Morar junto: veja como Ana e Rafael encontraram a solução ideal

6 minutos para ler

Muitos casais sonham em finalmente morar juntos, como é o meu caso. Entretanto, essa não é uma tarefa tão simples e fácil, mas com certeza o resultado vale a pena.

É preciso de muito planejamento, pesquisa e esforço para que o sonho de morar junto se torne realidade, e não um pesadelo por meio do acúmulo de dívidas e arrependimento por decisões mal pensadas.

Eu sou a Ana e decidi morar com meu marido Rafael há algum tempo. Nesse texto, resolvi contar aqui alguns dos problemas e dificuldades que passamos nesse processo, para que você possa planejar a vida a dois com muito mais segurança.

A decisão

Antes de começarmos a nos planejar para morarmos juntos, eu vivia com meus pais em uma casa. Apesar de ser um local acolhedor, não me sentia realmente dona daquele local.

Eu trabalho em casa, e por isso sempre sonhei em ter meu próprio escritório home-office para fazer minhas atividades com maior profissionalismo, conforto e organização.

Enquanto isso, o Rafael morava em uma kitnet não muito longe da minha casa. Entretanto, ela não seria o suficiente para comportar nós dois. A situação se complicaria ainda mais caso optássemos por ter filhos futuramente, já que o espaço é bastante limitado.

Apesar de estarmos casados, não conseguimos morar juntos logo após as comemorações, pois não havia dinheiro para isso. Com o tempo, nossa relação começou a se desgastar, já que a distância pesava no casamento.

Além disso, nossas famílias estavam estranhando o fato de ainda não estarmos morando juntos, já que ambos trabalhavam e tinham uma vida considerada estável, apesar de termos poucos gastos mensais.

Por conta desses problemas, somada a vontade de passar mais tempo juntos e de realmente fortalecer a relação, decidimos que iríamos encontrar um local para finalmente “juntarmos as toalhas”.

Desde o início, sabíamos que não seria uma tarefa fácil, e justamente por isso decidimos pesquisar bastante sobre todos os processos que envolviam morar sozinho e adquirir um imóvel.

A procura

O primeiro e mais importante passo era definir se iríamos alugar ou financiar um apartamento. Em um primeiro momento, optados em alugar um local, pois tínhamos a ideia de que as parcelas do financiamento seriam mais caras.

Entretanto, ao pesquisarmos mais a fundo, percebemos que valeria muito mais a pena fazer um financiamento de um imóvel, já que era possível ter parcelas que custariam menos do que um aluguel, além da garantia de ter um local totalmente nosso.

Nisso, resolvemos remanejar o planejamento financeiro para conseguir fazer o financiamento de um bom apartamento, e assim finalmente realizar o sonho de ter um cantinho só nosso.

Ter um imóvel próprio nos daria mais liberdade para fazer modificações, além de estarmos pagando por um local que seria nosso para sempre. Isto é, até querermos vendê-lo ou alugá-lo para outras famílias, além de o local ficar ainda mais valorizado com o passar do tempo.

Ao pesquisarmos mais sobre as opções de compra de um imóvel, descobrimos que era possível fazer a chamada “compra conjunta”, na qual eu e o Ricardo nos responsabilizaríamos igualmente pelo pagamento das parcelas até a quitação do imóvel.

Assim, o valor das parcelas poderia ser dividido igualmente, já que os dois trabalham e dividem todas as despesas. Além disso, em caso de uma separação, poderíamos dividir o valor do imóvel igualmente.

Com tudo organizado e com o dinheiro da entrada em mãos, escolhemos uma boa construtora, escolhemos um imóvel que atendesse às nossas necessidades e começamos os preparativos para a mudança.

A ViaSul nos proporcionou diversas vantagens durante o processo de financiamento do imóvel, nos oferecendo opções que cabiam nos nossos bolsos, além de suporte especializado durante todo o processo.

Por isso, aconselho a fazerem uma boa pesquisa nas opções de financiamento disponíveis na sua região. É possível realizar esse processo pelo Minha Casa Minha Vida, no qual são pagas parcelas que não ultrapassam 30% da sua renda mensal. Isso lhe dará um melhor controle financeiro e mais “folga” para seu dinheiro.

A mudança

A etapa da mudança não foi uma tarefa fácil, afinal, precisaríamos pensar em todos os móveis que fariam parte da casa, além dos eletrodomésticos que precisaríamos durante o dia a dia.

Além disso, precisava decidir como se daria a decoração dos cômodos, principalmente do meu escritório, que precisava ser a minha cara e ter tudo que eu preciso para um dia produtivo de trabalho.

Também começamos a pesquisar sobre os melhores provedores de internet e TV, já que eu precisaria de uma conexão banda larga para trabalhar, conversar com minha família e checar as notícias, além de algo para me distrair.

Uma dica importante para quem vai se mudar é fazer um bom planejamento financeiro, não apenas para a compra do seu apartamento ou casa, mas também na compra dos móveis e na criação de uma poupança de emergência, para que a família se consiga se sustentar por pelo menos 6 meses sem renda.

Outra dica é pesquisar bastante sobre os eletrodomésticos que serão comprados. Muitas vezes, optar sempre pelo mais barato poderá sair caro no final, com consertos ou trocas constantes.

Contratempos podem ocorrer, afinal, nunca estamos preparados para tudo. O segredo é sempre manter a calma e procurar soluções viáveis e não tão caras de contornar as situações desagradáveis.

Por fim, também é importante contar com um dinheiro extra para emergências, como a compra de remédios ou contratação de encanadores e eletricistas para resolverem problemas no imóvel.

Morar com Rafael foi uma das melhores escolhas que fiz em toda a minha vida, além de ter optado pelo financiamento de um imóvel, claro. Temos nosso próprio cantinho, o que ajudou bastante a fortalecer nosso relacionamento e planejar novas metas.

E então, gostou de como eu e o Rafael decidimos morar juntos em um imóvel financiado? Recomendamos fortemente essa opção de aquisição de um imóvel, pois é bastante segura e se adapta ao seu bolso.

Gostou do texto? Então, entre em contato com a ViaSul e confira as opções de imóveis e financiamentos disponíveis para você.

Você também pode gostar

Deixe um comentário