Como escolher luminárias: veja 4 dicas
Saber fazer a melhor decisão para a decoração de um cômodo é fundamental para dar um toque pessoal ao seu lar. Para isso, existem diversos fatores que devem ser considerados ao escolher os elementos que vão compor o ambiente. Um bom projeto de iluminação é muito importante para valorizar o seu imóvel e trazer conforto e disposição ao projeto.
A boa iluminação, inclusive, é capaz de melhorar os níveis de energia e humor. Portanto, ao planejar a decoração dos ambientes de sua casa, é essencial saber como escolher luminárias, principalmente ao considerar as atividades que você executará em cada cômodo.
Para ajudar você na hora de escolher luminárias para compor a decoração de sua casa, separamos 4 excelentes dicas para nortear as suas decisões. Confira!
1. Conheça os principais tipos de luminária
Antes de investir na iluminação do seu lar, é fundamental ter foco nos objetivos do seu projeto. Isso significa que a sua aquisição deve considerar as necessidades de cada cômodo, considerando as atividades realizadas nos ambientes da casa. Para isso, é preciso conhecer os principais tipos de luminárias e como cada modelo pode beneficiar os seus planos.
As luminárias de mesa, por exemplo, fornecem uma luz mais quente e suave e são ideais para manter em mesas de estudo ou em escritórios. Já os modelos de teto permitem aproveitar melhor o espaço dos ambientes e fornecer uma excelente fonte de iluminação. Há também tipos que podem ser usados para demarcar espaços, induzindo o foco de luz e dando destaque à decoração do local.
2. Respeite a decoração do ambiente
A decoração é um ponto muito importante a ser considerado antes de escolher as luminárias certas para a sua casa. É essencial que a iluminação faça parte do contexto para a harmonização dos elementos. Para isso, o bom senso e algumas noções de estética se unem para conseguir encontrar uma alternativa que dialogue diretamente com o estilo predominante do cômodo.
3. Considere o material da luminária
Compor um ambiente com elementos que façam sentido exige alguns cuidados fundamentais para o sucesso da decoração. Considere que cada local tem suas necessidades específicas. Por isso, ao escolher as luminárias para a sua casa, avalie o seu material.
Os modelos de metal são ótimas opções para banheiros e cozinhas, já que a limpeza desse tipo de material é mais prática. Os tipos de alumínio oferecem mais resistência e leveza, trazendo maior versatilidade ao uso. Por fim, as luminárias de ferro são alternativas essenciais para valorizar a sofisticação dos ambientes e trazer um charme único aos cômodos.
4. Use a lâmpada certa
Além de saber como escolher luminárias, também é muito importante que você faça uma boa escolha em relação às lâmpadas. Novamente, busque entender as necessidades de cada cômodo para tomar a decisão correta.
Em ambientes de piso frio, como o banheiro, as lâmpadas brancas são os tipos mais adequados, favorecendo a iluminação e dando a sensação de limpeza. Já em quartos e salas, as lâmpadas quentes proporcionam sensação de aconchego e conforto ao ambiente.
Pronto! Agora você já sabe como escolher luminárias para a sua casa e compor a decoração do seu lar! Uma boa fonte de iluminação planejada é essencial para trazer sensações de conforto no seu dia a dia. Além disso, contar com fontes luminosas com controle de intensidade pode ser uma ótima alternativa para reduzir seus gastos com energia elétrica.
Gostou deste texto? Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais novidades!