Composição de renda para financiamento: aprenda como funciona!
Você já ouviu falar em composição de renda para financiamento? Essa é uma opção que facilita a compra de imóveis, principalmente quando a renda de determinada pessoa não é suficiente para a realização de um financiamento. Assim, essa composição de renda auxilia na liberação de crédito habitacional.
Contudo, é importante entender os detalhes que envolvem esse processo. Afinal, não é só a composição que afetará a forma como será realizado o financiamento. A escolha da instituição financeira também é importante, pois as condições podem ser diferenciadas.
Quer entender esse assunto de uma vez por todas? Então, continue a leitura!
O que é e qual a importância da composição de renda para financiamento?
A composição de renda para financiamento consiste em somar a renda de duas ou mais pessoas a fim de determinar a renda total conjunta e a quantia que poderá ser financiada, assim como o valor das parcelas.
Outras questões, como porcentagens, prazos, seguros, entre outras regras e custos, são definidas pela instituição financeira escolhida para realizar o financiamento. Essa opção é muito importante, pois possibilita que pessoas que não têm renda suficiente para um financiamento individual possam obtê-lo de outra forma.
Como funciona a composição de renda para financiamento?
Quem pode fazer parte da composição de renda
Qualquer pessoa pode fazer parte da composição de renda, não sendo necessário ter certidão de casamento ou parentesco. Portanto, é possível fazer essa composição com amigos, companheiros com ou sem união estável, entre outros.
Quantas pessoas
Não existe um número limite de pessoas em uma composição, porém, de toda forma, essas serão avaliadas por meio da análise de risco de crédito — podendo ser ou não aprovadas. Contudo, a propriedade será de todos os envolvidos na composição, necessitando ter cuidado ao escolher, pois o endividamento — ou a inadimplência — de alguma das pessoas escolhidas pode ocasionar a penhora do imóvel.
Entretanto, é importante destacar que todas as condições podem ser alteradas, de acordo com cada órgão financeiro escolhido. Portanto, consulte as condições em cada uma das instituições.
Qual o valor da renda
A renda mensal faz parte dos principais fatores analisados pelas instituições financeiras, pois o valor da parcela, em geral, é limitado a 30% da renda mensal. É importante destacar que, nessa etapa, além da comprovação obrigatória da renda, as instituições buscam, no Banco Central, se existem demais parcelas ou financiamentos que possam comprometer a quitação das dívidas em conjunto.
Qual o prazo para pagamento
O prazo para pagamento depende de cada instituição financeira. A instituição, ao saber a renda mensal, estipula a capacidade de pagamento e determina o limite máximo de crédito a ser oferecido.
A partir dessa definição e do valor limite das parcelas, é determinado o prazo de pagamento. Além disso, leva-se como base o participante mais idoso, pois a legislação estabeleceu uma idade máxima para pagamento de financiamento habitacional.
Por que vale a pena fazer composição de renda para financiamento do imóvel?
Aumento do leque de opções
A soma das rendas, ou seja, a composição de renda, proporciona uma maior variedade de opções, pois é possível financiar imóveis além dos que fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida.
Possibilidade de financiamento de imóveis mais caros
Muitas vezes, apenas a renda de um indivíduo não é suficiente para que ele financie um imóvel de maior valor. A composição de renda é uma excelente alternativa, pois a somatória de rendas permite que o financiamento desse imóvel seja realizado.
Como você viu, a composição de renda para financiamento de imóvel é uma excelente opção para pessoas que não teriam renda suficiente para financiar um imóvel ou para financiar aquele que desejam. Contudo, é importante pensar bem em quais pessoas farão parte dessa composição de renda, evitando problemas futuros.
Gostou de saber mais sobre a composição de renda para financiamento? Quer receber artigos como este em primeira mão? Então, aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter!