Conheça 4 prós e contras de dormir com seu cachorro
Hoje, é bastante comum encontrar donos que gostam de dormir com o cachorro na mesma cama. Seja pela sensação de segurança que o animal passa ou pelo simples fato de ter uma companhia durante a noite, a questão que fica é: esse hábito é saudável?
Para responder a essa pergunta, fizemos este post. Nele, você encontra alguns prós e contras sobre dormir com os pets na mesma cama e, com isso, conseguirá entender o que é preciso fazer para que isso não atrapalhe nem você nem o seu bicho de estimação.
Confira!
1. Fortalece o vínculo com o cachorro
A primeira vantagem em deixar seu pet dormir com você é que isso faz com que o vínculo entre vocês se estabeleça ainda mais. Ao dormirem na mesma cama, um cuidará do outro e, com isso, o sentimento de amizade entre vocês crescerá ainda mais.
Além do vínculo mais fortalecido, dormir com seu pet é benéfico também para você e para a sua saúde física e mental. Isso porque esse hábito pode baixar a sua pressão arterial e favorecer o seu emocional, já que os níveis de ansiedade, depressão e estresse também podem ficar mais baixos.
2. Risco de alergia
Para quem já apresenta sintomas de alergia e de rinite, dormir com o cachorro pode ser uma desvantagem, já que o problema pode ser agravado. Sobre isso, é interessante frisar que não adianta tosar todo o pelo do bichinho na esperança de resolver esse problema, já que o incômodo é causado pela descamação da pele do animal.
Um fato interessante e importante sobre o assunto é que não são só os donos que podem enfrentar essas condições. Os animais também sofrem com alergias e o mais comum é que eles se sintam incomodados pelo uso de sabão em pó e amaciante nas roupas de cama. Perfumes e desodorantes também podem causar reações alérgicas bem sérias.
3. Proporciona mais segurança para as crianças
A convivência de crianças com os cachorros é muito benéfica e pode se estender até a hora de dormir, já que elas costumam se sentir mais seguras com a presença do animal no mesmo cômodo. Nesses casos, o cachorro não precisa nem ficar na mesma cama. A companhia deles favorece ainda mais os pequenos que têm medo do escuro e faz com que comecem a perdê-lo aos poucos.
A única preocupação aqui é com a saúde de ambos. Antes de deixá-los dormirem juntos, é preciso verificar se a criança não tem algum tipo de alergia e se o pet está vermifugado e com todas as vacinas em dia, para não correr o risco de passar algum mal para o pequeno ou pequena.
4. Propensão à transmissão de doenças e outros riscos
Uma das desvantagens em dormir com o animal de estimação na mesma cama é a possibilidade de transmissão de doenças. Entre as principais que podem ser transmitidas estão as verminoses, principalmente quando as patas dos bichinhos não são higienizadas corretamente. É preciso fazer essa limpeza mesmo que ele não tenha acesso à rua e passe o tempo todo no apartamento.
Além da transmissão de doenças do animal para o seu dono, o bichinho também pode sofrer ao dormir na mesma cama. Cachorros de porte pequeno, por exemplo, podem cair de uma cama mais alta e esse acidente provocar fraturas mais sérias. Também, existe a possibilidade de o dono se virar durante o sono e acabar deitando sobre ele. Então, nesses casos, todo cuidado é pouco.
Como você pôde perceber, existem vários prós e contras de dormir com cachorro. Caso decida que o melhor para ambos é que ele durma com você, não se esqueça que é essencial manter a higiene dele em dia para não atrapalhar a sua saúde e nem a dele.
Gostou de descobrir mais sobre esse assunto? Então, aproveite para conhecer agora mesmo algumas dicas de comportamento e bem-estar de animais domésticos!