Conheça a história de Três Corações MG

4 minutos para ler

Conhecer a história de Três Corações (MG) é algo significativo para quem busca um lugar tranquilo e com melhor qualidade de vida. Distante cerca de 290 quilômetros da capital estadual, a cidade está entre os principais municípios do Sudoeste de Minas. Por conta de sua força no setor agropecuário, o local se destaca no cenário nacional, afinal, trata-se de uma das maiores produtoras de milho da região.

De acordo com as estimativas do IBGE, a população atual gira em torno de 80 mil habitantes e a densidade demográfica é de 95,4 hab./km². Com diversos pontos turísticos espalhados pela cidade, existe uma série de atrações que você não pode deixar de conferir. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e descubra mais detalhes sobre esse lugar incrível!

Origem do nome

Fundada em 14 de junho de 1832, Três Corações pode ter sido assim batizada em referência ao leito do Rio Verde, que, quando visto de cima, tem forma semelhante a três corações. Outras versões dão conta de que o nome foi inspirado na história de amor entre três mulheres que viviam na região, Jacyra, Jussara e Moema, e boiadeiros vindos do estado de Goiás.

No entanto, a origem aceita oficialmente na atualidade está diretamente relacionada à consagração da então Vila aos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José. O responsável por esse ato e também por fundar a cidade é o português Tomé Martins da Costa, que ali se instalou devido às abundantes jazidas de minerais preciosos, como o ouro.

[rock-convert-cta id=”2541″]

Emancipação política

Em 1884, a região contou com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II, acompanhado da Família Imperial. Na ocasião, inaugurava-se mais uma estrada de ferro cortando os estados de Minas Gerais e São Paulo. O objetivo era facilitar o trajeto entre a pequena vila e a cidade de Cruzeiro, localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

O resultado de uma visita de tamanha importância provocou a emancipação da vila, que, no dia 23 de setembro de 1884, acabou sendo elevada à categoria de cidade. A partir disso, o município passou a se desenvolver principalmente no setor agropecuário, com a produção de café, leite e milho.

Atrações turísticas

Famosa por ser a cidade natal do ex-futebolista Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o município abriga esculturas em homenagem ao tricampeão mundial e melhor jogador do século. Ainda sobre o “Rei do Futebol”, foi construída uma réplica exata da casa em que ele viveu até sua pré-adolescência.

Além disso, há a preservação de diversos prédios que fazem parte da história de Três Corações. Como destaques, a igreja matriz edificada nos estilos neogótico e barroco em meados dos anos 1920, a Ponte dos Boiadeiros e o prédio da antiga Estação Ferroviária, inaugurado pelo Imperador D. Pedro II em 1884.

[rock-convert-cta id=”1738″]

Qualidade de vida

A cidade de Três Corações é também famosa pela qualidade de vida dos habitantes. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,744, o que é considerado alto. Além disso, o município ocupa a 7ª posição no ranking das cidades que mais se desenvolveram no Sul de Minas em relação ao seu número total de habitantes.

O ritmo acelerado do desenvolvimento está diretamente atrelado às obras de infraestrutura e ao aumento no desempenho da economia ao longo da história da cidade, principalmente após a chegada de grandes construtoras e empresas de outros setores da economia. Diante desse cenário, a vida dos tricordianos tem evoluído nos últimos anos, o que se reflete na melhora significativa da qualidade de vida dos cidadãos.

Concluindo, a história de Três Corações (MG) se funde ao desenvolvimento da cidade. Com todas essas características, o município se tornou um polo regional, destacando-se no cenário econômico mineiro. Por isso, é uma ótima opção para fazer morada.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter. Dessa forma, você receberá diretamente em seu e-mail todas as novidades que compartilhamos por aqui!

[rock-convert-cta id=”1738″]

Você também pode gostar

2 thoughts on “Conheça a história de Três Corações MG

  1. Gostei das informações! Hoje estou trabalhando na cidade ajudando a construir o novo forum tribunal de justiça!

  2. Sou de Cariacica cidade metropolitana de Vitória Capital do ES.
    Tenho vontade de ir conhecer Três Corações, estou só esperando uma oportunidade!

Deixe um comentário