Animais em apartamento: 5 dicas para receber bem o seu pet

4 minutos para ler

Ter um pet é sinônimo de alegria e companhia a qualquer hora. Muitas pessoas não conseguem imaginar um lar sem um bichinho de estimação. Porém, criar animais em apartamento exige cuidados, tanto para o conforto do pet como para do restante da família.

Preparar o ambiente e a família para recebê-lo evita vários problemas e ajuda na adaptação. Então, antes de levá-lo para sua casa, confira algumas dicas para que o seu bichinho e a sua família sejam muito felizes juntos!

1. Faça adaptações no espaço do apartamento

Instalar telas de proteção nas janelas e varandas é fundamental, especialmente se a família for receber um gatinho. Animais são naturalmente curiosos e gostam de observar o que acontece nas janelas, então as telas de proteção são essenciais para evitar quedas. Se a sua família tem crianças, esse é mais um motivo para adotar essa medida.

Lembre-se também de que os produtos de limpeza e qualquer substância que possa causar intoxicação devem ficar bem guardados.

2. Invista nos brinquedos, utensílios e acessórios

Cães e gatos são muito ativos e adoram brincar, mesmo quando já são adultos. Bolinhas, ossos, animais de borracha e arranhadores são os brinquedos mais indicados. 

Além dos brinquedos, um cachorro vai precisar de uma coleira e um gato de uma caixa de areia. Ambos precisarão de uma escova para evitar o acúmulo de pelos no apartamento. Também devem ser providenciados os seguintes itens: shampoo, vasilhas de comida e água, caminha ou casinha e caixa transportadora para as consultas com o veterinário.

3. Separe espaços para cama e banheiro

Animais em apartamentos precisam ter o próprio espaço desde o primeiro dia. Isso ajuda na adaptação e na boa convivência com a família. Portanto, tenha em mente qual será o espaço da cama e do banheiro. No caso dos cachorros, é comum que a cama fique na sala, na lavanderia ou em uma varanda.

Para ensinar cães a fazer as necessidades no lugar correto, é preciso paciência. Cachorros de apartamento aprendem isso em folhas de jornal ou tapetes higiênicos, normalmente colocados na lavanderia ou no banheiro. Mas lembre-se de que eles precisam se exercitar, e é possível treiná-los a só fazer as necessidades na rua, evitando os cheiros indesejados dentro de casa.

Já os gatos costumam ter vários locais favoritos para dormir, sendo difícil definir um só lugar para as sonecas. Quanto ao banheiro, felinos são muito higiênicos, e é fácil treiná-los a usar a caixa de areia. Assim, basta definir qual o melhor lugar para deixar a caixa e limpá-la todos os dias para evitar os odores indesejados.

4. Cuide da saúde e do bem-estar do seu companheiro

Antes de levar o novo companheiro para o lar, é muito importante que ele tenha feito uma visita ao veterinário para tomar as primeiras doses das vacinas e do vermífugo. Uma boa alimentação também é requisito para a saúde do seu pet e deve seguir as recomendações do veterinário.

Além dos cuidados com vacina, vermifugação e alimentação, é preciso entender que os animais têm necessidades de receber atenção e fazer exercícios. Então, é muito importante que a família dedique uma parte do seu tempo ao pet.

Para os cães, os passeios são indispensáveis para a alegria e o bem-estar deles. Já os gatos de apartamento têm que se exercitar com brincadeiras por mais tempo e gastar energia, evitando o sedentarismo.

5. Fique atento às plantas

Pessoas que amam animais e plantas têm que ter cuidado na hora de decorar a casa com os vasos. Algumas plantas ornamentais e mesmo algumas medicinais podem ser nocivas aos pets.

Com isso, é preciso pesquisar e conferir se no seu lar tem alguma espécie de planta tóxica aos bichos. Caso você tenha alguma que possa fazer mal ao seu animalzinho, considere dar ela a outra pessoa ou a coloque em um local fora do alcance dele.

Ter pets envolve responsabilidade, dedicação e cuidados especiais, mas a companhia a qualquer hora é sempre recompensadora!

Se você também ama pets e quer mais informações úteis sobre animais em apartamento, acompanhe nossa série sobre o assunto lendo o artigo sobre regras para bichos de estimação em condomínios.

Você também pode gostar

Um comentário em “Animais em apartamento: 5 dicas para receber bem o seu pet

Deixe um comentário