O Natal chegou! Veja essas dicas para deixar o seu apartamento no clima natalino

6 minutos para ler

Muitas pessoas aguardam ansiosas o momento de fazer a decoração para o Natal. Isso porque, além de deixar espaços mais bonitos, esse gesto também aproxima as famílias que, ano a ano, se reúnem para embelezar a casa.

Se você ainda não teve tempo ou inspiração para escolher os enfeites natalinos, não se preocupe. Neste post, listamos ótimas dicas para compor ambientes com elegância e sem gastar muito! Aproveite!

Guirlanda artesanal

Na época do Natal, a guirlanda se torna o cartão de visita de muitas residências. A vantagem é que existem diversas maneiras de montar um modelo artesanal. Você pode, por exemplo, cortar um pedaço de papelão em forma de círculo vazado e, sobre a superfície, colar fuxicos, flores, laços e bonecos — renas, duendes, Papai Noel.

A criatividade permite reaproveitar todo tipo de material, incluindo aquelas bolinhas que estragaram no ano passado. E, para decorar a porta do quarto das crianças, que tal uma guirlanda comestível? Isso mesmo! Em vez de enfeites, você cola doces embalados, como balas, bombons, pirulitos e tabletinhos de chocolate.

Escada iluminada

Quem tem escada em casa sabe que ela pode ser um ponto de destaque no ambiente. Se é o seu caso, aproveite para decorá-la com luzes brancas, amarelas ou coloridas. Um material interessante para essa solução é a mangueira luminosa, comercializada em diversas tonalidades e que pode ser enrolada por todo o corrimão. 

Para complementar o conjunto, você pode iluminar as sancas e rodapés do cômodo que abriga a escada. Neste caso, o ideal é usar a fita de LED, que é mais achatada que a mangueira e se encaixa melhor nas superfícies planas. O material é acessível e, portanto, ideal para quem quer economizar dinheiro na composição.

Castiçais improvisados

Os arranjos com velas costumam ser usados para decorar diversos móveis da casa. Para inovar esse ano, experimente transformar suas taças de vidro ou de cristal em castiçais. Basta virá-las de cabeça para baixo e, então, posicionar uma velinha sobre as bases que ficaram para cima.

O mais legal é que dá para preencher o interior das taças com pinhas, bolas coloridas, presentinhos e até ramos de pinheiro ou azevinho — para representar o visco das tradições natalinas. Com os castiçais prontos, distribua-os sobre aparadores, estantes e, principalmente, sobre a mesa da ceia.

Árvore de Natal de parede

O pinheirinho é o primeiro elemento pensado na hora de fazer uma decoração para o Natal. Mas em vez de ficar limitado ao formato tradicional, ele pode ser adaptado para uma versão de parede. A solução valoriza qualquer casa ou apartamento compacto, já que economiza espaço e não prejudica a área de circulação.

Para fazer, você tem inúmeras opções de materiais. Uma dica é fixar gravetos no sentido horizontal da parede, começando com pedaços menores no topo e aumentando o tamanho até chegar na base. Outra possibilidade é usar fotografias para montar um painel com o formato da árvore e, depois, contorná-lo com pisca-pisca.

Presentes de Natal

Todo mundo tem caixas de papelão guardadas em casa, e elas podem ser usadas como matéria-prima para a customização de presentes de Natal. Quanto maior a variedade de tamanhos e de formatos, melhor. Para diversificar os modelos, use desde pequenas caixas de sapatos até embalagens de eletrodomésticos e eletrônicos.

O passo a passo é simples: passe fita adesiva para manter as caixas fechadas e depois pinte-as com diferentes cores. Para um acabamento mais realista, amarre-as com fitas ou pedaços de tecidos formando laços. Os presentes podem ser dispostos sob a árvore de Natal, sobre móveis ou nos cantos dos cômodos.

Móbiles de cartolina

Os móbiles são cordões pendentes que servem para decorar paredes, cortinas ou, em alguns casos, para dividir ambientes internos. Eles podem ser compostos por figuras de diversos temas específicos, incluindo o Natal. Para fazer o seu, você vai precisar apenas de barbante ou sisal, tesoura e cartolina.

O primeiro passo é criar os desenhos sobre a cartolina. Se preferir, pode pesquisar moldes prontos na internet e imprimi-los para o recorte. O ideal é optar por símbolos natalinos, como estrelas, anjos, flocos e bonecos de neve, sinos, entre outros.

Cortados os moldes, amarre um por um em um pedaço de barbante no tamanho desejado — para dividir ambientes, os móbiles devem ir do teto ao chão. Depois, é só pendurar uma das extremidades de cada barbante diretamente no forro, com o auxílio de fita ou preguinhos.

Globo de neve

Quem nunca desejou um lindo globo de neve para brincar e observar na noite de Natal? Pois bem, com essa dica, você poderá ter um ou mais modelos enfeitando a casa. Anote a lista de materiais e veja como montar:

  • um pote de vidro (de conserva ou compota);
  • uma árvore de Natal que caiba no pote;
  • cola à prova d’água;
  • glitter prateado.

Para começar, remova a poeira e as etiquetas contidas no pote e na árvore. Depois, molhe a base da árvore e o interior da tampa do pote — a cola à prova d’água precisa da umidade para garantir a aderência.

Quando as duas superfícies estiverem molhadas, passe uma fina camada de cola e fixe uma na outra. Mantenha a árvore encostada na tampa do pote por, pelo menos, 1 hora. Com a cola já seca, adicione água e um punhado de glitter dentro do pote.

Para finalizar, feche o pote com a tampa, que trará a árvore colada. Pressione bem para evitar vazamentos e, então, vire o pote de cabeça para baixo. Pronto! Outra possibilidade é preencher o seu globo com plantas secas, fotografias ou bonequinhos.

Molduras decorativas

Tem molduras antigas de quadros ou espelhos? Então aproveite todas para decorar suas paredes na véspera do Natal! Antes disso, lixe as bordas e pinte cada peça com uma cor características da época, como verde, vermelho ou dourado.

Para finalizar, amarre 3 bolas de árvore de Natal grandes e 3 bolas pequenas no centro de cada moldura. Use fitas largas e brilhantes, de cetim ou tecido para fazer um laço. Se preferir, pode preencher as molduras com fotos para transformá-las em porta-retratos.

Agora ficou fácil fazer sua própria decoração para o Natal, não é mesmo? E, já que chegou até aqui, tire um tempo para anotar as dicas favoritas e testar em casa! 

Para mais soluções de decoração, siga a Via Sul Engenharia no Facebook e acompanhe os próximos conteúdos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário