Decorar o apartamento gastando pouco? Sim! É possível. Veja aqui.
Verdade seja dita: comprar um apartamento é a realização de um sonho, não é mesmo? Afinal, ter o seu próprio cantinho, com tudo organizado de acordo com suas preferências e gostos, é uma das melhores coisas da vida. Entretanto, para ter esse gostinho de “lar, doce lar” completo é preciso passar pela etapa de fazer a decoração de apartamento. Mas é aí que começam surgir as dúvidas: “Como montar cada cômodo?”; “Quais objetos usar na decoração?”; e, principalmente, “É muito caro fazer a decoração, isso é coisa de rico!”.
Em algum momento esses pensamentos já passaram pela sua cabeça? Se a resposta é positiva, temos uma excelente notícia que vai acabar com os seus receios: preparamos um guia completo para provar que é totalmente possível decorar o seu novo apartamento sem gastar muito dinheiro!
Aqui apresentamos dicas para cada um dos ambientes e informações fundamentais que vão contribuir para deixar a sua nova moradia mais aconchegante, organizada e, claro, bonita. Continue a leitura e descubra um universo de possibilidades!
Derrubando mitos: uma boa decoração pode ser barata
Primeiramente, vamos desconstruir a ideia de que para fazer uma boa decoração é necessário investir rios e rios de dinheiro. Esse é um mito que muitas vezes faz com que diversas pessoas desistam de fazer a decoração de apartamento que deseja sem sequer pesquisar ou entender sobre o tema.
Faça escolhas certas
Assim como tudo na vida, existem objetos decorativos de valores elevados e outras opções mais baratas. Contudo, vale ressaltar que os preços mais baixos não significam falta de qualidade. Sendo assim, o primeiro passo é não se apegar totalmente às indicações das revistas e pesquisar móveis e objetos em lojas mais populares, pois com um olhar mais apurado é possível fazer boas escolhas.
Criatividade é tudo
Para conseguir fazer uma boa decoração, a criatividade será imprescindível para encontrar soluções econômicas. Por isso, procure entender sobre técnicas de reciclagem e reaproveitamento de materiais. Esse é um bom caminho para deixar seu lar com sua personalidade sem comprometer muito o orçamento.
Muita pesquisa
Para decorar o apartamento será preciso muita pesquisa para buscar referências e entender as diferentes possibilidades. Por isso, invista seu tempo em descobrir novos conteúdos e indicações. No final deste texto trazemos algumas dicas para você se inspirar!
Decoração de quartos
O quarto é o cômodo destinado ao descanso e à recuperação das energias depois de um dia de trabalho, concorda? Por isso, é fundamental que ele seja bem decorado, para trazer uma sensação de conforto e relaxamento. Acompanhe a seguir algumas dicas para deixá-lo com o seu estilo!
Aposte nos adesivos de parede
Uma das grandes tendências na área de decoração de interiores é o uso de adesivos. Esses materiais são versáteis e têm milhares de opções de estampas, além de o preço ser bastante convidativo.
Então, já que a ideia é trabalhar a decoração de apartamento gastando pouco, aposte neles, certo? As formas de uso são as mais diversas. Por exemplo, é possível utilizá-los como cabeceira da cama, já que existem modelos próprios para essa função que deixam o cômodo despojado e moderno.
Mais uma ideia é cobrir uma parede inteira com adesivo, como listrado, com bolinhas ou floral. Solte a criatividade, mas não esqueça o bom gosto. O efeito é semelhante ao do papel de parede, porém com custo mais baixo. Outra vantagem desse material é a facilidade de aplicação e remoção, que permite a você mudar a decoração sempre que desejar sem que haja necessidade de quebra-quebras e reformas.
Use almofadas
Já que a cama é a grande estrela do quarto, nada mais justo do que investir em peças para deixá-la mais bonita e aconchegante. Para essa missão, a dica é usar almofadas, que podem ter diferentes tamanhos e formatos.
Crie uma composição interessante fazendo um mix de estampas e cores. Por exemplo, use quatro almofadas florais e duas em cor única, assim, consegue-se um efeito equilibrado e elegante.
Invista em prateleiras e nichos
Para o quarto ter vida e alegria é necessário que existam objetos decorativos que destaquem o gosto dos moradores do lar. E uma maneira de deixá-los expostos de forma organizada é com o uso de prateleiras e nichos.
Esses acessórios são fáceis de encontrar e instalar, além de não custarem caro. Uma sugestão é escolher uma parede que não tenha móveis e fazer a montagem. A quantidade dependerá do tamanho disponível, mas, geralmente, com duas a três peças já se consegue um efeito interessante.
Neles, pode-se colocar lembranças de viagens, livros, porta-retratos, etc. Só tenha cuidado para não selecionar objetos demais, pois o efeito será de bagunça.
Escolha boas cortinas
Para a decoração do quarto ser completa, o uso de cortinas é praticamente obrigatório. Elas deixam o ambiente com jeitinho de aconchego e oferecem o acabamento para o décor, sem contar que ostentam um charme sem igual.
Portanto, ao criar a decoração de apartamento não abra mão desse item. Existem no mercado opções para todos os gostos, inclusive cortinas de boa qualidade com preços convidativos. Faça uma boa pesquisa que encontrará. Contudo, antes de efetuar a compra, lembre-se de medir corretamente a altura e a largura da parede, pois cortina desproporcional não fica nada bonito, ok?
Decoração de cozinha
A cozinha é um dos cômodos mais gostosos da casa. É dela que saem as delícias que agradam a todos em bons momentos com a família e os amigos. Por isso, uma decoração especial é indispensável para esse ambiente. Veja algumas dicas.
Aplique adesivos nos azulejos
As paredes da cozinha estão meio sem graça? Aposte nos adesivos para azulejos. Eles lembram revestimentos em pedra, porém são aplicados facilmente, sem ajuda especializada ou materiais de construção.
Sendo assim, basta escolher uma estampa de que você goste e fazer essa transformação. Quer uma dica coringa? Adesivo na parede da pia é garantia de que vai dar certo, e o efeito será incrível. Por fim, os desenhos geométricos e coloridos estão entre os mais recomendados para trazer alegria e vida à cozinha.
Dê cor aos armários
Você já viu, em projetos de decoração, que algumas portas dos armários da cozinha têm cor diferente das demais? Essa proposta é muito interessante. E se a grana está curta para fazer essa modificação diretamente na marcenaria, é melhor abandonar essa ideia? Nada disso, para tudo tem uma solução mais em conta.
Nesse caso, é o papel contact! Com ele, você pode revestir as portas dos seus armários em tons vivos e alegres para garantir uma renovação no visual da cozinha. O vermelho, o turquesa e o amarelo são apostas certeiras para isso.
Escolha objetos decorativos com temas culinários
Para trazer mais descontração e personalidade à cozinha, a dica é escolher objetos decorativos com a temática gastronômica. Pode ser um relógio em formato de talher, um livro de receitas ou até mesmo alguns utensílios domésticos expostos, como as facas coloridas fixadas no ímã.
Além disso, pequenos quadros com imagens relacionados ao mundo culinário trazem uma sensação gostosa e complementam o ambiente.
Faça uma pequena horta
Já que horta tem tudo a ver com cozinha, nada melhor do que levá-la para dentro da sua. Isso mesmo, no seu apartamento é possível cultivar alguns temperos para uso culinário.
Existem várias técnicas para hortas caseiras, como jardim vertical, em garrafas PET ou em floreiras. Ainda que não tenha muito espaço, vale a pena apostar em uma pequena horta ao decorar o apartamento. Até porque verde em casa é sempre bem-vindo.
Decoração de sala
A sala é um ambiente muito especial no lar, afinal, é nela que são recebidos os amigos e familiares para bons momentos juntos. Por isso, a decoração dela é fundamental para causar uma boa impressão. Mas não se preocupe, pois existem opções interessantes sem gastar muito.
Opte por objetos decorativos afetivos
Já que é na sala onde ocorrem os encontros e reuniões, aposte em objetos que representam momentos especiais. Nesse quesito, nada melhor do que investir na decoração com porta-retratos. As fotos trazem lembranças de festas, viagens, de pessoas especiais, e por isso são perfeitas para o décor da sala.
Escolha porta-retratos bonitos e com tamanhos variados, em seguida distribua-os por diferentes pontos. Uma ideia é fazer uma composição com três peças iguais e que exponham fotos em sequência. Mas não fique apenas neles! As lembranças de viagem também trazem um ar nostálgico e agradável para a decoração da sala, então suvenires e outras lembrancinhas dos destinos pelos quais você já passou merecem um cantinho especial.
Instale quadros e pôsteres
Os quadros e pôsteres são perfeitos para a sala, porém muitos deles têm preços elevados em lojas. Nem tudo está perdido, no entanto, pois você pode inovar e ter peças exclusivas. Para isso, escolha imagens de que você gosta, como abstratas e paisagens, e mande imprimir em uma boa gráfica. Depois, é só fazer uma moldura.
Entretanto, atente ao tamanho e quantidade, pois lugares pequenos podem ficar poluídos com muitos quadros. Primeiramente, analise o espaço disponível e avalie quantas peças são adequadas para preenchê-lo sem exageros.
Aposte no conforto da sala
A decoração da sala precisa privilegiar o conforto e o aconchego, sendo assim, a dica é apostar no trio cortina-tapete-almofadas. Os três juntos oferecem o acabamento necessário para sua sala. Para fazer a escolha certa, tenha atenção às cores.
A cortina, em tons claros, aumenta a sensação de amplitude do ambiente, sendo perfeita para apartamentos pequenos. Já para o tapete, vale optar por um tom escuro geométrico, desde que o sofá seja claro. Já com as almofadas é possível arriscar com cores mais vibrantes, estampas coloridas e diversificadas, afinal, a sala precisa de cor.
Escolha plantas e flores
Uma forma de fazer decoração de apartamento gastando pouco é com o uso de flores e plantas. Elas trazem mais vivacidade para a casa, deixam a energia local mais alegre, além de serem perfeitas para decoração.
Você pode distribuí-las por todo o ambiente, apenas atente para a presença de luz natural e não se esqueça de regá-las com frequência. Fora isso, quem tem uma varanda na sala pode investir em um jardim vertical, que ocupa pouco espaço e deixa qualquer lugar incrível.
Decoração de banheiro
Ao escolher seu apartamento, provavelmente você já imaginou a decoração dele e fez planos. Mas e o banheiro? Estava na sua lista? Esse pequeno cômodo também merece um tratamento para deixá-lo mais bonito. Acompanhe a seguir algumas dicas.
Aposte no diferente
Escolha acessórios diferenciados para mudar o visual do seu banheiro. Busque saboneteiras e toalheiros em cores e formatos menos comuns e confira o resultado. Em cima do gabinete, inclua um porta-sabonete líquido de vidro ou louça para dar um toque de sofisticação e elegância.
Faça detalhes no revestimento
Revestir o banheiro inteiro com pastilhas não é realmente barato, contudo, fazer faixas ou mesmo uma parede com esse material é uma forma de criar um ambiente mais elegante sem gastar muito. Além do mais, esse pode ser um ponto de cor intensa, como azul e vermelho, que contribuem para dar destaque ao ambiente.
Tem mais uma dica para economizar: existem nas lojas de material para construção azulejos que lembram pastilhas, porém com preços mais baixos. Pesquise por esse tipo de pedra e economize na sua reforma.
Dê cor ao gabinete
Muitas vezes, para economizar na decoração do apartamento, é comum a escolha de um gabinete branco para o banheiro, pois costuma ser mais barato. Contudo, ele não precisa ficar assim para sempre.
Sem gastar muito você pode envelopar as portas com papel contact ou adesivos decorativos, e assim dar uma nova cara ao seu banheiro. Com esse método, o ambiente ganha mais personalidade sem que seja necessário investir muito dinheiro. Perfeito, não?
Estilos de decoração
Para escolher o seu apartamento, provavelmente você pesquisou diversas opções: imóvel pronto, imóvel na planta, perto do trabalho, de parques, com fácil acesso ao transporte público etc. Conhecer todas as opções fez toda a diferença, não é? A mesma lógica vale para a decoração. Ao entender os diferentes estilos, você conseguirá ter uma direção para começar o seu projeto. Por conta disso, elencamos a seguir as diferentes propostas de decoração que você deve conhecer.
Retrô
O estilo retrô é para quem gosta de cores mais intensas — como laranja, amarelo, rosa, azul e vermelho — e de formas geométricas e abstratas. Essas são algumas das características desse estilo, que traz referências aos anos de 1950 a 1970.
O toque de nostalgia e passado faz parte do retrô, com móveis de pernas alongadas e poltronas em formato arredondado. Porém, não se engane: o retrô faz referência ao passado, ou seja, é apenas aparência. Diferentemente do vintage, que traz para o lar peças antigas, que foram da vovó, por exemplo. Mas ambos casam muito bem e fazem a combinação perfeita.
Clean
Para quem é adepto do “menos é mais”, o estilo clean é o ideal. Com poucos objetos, cores neutras e linhas retas, é perfeito para quem gosta de simplicidade, organização fácil e aspecto de modernidade. Vale ressaltar que isso não significa ambiente vazio, mas que cada peça escolhida mantém uma presença marcante e tem uma função de destaque.
Industrial
Um dos grandes sucessos do universo da decoração é o estilo industrial. Ele deixa o ambiente do lar com aspecto de galpão, fábrica. Para isso, há tijolos e tubulações aparentes, os espaços são amplos e a cor predominante é a do concreto, ou seja, o cinza. Essa é uma escolha para quem gosta de viver em um ambiente mais moderno e despojado.
Romântico
Já a decoração no estilo romântico traz suavidade para dentro do lar. Os tons pastel e o floral são os predominantes, sendo utilizados nas paredes, roupas de cama, toalhas, almofadas, entre outros. As cores rosa, azul, verde e lilás são as apostas certeiras nesse estilo.
