Saiba o que é uma casa sustentável e quais as vantagens de ter uma

3 minutos para ler

Já ouviu falar em casa sustentável? Nos últimos anos, esse tema é uma tendência entre as pessoas que gostam de criar um ambiente tranquilo e o mais natural possível. Sabemos que os indivíduos estão mais preocupados com o meio ambiente e os problemas que afetam todo o planeta.

Isso serviu de incentivo para mudarem todo o estilo de vida, desde a alimentação até o consumo de produtos. Nessa mesma lista está o cuidado em ter um imóvel ecologicamente correto, ou seja, que não esteja prejudicando fontes de recursos renováveis.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo de casa? Você vai se surpreender com os benefícios dessa incrível moradia. Boa leitura!

Quais as principais características de uma casa sustentável?

A principal característica dessa casa definitivamente é sua arquitetura inigualável. A estrutura da casa deve ser feita com materiais que não prejudiquem o meio ambiente. Elas têm uma arquitetura diferenciada das casas regulares e são feitas com técnicas de bioconstrução. A localização estratégica e os sistemas de energia e água com uso controlado dos recursos naturais são outras especificações.

Mais um destaque desses lares é a necessidade de certificações e documentos, como da AQUA-HQE e Green Building Council. Quando pensamos nessas especificações da casa sustentável, nos perguntamos sobre a possibilidade ter um lar assim no Brasil. A resposta é sim! Há vários projetos desse tipo de moradia em nosso país que realmente estão de acordo com a proposta do estilo de vida ecologicamente correto.

Quais as vantagens de morar em uma casa sustentável?

Agora que já conhecemos as características mais comuns da casa sustentável, devemos conferir as vantagens de morar nesse ambiente. Muitas pessoas conscientes e politizadas sobre os recursos de fontes renováveis decidem morar em uma casa ecologicamente correta. Há muitas vantagens em ter esse estilo de vida, como um melhor custo-benefício, durabilidade, excelente conforto térmico e com linda estética.

Não podemos nos esquecer de mencionar a redução do impacto ao meio ambiente, diminuição de despesas e um bom retorno financeiro. Vale ressaltar que as casas desse tipo não exigem tanta manutenção como as casas que não seguem esse padrão sustentável. Esse é um dos motivos por que os cidadãos estão migrando para a moradia eco-friendly.

Quais os principais recursos necessários para ter uma casa sustentável?

No entanto, ter uma casa desse tipo não é algo que acontece da noite para o dia, há uma lista de exigências que devem ser cumpridas nesse lar. Os recursos naturais costumam ser o uso de madeira de reflorestamento e porcelanato, como as lastras, usadas nos pisos e revestimentos. O projeto deve envolver uma economia dos recursos naturais e um descarte que não afete o planeta.

Agora você já sabe o que é casa sustentável e pode comentar com os familiares e colegas sobre esse tipo de residência. Como podemos ver, há uma quantidade enorme de benefícios de viver em um espaço ecologicamente correto. É fundamental estar ciente das características dessa casa e os recursos indispensáveis para mantê-la.

O que achou do texto? Há várias postagens sobre projetos de engenharia e decoração no blog. Se você gosta do nosso conteúdo, aproveite que já terminou a leitura e confira outo artigo exclusivo. Entenda o que é DIY e conheça as suas vantagens!

Você também pode gostar

Deixe um comentário