6 dicas de decoração de casas pequenas gastando pouco
A internet é um espaço repleto de informações e traz dicas valiosas para quem quer deixar o lar com um visual bonito e atualizado. No post de hoje, vamos tratar da decoração de casas pequenas gastando pouco para que você consiga agregar mais personalidade aos espaços internos e externos.
É fácil começar! Com criatividade e paciência, dá para obter bons resultados e aproveitar o potencial de cada ambiente. Ficou com vontade de testar? Então acompanhe nossas 6 soluções para repaginar o estilo da residência sem prejudicar o bolso!
1. Customizar objetos
É praticamente impossível falar de decoração econômica sem pensar em trabalhos manuais. Por isso, nossa primeira dica tem relação com a técnica Do it Yourself (DIY) ou “Faça Você Mesmo”. Como o próprio nome entrega, trata-se de um método de criar, construir ou reparar coisas sem fazer uso de serviços profissionais.
Muitos objetos e acessórios podem ser gerados a partir da reciclagem de materiais. Basta providenciar as ferramentas certas e buscar um pouco de inspiração para fazer seus próprios artesanatos. Veja sugestões de itens simples que ocupam pouco espaço e podem ser colocados em qualquer cômodo:
- candelabro de garrafa: encaixe velas em bocas de garrafas de vinho para decorar e iluminar a casa. Cole barbantes coloridos ou corda de sisal diretamente no vidro para cobrir os rótulos;
- conjunto de suculentas: aproveite louças velhas ou trincadas (copos, taças, xícaras, bules) para cultivar mudas de suculentas. Há grande variedade de espécies para deixar o lar mais alegre e colorido;
- potes perfumados: preencha vidros de conserva com palitinhos de churrasco (madeira) embebidos em sua essência favorita. Outra opção é cobrir o vidro com pedaços de canela em pau, que liberam perfume no ambiente. Para finalizar, amarre fitas com laços no pote.
2. Utilizar adesivos e papel de parede
Uma das maneiras mais rápidas e baratas de mudar a aparência de um cômodo é aplicar revestimentos nas paredes. A boa notícia é que existem vários produtos com preços acessíveis no mercado. Para quem não quer encarar um trabalho de pintura ou instalação de peças, a saída é investir no adesivo ou papel de parede.
Modelos em cores claras são os mais indicados para casas pequenas, visto que refletem a luz natural e dão amplitude. Mas você não precisa abrir mão de exemplares trabalhados com desenhos, figuras coloridas e padrões florais/geométricos. Nesse caso, apenas certifique-se de escolher estampas pequenas. Elas são mais discretas e mantêm a superfície homogênea, sem causar poluição visual.
3. Cultivar diferentes espécies vegetais
Independentemente da área disponível, todo lar pede um toque de verde. É por isso que as plantas merecem destaque quando o assunto é decoração. Quanto mais espécies você puder cultivar, maior a variedade de cores, tamanhos, formatos e texturas você terá para compor os ambientes.
Aos poucos, é possível adquirir diferentes mudas sem pesar no orçamento. E os recipientes são diversos: vasos, floreiras, aquários (terrários) e potinhos para acomodar flores e folhagens. Na varanda ou jardim, você pode plantar trepadeiras e orientar o crescimento dos ramos em direção a painéis, ripados e grades mantidos na fachada.
Outra boa solução é plantar chás e temperinhos dentro de canecas, que podem ser dispostas no peitoril das janelas ou sobre a bancada da cozinha. Além de decorar, você obtém folhas frescas para usar em receitas de doces, salgados e bebidas.
Quer ficar livre da sujeira da terra e do trabalho de manutenção? Então aposte nas plantas artificiais. Já existem réplicas perfeitas nas lojas, e a vantagem é que você consegue distribuí-las em arranjos sobre vasilhas e bandejas.
4. Trocar peças de tecido com frequência
Essa é uma dica valiosa para inovar na decoração de casas pequenas gastando pouco. O objetivo é aproveitar tecidos que você já tem, ou seja, peças que nem sempre são utilizadas ou que foram esquecidas dentro dos armários.
Estamos falando de cortinas, capas de almofadas, tapetes e até mantas utilizadas nos sofás. Com a troca frequente, é possível adicionar novas cores e estampas ao ambiente sem precisar mexer na carteira. Você ainda faz tudo rapidinho, com pouco esforço e sem ocupar espaço extra na casa.
A dica também vale para quartos de crianças e adultos, já que pode ser colocada em prática com jogos de fronhas, colchas, cobertores e outros tecidos. Use a criatividade para combinar modelos e obter uma composição harmônica!
5. Decorar com quadros, pôsteres e móbiles
Quem vive em casas e apartamentos compactos precisa saber tirar proveito do espaço vertical. A melhor maneira de fazer isso é instalar quadros, porta-retratos e obras de arte nas paredes. Se você deseja mais economia, pode customizar seus próprios modelos, seja na forma de pôsteres ou mural de fotografias.
Aproveite para imprimir fotos que registraram bons momentos ou figuras prontas (paisagens, frases, cartazes) que tenham a ver com o perfil dos moradores. Depois, é só complementar as imagens com molduras e fixá-las nas paredes ou apoiá-las sobre os móveis.
Os móbiles (conjuntos de cordões suspensos) também são excelentes recursos para preencher o espaço vertical sem ocupar grande parte da área útil da residência. Modelos que vão do teto ao chão ainda servem como elementos divisores, delimitando cômodos com estilo e discrição.
6. Reparar móveis antigos ou desgastados
Aquela peça tão amada ou herdada da família não precisa perder espaço na composição do lar. Pense que você já tem os móveis necessários para viver com praticidade e conforto e, portanto, sabe que eles cabem perfeitamente nos cômodos.
Se algum modelo apresentar desgaste ou estiver muito velho, faça reparos. Uma opção é revestir as superfícies com papel contact na cor e estampa de sua preferência. A pintura com tinta própria para madeira ou outro material presente na mobília também costuma ser acessível.
Por fim, caso queira agregar mais beleza e conforto, a dica é estofar assentos e encostos com espumas e tecidos novos. Você pode fazer isso em cadeiras, bancos e poltronas que necessitam de um novo visual.
E então, gostou das alternativas para decoração de casas pequenas gastando pouco? Quando não puder aproveitar o que tem, lembre-se de pesquisar e comparar preços dos materiais antes de comprar.
Agora, se quer ajudar outras pessoas, compartilhe este post em suas redes sociais! Até a próxima!
Dicas excelentes, parabéns!! Usei adesivos de parede pra decorar algumas partes do meu apartamento e somando a essas dicas ficou perfeito, além de lindo é bem prático e barato, o site onde comprei os papéis de parede caso alguém interesse é esse; https://www.laradesivos.com.br