Como é morar em Passos? Conheça mais sobre a história da cidade

6 minutos para ler

A cidade de Passos, cuja história remonta ao século XVIII, completou 159 anos de emancipação em 2017. Com um dos maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do interior de Minas Gerais (MG), Passos é hoje um importante centro econômico e turístico do estado.

Com forte presença nas áreas de confecção, agropecuária e agroindústria, a economia local é dinâmica e atrai muitas empresas. Não é apenas nelas que a cidade se destaca, porém: gastronomia, uma vida noturna agitada, hospitais e educação de qualidade são atrações que também contribuem para a qualidade de vida na cidade.

Caso queira conhecer mais a respeito desse polo regional do Sudoeste de MG, continue lendo nosso post. Vamos explorar a história, a economia, as atrações turísticas e como é morar em Passos.

História

A história de Passos teve seu início por volta de 1780, quando o padre José de Freitas e Silva, vindo de São Paulo, chegou a Jacuí — que então era um destino para garimpeiros à procura do ouro encontrado na região.

Ali, ele ergueu a fazenda de Bonsucesso, que era dirigida por sua mãe, Dona Faustina Maria das Neves. Da colônia estabelecida pela fazenda, teve origem a cidade de Passos.

Os paulistas edificaram a capela de Santo Antônio e, depois, no local em que é hoje a Praça da Matriz, os mineiros ergueram a do Senhor dos Passos (uma das invocações da igreja católica a Jesus Cristo, em memória ao trajeto percorrido por ele com a cruz do pretório ao calvário).

A capela se tornou o centro de Passos, que primeiramente foi arraial (1835), depois paróquia (1840), em seguida vila (1848) e então cidade (1858).

Geografia

Com uma área aproximada de 1.339 km² e 114.458 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Passos é hoje a quarta cidade mais populosa da mesorregião Sul/Sudoeste de MG.

Entre seus municípios limítrofes estão Delfinópolis, Jacuí, Cássia, Bom Jesus da Penha, Alpinópolis, São João Batista do Glória, Itaú de Minas e Fortaleza de Minas. Já em relação ao acesso, Passos é conectada às rodovias MG-050 e BR-146.

Em termos de localização, o município é privilegiado: além de ser porta de entrada para a Serra da Canastra, é banhado pelo Rio Grande e pelo Lago de Furnas.

Economia

Embora os grandes destaques da economia de Passos sejam a agropecuária, a agroindústria e a indústria confeccionista, os setores moveleiro e mobiliário têm crescido de maneira significativa.

Dados de agosto de 2017 apontam que apenas o setor de móveis rústicos da cidade, que atualmente tem 220 empresas, fatura em torno de R$ 15 milhões de reais por mês e gera cerca de 5 mil empregos.

Esse crescimento foi o motivo pelo qual a prefeitura de Passos decidiu pela instalação de um distrito industrial dedicado ao segmento. Com esse projeto, a previsão é de que a oferta de emprego na área aumente em até 50%.

Por ser forte também no segmento de moda, Passos abriga diversos eventos dedicados à área. Todo ano, por exemplo, a cidade recebe profissionais e turistas para a Semana da Moda, que teve sua quinta edição em 2017.

Com entrada gratuita, todo ano o evento tem um tema diferente e a programação inclui filmes, workshops, palestras e desfiles.

Turismo

Portal do Circuito Nascente das Gerais, Passos faz parte de uma região de tesouros ecológicos. A construção da barragem de Furnas inundou algumas partes da cidade, mas também criou encantos no cenário, como cânions, ilhas e cachoeiras. Além da sua beleza natural, o circuito também é voltado para quem curte esportes náuticos e pesca.

Quando o assunto é comércio, um dos principais pontos de Passos é a Avenida da Moda: são 1600 metros que cortam a cidade e acomodam 198 pontos comerciais. Ou seja, é um grande shopping a céu aberto em que estão diversas lojas de moda, bem como as melhores opções de gastronomia.

E por falar em gastronomia, como a região é conhecida por seus rios e sua lagoa, não é de se espantar que o principal ingrediente da região seja o peixe. E há uma grande variedade deles em oferta por lá.

Já quando o assunto são as atrações culturais e históricas, Passos tem obras arquitetônicas impressionantes. A Capelinha da Penha, por exemplo, começou a ser construída na década de 60 e apresenta um estilo de arquitetura raro no país.

A Santa Casa da Misericórdia de Passos foi fundada em 1864, pelo Barão dos Passos. É o único hospital de atendimento geral e gratuito na região e, por isso, recebe pacientes de mais de 25 cidades vizinhas. A maior parte dos atendimentos é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando se tratam de espaços para passear ou curtir o fim de tarde, um dos pontos preferidos pelos moradores é a Praça da Matriz. Ela é a mais antiga da cidade com seus 159 anos.

Os patrimônios históricos de Passos estão bem preservados e atraem turistas de todo o Brasil. Outros pontos turísticos famosos da cidade são a Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos e a Igreja de Nossa Senhora da Penha, a mais antiga da cidade e que tem arquitetura octogonal.

Educação

Uma das maiores atrações de Passos é a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), antiga Fundação do Ensino Superior de Passos (FESP). Com mais de 5 mil alunos em seus mais de 30 cursos, a instituição fomenta uma comunidade dinâmica e engajada nas questões que envolvem Passos e as cidades vizinhas.

A universidade hoje tem um curso de medicina, inaugurado em 2016. A ideia é que a formação de novos médicos beneficie não apenas a cidade de Passos, mas também os municípios vizinhos, onde os alunos poderão atuar como residentes.

Por fim, com tantas oportunidades e atrações, não é à toa que Passos esteja crescendo a todo o vapor. Bairros novos, como os Novo Mundo I, II e III, são os que mais crescem na cidade. É lá que fica o Residencial Park Club, um condomínio fechado com uma área de lazer super completa com piscinas e pista de cooper.

E então, gostou de saber mais sobre como é morar em Passos? Caso tenha curtido nosso post, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

[rock-convert-cta id=”1744″]

Você também pode gostar

2 thoughts on “Como é morar em Passos? Conheça mais sobre a história da cidade

Deixe um comentário