Como montar uma horta vertical em casa? Confira aqui!

4 minutos para ler

Você é o tipo de pessoa que se preocupa em consumir alimentos saudáveis e frescos? Já pensou em ter uma horta vertical dentro de casa? Uma boa alimentação é primordial para nossa saúde e, como estamos vivendo em espaços cada vez menores — em uma casa ou em um apartamento —, precisamos desenvolver soluções que atendam a todas as nossas necessidades.

Esse tipo de plantação oferece diversos benefícios e é ótimo para quem tem uma rotina um pouco mais agitada, porque não demanda cuidados tão minuciosos. Neste texto, falaremos um pouco mais sobre como ter uma horta vertical caseira e como você pode montar a sua. Acompanhe!

Para que serve e como funciona uma horta vertical?

Esse tipo de horta é uma técnica de jardinagem que utiliza alguns recursos para permitir que as plantas ocupem um espaço vertical, em vez de horizontal — como acontece quando elas são plantadas no chão. Ela pode ser feita com terra ou água, com a utilização da técnica de hidroponia.

Ela funciona de forma bastante simples, já que aproveita de espaços como paredes, corredores, varandas e muros. É uma ótima opção para o cultivo de hortaliças e plantas que sirvam para temperos culinários e chás. Além disso, também é uma boa solução para quem tem cachorro ou gato e não pode fazer uma horta no chão, já que existem algumas plantas perigosas para os pets.

Como montar esse tipo de horta em casa?

Para fazer sua própria horta dentro de casa não existe muito segredo. O primeiro passo, porém, é o local escolhido, que precisa oferecer a luz necessária e ventilação boa o suficiente para as mudas escolhidas se desenvolverem da melhor maneira. Caso a varanda não seja um bom lugar, pode fazer a instalação próxima de uma janela, por exemplo.

O segundo passo é escolher o material que você utilizará para fixar sua pequena plantação na parede. O mais comum são os vasos estilo jardineira, encontrados em diversos tamanhos, abrigando diferentes tipos de plantas e hortaliças. Caso prefira outra opção, você pode escolher outros itens como:

  • caixotes de madeira;
  • calhas;
  • tubos de PVC.

Se você quiser incrementar ainda mais a decoração da sua horta em casa, pode reutilizar pallets de madeira. É só fixá-los na parede e pendurar os vasinhos por toda a extensão das ripas. Além de diferente, sua plantação ficará com um ar bem rústico.

Quais são os maiores benefícios de montar uma horta verticalmente?

Uma das maiores vantagens desse tipo de horta, sem dúvida, é o aproveitamento de espaço — sobretudo, aqueles com pouca ou nenhuma função na residência. Isso porque ela se destina justamente a pessoas sem um lugar específico no chão para essas pequenas plantações, mas que desejam ter uma área verde dentro de casa.

Outro benefício é a facilidade no cultivo. Por ser uma técnica que dispensa a necessidade de preparar grandes canteiros de terra, torna todo o processo ainda mais simples. É uma ótima saída para quem tem uma rotina corrida, mas não abre mão de se alimentar com mais qualidade.

É possível alcançar outras vantagens com esse tipo de horta. São elas:

  • a criação de mais espaços verdes em casa;
  • ajuda a descontrair — e muitas pessoas utilizam o processo de cuidar de plantas como uma forma de relaxamento;
  • fornece hortaliças que costumamos comprar na feira ou no supermercado;
  • é livre de agrotóxicos;
  • economiza espaço, já que utiliza uma parede que provavelmente não seria utilizada para outro propósito;
  • oferece uma alimentação mais saudável com mais vegetais.

Viu só como é possível ter uma horta vertical facilmente na sua casa? Depois, é só escolher com cuidado quais temperos e hortaliças serão plantados e, enfim, desfrutar de todos os benefícios do novo espaço!

Gostou do conteúdo deste post? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e acessar materiais exclusivos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário