Papel de parede: quais as vantagens de utilizá-los e como escolher?

papel de parede
6 minutos para ler

Para quem está querendo mudar o visual do apartamento, uma opção prática e simples é mudar as paredes. Uma nova cor, textura ou efeito nas paredes pode mudar completamente o cômodo. E a melhor notícia é que isso pode ser feito sem as dores de cabeça de uma obra — e sem a sujeira também.

Hoje em dia, o papel de parede se tornou uma ótima pedida para quem quer redecorar um espaço de maneira simples e prática. Caso esteja em busca de um novo visual para as paredes de seu apartamento, veja algumas vantagens do papel de parede e como usá-lo na sua próxima decoração.

Conheça os diferentes tipos

Uma das grandes vantagens do papel de parede é a variedade de estilos, cores e texturas que você encontra no mercado. Do liso ao design moderno, as possibilidades de papel de parede são inúmeras, por isso, antes de mais nada, defina o estilo e o tom que quer para o ambiente a ser decorado.

Por exemplo, caso queira que as paredes sejam a estrela do cômodo e atraiam o olhar de imediato, aposte em estampas ousadas, até mesmo, metalizadas, que, além de diferentes, dão um ar moderno para o espaço.

Porém, caso moderno não seja o que você está procurando, existem outras opções: papéis de parede também são encontrados em estilos clássicos e vintage, capazes de criar uma atmosfera dos anos 1920 ou 1970.

As opções com textura também estão em alta e prometem ficar por muito tempo. Os diferentes padrões não apenas contribuem para um visual elegante, mas também podem dar personalidade e aumentar a perspectiva de espaço de um cômodo.

Outro tipo de papel de parede que está na moda é o que imita padrões naturais, como mármore, concreto polido, madeira e até mesmo tijolo. Além de serem bem mais em conta do que os revestimentos reais, exigem bem menos mão de obra e podem ser trocados de maneira simples.

Já os papéis de parede lisos são usados, muitas vezes, como uma forma mais prática de substituir a pintura e ficam ótimos em espaços com a vibração mais calma, como um escritório ou o quarto do bebê.

Por isso, antes de optar por um papel de parede, leve em consideração o tipo mais adequado ao estilo que tem em mente para o espaço.

Informe-se sobre as diferentes propriedades de cada papel de parede

Além das diferenças estéticas, os papéis de parede apresentam diferentes propriedades, que os tornam mais apropriados ou não para certos cômodos.

Resistência à umidade, absorção de manchas e facilidade de limpeza são algumas das características que devem ser levadas em consideração na hora de decidir qual tipo de papel será instalado em cada cômodo.

O banheiro e a cozinha, por exemplo, por serem áreas úmidas, necessitam de um papel de parede resistente à água. Em áreas como essas, nas quais o material é exposto a muita umidade e vapor, uma boa escolha é o papel de parede vinílico. Além de ser fácil de limpar, o vinil não absorve vapor ou manchas. Outros benefícios dessa matéria-prima são sua resistência e grossura, esta última, ótima para esconder rachaduras e outras imperfeições nas paredes.

Esse não é o caso dos metálicos, que costumam ser mais elegantes e delicados, porém mais finos, o que revela quaisquer imperfeições existentes na superfície sobre a qual são colados.

Para quem tem crianças em casa, um papel de parede lavável, ou seja, que possa ser limpo com um pano úmido, representa uma boa opção. Assim, fica fácil limpar marcas de mãos e outras que possam aparecer.

Já para os alérgicos a poeira, o papel de parede acetinado é uma boa opção, pois sua textura acetinada impede o acúmulo de pó em sua superfície. Essa opção é fina e delicada, o que contribui para que fique ótima em áreas mais privadas, como os quartos de dormir.

Uma boa opção tendo em mente o quarto das crianças, é o papel de parede com ilustrações infantis ou, até mesmo, princesas e super-heróis. Essa é uma ótima pedida para quem quer um espaço divertido e cheio de personalidade para os pequenos.

Aprenda sobre como é feita a instalação

Defina a quantidade de rolos necessários

Antes de mais nada, é preciso definir a metragem necessária de papel de parede para cobrir o cômodo a ser remodelado. Meça o perímetro do quarto, incluindo a porta e as janelas, e divida esse número pela largura do rolo do papel escolhido.

Agora, para calcular a altura do papel, multiplique a altura do quarto pelo número de larguras necessárias. Divida esse número pelo tamanho de um rolo e você chega à quantidade de rolos que serão utilizados para cobrir o espaço.

Recomenda-se que sempre seja comprado pelo menos um rolo a mais, no caso de algum erro ou incidente acontecer na hora da instalação.

Prepare a parede

Caso a parede já tenha um papel, é necessário que este seja removido com uma solução própria.

Para papéis mais finos, como o metálico, é essencial que a parede esteja completamente lisa antes da aplicação, pois esse material revela até as menores imperfeições existentes na superfície.

Limpe a parede e cheque, com o fabricante, qual o adesivo e a pasta mais indicados para aplicar o papel de parede adquirido.

Fique de olho nas bordas

Na hora de instalar o papel na parede, é preciso muito cuidado para que as bordas se encontrem, evitando deixar que sobre espaços entre elas. Esse processo deve ser ainda mais meticuloso se o papel de parede tiver desenhos ou padrões que se complementem.

Por fim, embora a instalação do papel de parede seja relativamente simples, é necessário levar em consideração a opção que melhor se encaixe com sua necessidade antes de fazer a escolha. Depois que forem definidos o tipo e o material apropriados para seu espaço, é só deixar a criatividade fluir.

E então, gostou de saber mais a respeito dos papéis de parede? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas sobre decoração e construção.

Você também pode gostar

Deixe um comentário