Como tirar papel de parede sem estragar a parede?
Quando queremos dar um toque diferenciado para um ambiente, logo pensamos no papel de parede, não é mesmo? Isso porque esse tipo de revestimento disponibiliza inúmeros estilos, além de uma cartela imensa de cores e texturas para escolhermos o que melhor combina com a nossa casa. Contudo, como tirar papel de parede quando enjoamos do que foi utilizado ou alguma folha foi danificada no processo de aplicação?
Para ajudá-lo na remoção do papel de parede antigo, preparamos algumas dicas que podem ser bastante úteis, principalmente para que a parede se mantenha intacta e sem estragos. Acompanhe!
1. Prepare o ambiente com segurança
Antes de começar a remover o revestimento, lembre-se de tomar algumas medidas de segurança, já que o processo pode envolver muita umidade. Por isso, desligue a corrente elétrica do cômodo em questão, justamente para que não aconteça acidentes inesperados. Afinal, queremos solucionar um problema, e não dar margem para que outro apareça, certo?
Depois de desligar a eletricidade, faça uma breve verificação nos pontos elétricos com um testador de circuito (ferramenta encontrada facilmente em casas de materiais de construção), a fim de garantir que não esteja passando corrente elétrica nas tomadas. Além disso, também é interessante cobrir os interruptores com jornal ou fita crepe para que a água não penetre no local.
Para o caso de você fazer o processo durante a noite, uma dica é ter em mãos uma luminária que não precise de energia elétrica, como é o caso daquelas que são alimentadas por baterias; ou utilizar uma extensão para levar um pouco de luz para o cômodo em que está trabalhando.
2. Faça testes antes de tirar o papel de parede
Se você não sabe o tipo de papel com o qual vai lidar, pode ser bastante útil fazer um teste antes de iniciar o processo. Dessa forma, a remoção será mais fácil e a técnica escolhida será mais eficiente. A seguir, listamos algumas características para que você consiga identificar o material utilizado:
- com a ajuda de uma espátula, puxe uma ponta do papel. Se você perceber que ele está saindo tranquilamente da parede, trata-se de um papel de parede removível ou de TNT, que pode ser retirado a seco;
- ao puxar uma ponta do papel e apenas uma camada descolar com facilidade, ou, até mesmo, em partes, você está lidando com um papel de parede destacável ou tradicional, que vai precisar de mais atenção em sua retirada;
- há, ainda, o papel de parede impermeável ou de vinil, que leva uma camada protetora por cima. Nesse caso, é possível retirar essa camada extra sem muitos esforços, no entanto, a parte de baixo precisará de maiores cuidados e empenho.
Após descobrir o modelo do seu papel de parede, como tirá-lo e garantir uma remoção mais eficaz?
3. Utilize água e amaciante para um processo mais rápido
A técnica mais utilizada para tirar o papel de parede envolve apenas três itens: água, borrifador ou rolo de pintura e espátula. Algumas pessoas preferem misturar um pouquinho de amaciante junto com a água para que o papel amoleça por completo, mas isso fica a seu critério, já que o uso do produto é opcional.
A primeira coisa que você deve fazer é borrifar ou molhar o rolo de pintura e passar na parede como um todo, até perceber que o papel está bem úmido. Vale ressaltar que, quanto mais molhado o papel estiver, mais fácil será de retirá-lo. Caso contrário, pequenos pedaços podem ficar colados e seu trabalho será redobrado.
Depois que toda a extensão da parede estiver molhada, espere que a água penetre por algum tempo — entre 10 e 15 minutos — no material. Então, basta empurrar a espátula cuidadosamente por debaixo do papel, sem raspá-lo, para que a parede se mantenha em perfeitas condições.
Esse processo, inclusive, pode ser feito no papel de parede impermeável, caso a película protetora da parte de cima possa ser retirada. Assim, depois de removê-la, molhe a camada de baixo e vá retirando aos poucos.
4. Utilize o vapor para revestimentos mais complicados
A vaporização também é bastante indicada para retirar o papel de parede, principalmente nos casos mais complicados, como em superfícies com mais de um revestimento colado um por cima do outro. O vapor, quando entra em contato com a cola, desgruda o revestimento da superfície e permite que ele se solte com facilidade ao ser puxado.
Caso escolha essa técnica, é indicado começar o trabalho aplicando o vaporizador em pequenas partes, e retirar o papel com uma espátula enquanto o processo é feito em outras áreas. Quanto mais tempo você deixar o vapor fazer efeito, mais simples será de retirar o papel.
O processo também pode ser feito com um secador de cabelo, por exemplo. Como o jato de ar quente coopera com a remoção da cola, o papel de parede vai se soltar aos poucos à medida que você fizer o procedimento. Entretanto, vale destacar que é muito importante ter cuidado e experiência para utilização dessa técnica.
5. Limpe a superfície e o cômodo ao final
Depois de retirar o papel de parede antigo, você vai perceber que ainda pode restar resquícios de cola na superfície. Uma esponja com água quente e um pouquinho de detergente neutro podem resolver o seu problema. Ao final, passe um pano úmido para retirar a espuma e deixar a superfície limpa.
Além disso, também é interessante limpar o local onde você está trabalhando — já que a cola do papel de parede pode conter resíduos tóxicos prejudiciais à saúde — e mantê-lo arejado para circulação de ar. Melhor prevenir do que remediar, não é?
Retirar o papel de parede realmente requer paciência e cuidado para que a superfície não estrague. Por isso, mantenha a calma e faça o trabalho com delicadeza. Alguns pontos podem ser considerados para facilitar esse processo, como utilizar a cola específica no momento de aplicar o revestimento e escolher o tipo de papel que melhor se adapta ao seu estilo de vida.
Agora que você aprendeu como tirar papel de parede sem danificar a parede em si, continue acompanhando nossos artigos por meio das redes sociais: Facebook e Instagram.