Rústico
O estilo rústico está associado ao clima rural, ao jeitinho de fazenda dentro de casa. Isso ocorre pelo uso de móveis em madeira e fibras naturais. Além disso, o acabamento menos polido é uma das características dos ambientes rústicos.
Onde buscar inspiração
Para decorar o apartamento gastando pouco, é importante buscar inspiração nos projetos de arquitetos, casas de famosos e de pessoas que tiveram boas ideias. Por isso, ficar de olho nessas sugestões pode ser o começo para fazer o seu próprio projeto. Para ajudar nessa missão, apresentamos a seguir algumas indicações de onde encontrar inspiração.
Redes sociais
Um dos melhores meios de conseguir aquela inspiração que falta para fazer a decoração do seu apartamento são, sem dúvida, as redes sociais. Entre elas, vale destacar o Instagram e o Pinterest, que são próprios para imagens e possuem milhões de postagens sobre todos os gostos, estilos e ambientes.
No Instagram, a dica é conferir o @historiasdecasa, o @decoracaocriativa e o @hlaemcasa. Neles, há muito conteúdo interessante que você pode adaptar para o seu cantinho. Já no Pinterest, a ideia é não seguir apenas os perfis, mas aproveitar a imensa quantidade de dados disponível. Experimente digitar na barra de buscas “decoração de quarto” ou “decoração de sala” e surpreenda-se com a imensa quantidade de resultados.
Revistas
As revistas de decoração são verdadeiros clássicos quando o assunto é busca por inspiração. Há anos existem títulos bastante conhecidos do público, como a Casa e Jardim e a Casa Cláudia. Mas também vale conferir a revista Decorar Mais por Menos, com dicas econômicas e versáteis.
Blogs
Quem deseja uma decoração de apartamento para deixá-lo encantador não pode dispensar uma olhada nos blogs especializados. Há uma grande variedade deles, com bons conteúdos e excelentes ideias. Confira as dicas do Simples Decoração, Arrumadíssimo e do Simplichique, que estão sempre atualizados com informações e sugestões que você pode aproveitar na sua casa.
Faça você mesmo!
Para decorar seu apartamento de forma barata, nada melhor do que colocar a mão na massa e preparar peças decorativas que, além de traduzirem os seus gostos e interesses, ainda têm um toque especial de exclusividade.
Além disso, essa é uma forma de reutilizar materiais e repaginar móveis e objetos antigos de modo a dar a eles nova vida e um ar de novidade. Veja a seguir algumas ideias!
Invista nos pallets
Um dos materiais mais usados no DIY (Do It Yourself ou, em português, Faça Você Mesmo) são os pallets. Com eles é possível criar muitos móveis. Quer algumas ideias? Empilhe alguns deles e coloque futons (almofadas mais rígidas) por cima, ganhando um sofá. Seguindo a mesma técnica, mas finalizando com um colchão, você tem uma cama prontinha.
E ainda dá para criar uma mesa de centro ou um jardim vertical. Basta usar a criatividade e não ter preguiça de fazer, certo?
Dê novo uso aos objetos
Uma das características do DIY é usar objetos para finalidades diferentes daquelas às quais foram destinados inicialmente. Por exemplo, vidros de palmito ou azeitona se tornam vasos ou porta-talheres, enquanto uma garrafa de vinho gera uma base incrível para abajur.
Já os caixotes de feira podem ser usados como armários, mesa lateral ou criado-mudo. Para isso, basta uma pintura nova e você terá um móvel novinho.
Renove os móveis
Muitas vezes, na mudança para um apartamento novo, opta-se por levar os móveis que já existiam na casa antiga. Contudo, para que o novo lar tenha cara de novidade, a dica é renovar os móveis com as técnicas DIY.
Entre as várias opções, pode-se lixar armários, mesas e bancos e depois pintar com cores e texturas diferentes. Além disso, trocar os puxadores é uma boa ideia, assim como criar um armário a partir de uma gaveta de cômoda. Já tinha pensado nessas alternativas?
Como você viu, existem muitas possibilidades para fazer a decoração do seu apartamento sem gastar muito dinheiro. No entanto, vale ressaltar que, assim como foi necessário planejar o casamento e a compra do imóvel, fazer um bom planejamento para conquistar a decoração dos sonhos será um grande diferencial.
Sendo assim, busque fazer uma poupança exclusivamente para essa finalidade e, ao fazer compras, pague sempre à vista, mas deixe a vergonha de lado e peça descontos. Dessa forma, é possível economizar ainda mais.
Por fim, mantenha a paciência. Caso não seja possível decorar o apartamento inteiro, faça aos poucos, um cômodo de cada vez. Nesse caso, o fundamental é não fazer dívidas, que podem complicar sua vida financeira depois.
Gostou dessas dicas para a decoração de apartamento sem gastar muito? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber no seu e-mail mais informações como essas!