Comprar imóvel: veja aqui 4 motivos que podem te impedir!
Você quer comprar imóvel, mas tem dúvidas do que pode impedir essa venda? Toda negociação imobiliária pode, de fato, ser bastante complexa e, por isso, é preciso resolver cada detalhe — por menor que seja — para evitar dores de cabeça no futuro.
Quando existem muitos empecilhos no caminho, a tendência é que o negócio não seja fechado e, por isso, decidimos fazer este post. Reunimos os principais fatores que podem impedir a compra de um imóvel para você saber como resolvê-los caso seja preciso. Acompanhe!
1. Documentação incompleta ou desatualizada
Sempre que um imóvel é vendido, é comum que sejam exigidos alguns documentos que comprovem a posse desse bem. Essa é a forma de garantir que tudo esteja em ordem e, por isso, é imprescindível que todos estejam em dia.
Um desses documentos é a certidão de ônus reais do imóvel. Nele, constam todos os dados dos proprietários, todas as obras já realizadas na casa ou apartamento e se existem ou não pendências como a hipoteca — ou seja, se ele foi usado como garantia em um outro financiamento. A ausência ou desatualização desse documento pode, além de gerar muita dor de cabeça, ameaçar o cancelamento do negócio.
2. Nome sujo
Se o seu desejo é comprar imóvel, mas está com o nome sujo, a única alternativa seria pagar a transação à vista. Com essa restrição, as instituições financeiras que oferecem financiamento bancário não conseguem liberá-lo, já que exigem certidões negativas dos envolvidos na negociação.
Por esse motivo, antes de começar a se organizar antes de comprar o novo imóvel, é importante ter ciência da restrição. Caso seja possível, busque regularizar a situação do CPF antes de dar qualquer passo em direção à compra do bem.
3. Imóvel desejado incluído em inventário
Não existe nenhuma restrição legal para a venda de um imóvel que esteja em um processo de inventário que ainda não foi finalizado. Há algumas regras, porém, que precisam ser seguidas antes da compra ser, de fato, concluída.
Para a aquisição de um bem incluído em espólio e que esteja em inventário judicial, o primeiro passo é que a Justiça autorize essa venda. Esse procedimento é possível com a expedição de um alvará. Essa concessão, porém, só será dada se houver a anuência de todos os herdeiros — além de justificativa do requerimento e pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.
4. Imóvel em más condições de conservação
Caso o antigo dono do imóvel não realizou nenhum reparo — seja por negligência ou por não querer gastar dinheiro —, isso pode dificultar ainda mais a venda dessa propriedade. Além de desvalorizar o bem, quando o seu estado de conservação está em más condições, toda a negociação pode ser prejudicada.
Por isso, antes mesmo de fazer uma oferta em um imóvel, é preciso fazer uma pequena vistoria sobre as condições de conservação. Alguns pontos que você pode observar são:
- pintura das paredes;
- condições da parte hidráulica e elétrica da residência;
- estado dos acabamentos;
- estado dos telhados, calhas e outros aspectos.
É preciso atentar-se a esses e outros pontos sobre o estado de conservação do imóvel porque, caso não estejam em condições e você precisar de um financiamento, ele poderá ser negado. Se preferir, você pode contratar algum profissional com mais experiência técnica nesse ramo para fazer essa vistoria.
Viu só como podem existir alguns empecilhos na hora de comprar imóvel? Por isso, é importante prestar atenção nos itens incluídos aqui e fazer um checklist no apartamento ou na casa que você pretende comprar para garantir que a venda possa ser feita!
Gostou do assunto deste post? Então assine a nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos tão interessantes quanto este diretamente no seu e-mail!