Como preparar o espaço gourmet para as festas de fim de ano?
As festas de fim de ano estão chegando — e, com elas, as preocupações sobre como receber bem, encantar os convidados e não gastar muito com a decoração dos ambientes. Para superar as expectativas das pessoas, uma alternativa é otimizar a utilização do espaço gourmet, seja ele privativo ou compartilhado.
Então, quer saber como fazer isso? Para ajudá-lo a descobrir boas formas de utilizar esse espaço em sua festa, reunimos aqui algumas dicas práticas de preparação e decoração. Continue lendo e confira cada uma delas!
O que é o espaço gourmet?
Basicamente, esse é um ambiente voltado para realizar reuniões, churrascos, e recepcionar convidados, no geral. Existem hoje diferentes modelos: alguns condomínios têm um espaço compartilhado, outros têm uma varanda gourmet privativa, e existem aqueles que contam com ambos.
Diferentemente do salão de festas, o espaço gourmet compartilhado costuma integrar uma churrasqueira e o deck seco, além de um espaço fechado, mais reservado. Também inclui os itens básicos, é claro, como pia, fogão, forno, micro-ondas, talheres e outras facilidades.
Já o espaço privativo varia quanto ao seu tamanho e as possibilidades de integração com outros cômodos do apartamento, como a cozinha ou a sala de estar. Justamente por isso, a sua utilização durante as festas de fim de ano pode ser bastante variada.
O que considerar para utilizar o espaço gourmet compartilhado?
Por ser um ambiente compartilhado, é necessário reservá-lo antes com o síndico ou a administração do condomínio. Já durante as festas de fim de ano, como é provável que haja uma disputa entre os condôminos, a dica é destinar o local para uma celebração ou recepção coletiva.
Nesse caso, nenhum morador teria exclusividade na utilização do espaço e todos poderiam se aproveitar dele. Assim, evita-se conflitos e garante-se a integração entre os mais diversos convidados.
Abaixo, listamos alguns cuidados para utilizar essa estratégia com sucesso.
Tipo de festa
Defina se haverá uma festa, com ceia e bebidas, ou se será feita uma recepção com petiscos e aperitivos diversos. No segundo caso, o espaço gourmet seria usado para reunir os convidados antes da festa oficial ou da ceia promovida no apartamento de cada morador. Em outras palavras, o ambiente serviria mais como um ponto de encontro e confraternização entre anfitriões e convidados.
Horário
Estabeleça um horário fixo de abertura e encerramento da festa ou recepção. Isso também ajuda a evitar conflitos quanto ao consumo das guloseimas ou uso indevido do espaço, por exemplo.
Convidados
Faça uma relação completa de quem participará do evento coletivo, para quantificar o que será necessário para atender a todos da melhor forma.
Cardápio
Disponibilize um cardápio com tudo o que será servido. Se possível, utilize a estratégia dos buffets, que indica horários determinados para cada item. Por exemplo: na primeira hora, serão servidos pastéis assados; na segunda, ofereceremos mini hambúrgueres, e assim por diante.
Guloseimas extras
Deixe claro se bebidas alcoólicas ou itens não relacionados no cardápio poderão ser servidos, e em quais condições. Não é incomum que alguns moradores queiram servir algumas iguarias apenas para os seus convidados, por exemplo. Por isso, avalie o impacto dessa ação na sua festa.
Garçons
Contrate algumas pessoas para servir aos convidados. Afinal, todos os participantes desejarão dar atenção aos seus amigos e familiares.
Custos
Informe quais serão os custos por convidado e já sugira um valor e um limite de pessoas não registradas na lista, contando com esse custo.
Conforto
Não se esqueça do conforto dos convidados! Disponibilize uma boa estrutura, com cadeiras, mesas e outros itens que forem necessários, tendo em vista a quantidade de pessoas.
Como organizar o espaço gourmet privativo?
A organização do espaço privativo tende a ser mais simples e orientada para aquilo que os seus anfitriões sonharam para as festas de fim de ano. O ambiente pode se transformar no local principal das refeições; ser usado como um bar equipado com bebidas, frutas e itens para coquetéis ou ser decorado para os convidados assistirem à queima de fogos ou se servirem de sobremesas, por exemplo.
De toda forma, o ideal é que os anfitriões pensem no conforto dos seus convidados, garantindo a sua proximidade para manter todos sintonizados nas conversas e permitindo uma movimentação mais fluida dentro do apartamento.
Como decorar esse espaço sem gastar muito?
Agora que você já sabe como organizar a festa em ambientes privativos e compartilhados, vamos entender o que pode ser feito para enfeitar o seu espaço gourmet.
Use tintas e sprays
Pintar itens decorativos com a cor prata ou ouro pode elevar o ambiente sem encarecer a decoração. Um exemplo disso é pintar garrafas de vidro para serem usadas como vasinhos e enfeitar a mesa. Antes de comprar a tinta, no entanto, observe o material do objeto a ser pintado, pois a fixação e o acabamento da peça dependerá desse cuidado inicial.
Acenda velas
Velas dão um charme especial para as ceias de natal e ano novo. Elas podem ser feitas por você, enfeitadas com laços ou colocadas em recipientes com água, por exemplo. Se você usar velas perfumadas, também terá o benefício de odorizar o ambiente e deixar o clima ainda mais agradável!
Não abuse das plantas
Flores e folhas são muito usadas nas festas de fim de ano. Por vivermos em um país tropical e estarmos em meio ao verão, é comum encontrarmos vasos e arranjos de flores sobre as mesas e móveis do apartamento. No espaço gourmet, contudo, é necessário usar o bom senso.
Arranjos e flores devem ser proporcionais aos demais itens decorativos, e com altura semelhante. Caso contrário, o ornamento poluirá a visão das pessoas e romperá com a harmonia da decoração.
Adicione frutas à sua decoração
Se você está preparando o ambiente como local da sobremesa, as frutas serão muito bem-vindas à sua decoração. Dispô-las cuidadosamente espalhadas entre um prato e outro ou em cesta de frutas costuma ser a decoração mais usada.
No entanto, se você for habilidoso, também poderá desenhar ou esculpir algumas frutas. Além de charmoso, esse tipo de decoração estimula os convidados a se servir das iguarias da estação, e a refrescar o paladar após a refeição.
Enfim, como vimos, além de valorizar o imóvel o espaço gourmet pode ser usado de diversas maneiras para aconchegar os convidados das festas de final de ano. Para isso, mais importante que investir na decoração do ambiente é pensar em como garantir conforto aos amigos e familiares, não sobrecarregando o local com itens decorativos para tornar tudo mais prático!
Então, gostou do nosso artigo? Agora, se quiser facilitar ainda mais a sua vida durante o próximo ano, aproveite para baixar o aplicativo ViaSul Cliente e confira todas as funcionalidades que simplificarão a sua vida em condômino!