Piso laminado ou vinílico: entenda as diferenças e como escolher!
Está pensando em escolher um piso para a sua casa ou apartamento? É importante entender qual é a opção mais adequada para o espaço que você tem em mente, já que os diferentes tipos de pisos existentes podem oferecer vantagens ou desvantagens, influenciando a qualidade do resultado final.
Neste texto, falaremos mais sobre o piso laminado e o vinílico, mostrando as diferenças entre cada um deles e como você pode escolher a melhor opção para a sua casa! Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é o piso vinílico?
O piso vinílico, também conhecido como “piso emborrachado”, é considerado um dos tipos mais utilizados em todo o mundo. Ele é criado por meio da mistura do PVC com outros componentes, como minerais, pigmentos, plastificantes e aditivos. É por conta desses produtos que esse tipo de piso pode ter diferentes características — alguns podem ser mais flexíveis ou acústicos, por exemplo.
Atualmente, existem dois tipos de piso vinílico: o modelo residencial e o comercial. Uma das vantagens do piso vinílico é que ele é fácil de ser instalado. Além de ser rápido, o processo de colocação e finalização das placas também quase não faz baralho. Para quem gosta de modificações, vale mencionar que esse tipo de piso também pode ser retirado facilmente.
Uma desvantagem do piso vinílico é que ele pode não ser uma boa escolha em ambientes externos, já que desbota com certa facilidade no sol. Ele também não deve ser colocado em cômodos úmidos, como cozinhas ou banheiros, uma vez que oferece pouca resistência, o que pode prejudicar o acabamento no longo prazo.
O que é piso laminado?
Já o piso laminado é um tipo de piso que simula a madeira por meio do revestimento sintético de materiais derivados desse material, além de uma camada protetora transparente. Esse tipo de piso tem sido muito procurado por conta do seu valor, além de também ser fácil de instalar e de cuidar, assim como o piso vinílico.
Outra vantagem é que o modelo laminado conta com madeira advinda de reflorestamentos na sua composição, sendo uma alternativa sustentável para criar um ambiente mais próximo da natureza, porém sem agredi-la.
Vale destacar, no entanto, que o piso laminado não é recomendado em ambientes muito úmidos, uma vez que conta com uma baixa resistência a água.
Tanto o piso laminado quanto o vinílico contam com duas versões, sendo uma para ambientes domésticos e outra para locais comerciais. Esse último tem uma maior resistência, por conta do frequente número de pessoas que devem passar pelo cômodo, evitando que ele estrague rapidamente.
Assim, conhecendo as principais características desses dois modelos, é possível escolher entre o piso laminado ou vinílico para o seu apartamento, levando em conta o cômodo no qual ele será colocado e o seu orçamento.
Por fim, vale lembrar: é importante contar com um profissional de qualidade para instalá-lo, independentemente da escolha, além de tomar todos os cuidados para que o piso mantenha a aparência de novo por mais tempo.
Gostou do texto? Então siga a nosso perfil no Instagram e não perca os conteúdos exclusivos que postamos por lá!