Quais os melhores passeios em Alta Floresta/MT?
Alta Floresta é um município situado ao norte do estado de Mato Grosso banhado por rios, com flora e fauna exuberantes e cenários cheios de beleza para quem busca descanso e contato com a natureza. A cidade conta com abrigos de espécies de animais e plantas, pois a sua biodiversidade é incrível, assim como as suas atrações turísticas.
Em Alta Floresta predomina o ecoturismo e a prática de pesca esportiva, com observação de quase 600 espécies diferentes de aves existentes na região. Lá você encontrará várias opções de hospedagens próximas às matas, bem como um dos melhores Eco Lodges do mundo inteiro situado dentre de uma reserva particular às margens do rio Cristalino.
Gostaria de saber quais são as melhores opções de passeios em Alta Floresta/MT? Acompanhe a leitura!
Quais são as particularidades de Alta Floresta?
A cidade está localizada em meio ao cerrado, final do Pantanal e início da Amazônia e conta com esses três biomas em um único território. Há quase 800 quilômetros de distância de Cuiabá, o município está em pleno desenvolvimento em função do turismo e da agropecuária. Na região são visualizados cervos, macacos, felinos, cutias e antas.
Os animais convivem em perfeita harmonia com uma vegetação exuberante de orquídeas e bromélias. Na cidade é possível encontrar excelente infraestrutura hoteleira, pousadas, gastronomia e entretenimentos variados, como trekking, arvorismo, observação de aves, turismo contemplativo e ecológico, assim como uma gama de atrações relacionadas às aventuras em meio às belezas naturais.
Quais as melhores alternativas para se divertir?
A floresta amazônica e sua vegetação típica são predominantes em Alta Floresta, contudo, o município tem nichos do cerrado na constituição do solo e na vegetação. Os ecossistemas oferecem uma riqueza da fauna e flora, com enorme variedade de anfíbios, répteis e mamíferos. Veja a seguir outras possibilidades para se divertir nessa cidade!
Parque Estadual Cristalino
Alta Floresta. Ele tem cerca de 200 mil hectares de vegetação e rios que possibilitam aos turistas tomar banhos em cachoeiras, fazer trilhas e apreciar as diversas espécies de borboletas da região. Trata-se de uma joia da biodiversidade criada no ano de 2001 para preservar a natureza.
Ele fica no Arco de Desmatamento e tem seis áreas diferentes: campos inundáveis, campos rupestres, afloramentos rochosos, floresta estacional semidecidual, floresta de terra firma, floresta de igapó e o Rio Cristalino. O macaco-aranha-de-cara-branca é o símbolo desse parque que possui 16 espécies de peixes e trilhas de áreas naturais cheias de surpresas.
Rio Azul
O Rio Azul é outra grande atração que tem relevância ambiental. O espaço é repleto de vários tipos de animais aquáticos, sendo um dos rios mais bem cuidados do nosso país. Nele é possível praticar a pesca esportiva ou o pesque e solte de jaús, pirararas, cacharas, pacus, matrinxãs corvinas, piaus, trairões, piavuçus, piranhas e tucunarés.
Museu de História Natural
O Museu de História Natural de Alta Floresta oferece um ambiente privilegiado para os amantes das flores. No recanto, há milhares de helicônias, antúrios, cactos, bromélias, orquídeas e outras espécies espalhadas. A chácara tem 20 mil quilômetros quadrados e é administrada pela bióloga Apolônia Grade. O local reúne bens culturais e o patrimônio histórico do Mato Grosso.
Esses são os melhores passeios em Alta Floresta/MT! Nessa localidade você vai encontrar plantas, peças arqueológicas, utensílios de pedras, fósseis e artesanato típico da região. Invista parte do seu tempo em lazer para ter belas lembranças com sua família e amigos. A ViaSul vai lançar um novo condomínio nessa cidade e você terá a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.
Quer obter mais informações valiosas? Curta a nossa página no Istagram e confira as nossas publicações!