Receios comuns de quem quer comprar um imóvel

6 minutos para ler

O mercado imobiliário é muito valorizado no Brasil e consiste em um dos investimentos mais sólidos e rentáveis da atualidade. No entanto, como a aquisição de uma propriedade envolve valores consideráveis, sentir algum receio não é nada raro. Dentro desse contexto, você não pode deixar de conhecer os medos mais comuns de quem quer comprar um imóvel.

Embora seja indicado tomar alguns cuidados e ter olhos atentos para evitar dores de cabeça no futuro, muitos desses temores são injustificáveis ou podem ser revertidos por meio de atitudes simples e inteligentes. Confira a lista que preparamos a seguir e veja o que anda amedrontando os compradores!

1. Medo de um preço muito baixo

Por incrível que pareça, encontrar um preço muito baixo é um dos medos comuns de quem quer comprar um imóvel. Isso se justifica pelo receio de que, se o valor está muito aquém do normal do mercado imobiliário, é bastante provável que haja algo de errado ou que o vendedor esteja empurrando uma “bomba” para o próximo proprietário.

Realmente isso faz sentido, mas também é uma questão simples de se resolver. Tenha olhos mais atentos para a documentação da propriedade, analisando o registro, a escritura e as certidões negativas de débitos. Faça também uma boa vistoria, com foco nas partes estruturais, no sistema elétrico e no encanamento.

2. Medo de comprar um imóvel na planta

Muita gente tem medo de comprar um imóvel na planta porém essa pode ser uma excelente alternativa nos dias de hoje, especialmente para quem não está com muito dinheiro sobrando e deseja ter mais facilidade no pagamento. Normalmente esse medo existe quanto a construção e entrega do apartamento, porém isso é muito raro uma vez que esses financiamentos são pela Caixa Econômica ou pelo Banco do Brasil e os mesmos fiscalizam e garantem a entrega do apartamento. Além disso as construtoras são diretamente interessadas em fechar negócio e fazer a entrega antecipada dos apartamentos para manter uma boa parceria com os bancos financiadores.

3. Medo de perder o depósito

Outro dos medos comuns de quem quer comprar um imóvel é o de perder o seu depósito. Muitas vezes, os compradores precisam fazer isso com um valor referente ao da entrada da propriedade. No entanto, é praticamente impossível que isso aconteça se você tomar as medidas adequadas para sua segurança.

Você pode, por exemplo, optar por deixar o dinheiro em uma conta bloqueada que simplesmente não pode ser movimentada sem as assinaturas de ambas as partes da transação. Isso ajuda a garantir a validade do acordo e a segurança do seu capital e do seu futuro patrimônio.

4. Medo de o corretor de imóveis ser desonesto

O medo de o corretor de imóveis ser desonesto com o cliente é bastante comum em negociações imobiliárias. No entanto, apesar de esse profissional ser remunerado por comissão e ter todo o interesse em fazer com que você compre, é preciso considerar também que ele depende da sua reputação para conseguir mais público.

Dentro desse contexto, dificilmente ele agirá de má fé. Para se precaver, você pode pesquisar sobre ele na internet ou com pessoas que já foram previamente atendidas. 

[rock-convert-cta id=”2646″]

5. Medo de fazer a negociação sozinho

Outro dos medos comuns de quem quer comprar um imóvel é o de fazer a negociação imobiliária sozinho. Muito embora esse seja um meio com diversos detalhes e alguns meandros na negociação, essa tarefa não é propriamente impossível, especialmente se você estiver disposto a pesquisar um pouco e a aprender.

Existem diversos materiais disponíveis na internet que podem aumentar a sua compreensão do setor, como sites especializados, blogs e fóruns de discussão. Outra opção é partir para uma escolha mais garantida e, em vez de adquirir um imóvel usado, preferir uma unidade na planta, que tem sua estrutura nova e conta com a assessoria da construtora.

6. Medo de não ser um bom investimento

Especialmente após o período de crise econômica que o Brasil vivenciou, muitas pessoas estão com medo de comprar um imóvel e isso não ser um bom investimento. No entanto, o pensamento deveria ser exatamente o oposto, pois o mercado imobiliário é um dos setores que atravessa com mais tranquilidade os momentos conturbados.

Casas e apartamentos sempre tendem a se valorizar, e essa é uma área que vive de ciclos. Como temos um déficit habitacional bastante considerável, especialmente nos grandes centros urbanos, sempre haverá procura de interessados, e isso mantém a liquidez e a precificação em patamares elevados.

7. Medo de entrar em uma furada

Por fim, outro dos medos comuns de quem quer comprar um imóvel é o de entrar em uma furada e adquirir uma casa com uma fundação rachada ou um apartamento com o telhado com vazamento. Porém, mais uma vez, é bastante incomum que isso aconteça, inclusive por conta da nossa legislação.

De acordo com a lei, um proprietário não pode vender uma unidade que possua um vício oculto, causando danos para o comprador. Além disso, uma visita e uma boa vistoria reduzem os riscos de que isso ocorra. Se você quiser ainda mais garantias, basta apostar na aquisição de uma unidade nova ou ainda na planta.

Esses são alguns dos medos mais comuns de quem quer comprar um imóvel! E agora, ficou mais tranquilo? Gostou deste artigo? Então, não deixe de seguir a nossa página no Facebook, para acompanhar mais conteúdos como este!

EXTRA

A ViaSul oferece de forma gratuita e sem compromisso uma análise de crédito para você ver como será o financiamento do seu apartamento, basta clicar no banner abaixo que um corretor imobiliário entrará em contato para realizar a análise pelo WhatsApp, sem compromisso.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário