altura dos olhos, evitando movimentos bruscos da cabeça.
9. Aproveite para economizar
As vantagens de montar um escritório em casa são muitas. Além do conforto de não precisar enfrentar o trânsito diariamente até o trabalho, há ainda a possibilidade de comer sempre em casa, estabelecer a sua própria rotina de horários, ser mais presente na família, entre outros fatores.
Mas há ganhos também na parte financeira. Já imaginou o quanto é possível economizar fazendo home office? Além de deixar de pagar aluguel por uma sala externa, por exemplo, paga-se menos contas de luz, água e limpeza e reduz-se o gasto com combustível e alimentação na rua. Essas economias e verbas extras podem, por exemplo, ser revertidas para a compra do sonhado imóvel próprio.
10. Mantenha a disciplina de horários
Não será muito útil ter o escritório dos sonhos em casa para trabalhar se os horários não estivem bem equalizados. É muito fácil se dispersar ao exercer o ofício no mesmo local de moradia. Por isso, deve-se ter uma agenda bem definida e seguí-la a risca, tanto quanto possível. Para quem tem filhos a missão pode ser ainda mais difícil, mas é possível conciliar as duas atividades.
Trabalhar a partir de um escritório de casa pode ser muito mais simples e vantajoso do que parece. É possível adequar suas necessidades a todos os tamanhos de ambientes e localizações. Mais importante do que o espaço em si é saber se organizar para estabelecer uma rotina adequada, aliando horários de trabalho, lazer e convívio familiar. Essa separação é importante para preservar a produtividade como funcionário que a empresa empregadora espera receber.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite e divulgue essas informações com seu círculo próximo compartilhando este artigo em suas redes sociais!
Muito bom o seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando
bastante, muito obrigada.
Obrigado Pelo Conteúdo de Grande Valor acompanho seus post e gosto bastante.
Olá aqui é a Carmen Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Muito bom artigo bem explicado tão de Parabéns
Ótimas informações! Nesse momento precisamos nos reiventar para superar a crise!
Passando para visitar o seu site.
O artigo ficou muito bom!