Realize seu sonho de consumo! Veja como reduzir os gastos durante as férias para a compra da casa própria

7 minutos para ler

O período de férias é um dos mais empolgantes, pois significa o fim de um ano e começo de outro. Além disso, temos o descanso merecido, as festas, as viagens e muita alegria. Mas não se empolgue tanto. Se você tem o sonho de comprar o imóvel próprio, deve se planejar melhor para poupar nas férias. Isso não significa necessariamente deixar de aproveitá-la.

É possível viajar, se divertir muito e ter férias memoráveis sem precisar gastar tanto dinheiro. É por isso que desenvolvemos este post. Queremos ajudar você a aproveitar o momento, mas sem se descuidar da parte financeira. Isso vai lhe proporcionar alegrias, principalmente sabendo que o seu sonho não precisa ser sacrificado no processo.

Existem algumas dicas simples e eficientes que você pode adotar, tanto na viagem quanto em casa, para se divertir economizando um bom dinheiro. Vamos colocá-las em prática?

Planeje uma viagem mais curta em distância

Quem disse que as férias só são boas quando são feitas viagens de longas distâncias? Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas próximo de onde mora pode haver lindas regiões turísticas que ainda não visitou. Vale a pena ficar atento a esses locais inexplorados, já que pode se divertir muito e economizar uma boa grana com passagens aéreas e combustível.

Cachoeiras, lagoas, picos, praias, parques aquáticos, parques temáticos, reservas, parques naturais e cidades históricas são alguns exemplos. O Brasil é rico em história e paisagens naturais. Aproveite essa ideia e fique por perto.

Se quiser se hospedar, ótimo. Mas pode pensar em fazer bate e volta. Assim, o valor que economizará com a hospedagem pode ser utilizado para fazer vários passeios de curta distância durante o mês das férias. Interessante, não é mesmo?

Planeje uma viagem mais curta em tempo

Outro mito que muitas pessoas acreditam é que férias bem aproveitadas são as que incluem viagens de longas durações. Isso não é verdade. As ideias discutidas no tópico anterior dão ótimas alternativas para se ter férias inesquecíveis, porém com várias viagens curtas para regiões próximas de onde vive.

Acredite, viagens que duram um mês inteiro, além de bem caras, também podem gerar tédio em algum momento. Além disso, quanto mais tempo passar fora de casa, maiores serão os custos com alimentação, hospedagens, transporte e outros gastos extras.

Se, mesmo assim, você quiser fazer uma viagem de longa distância, encurte a duração dela para uma semana ou duas no máximo. Você pode definir o tempo necessário para conhecer bem a região programando somente os principais locais que deseja visitar, limitando a quantidade de passeios que fará.

Também pode economizar limitando os valores gastos com alimentação (comendo em restaurantes mais populares), com locomoção (utilizando o transporte público) e com hospedagens (dormindo em hotéis 3 estrelas, pousadas, hostels ou albergues).

Utilize os pontos dos cartões de crédito

Você usa cartões de crédito com frequência? Muita gente não sabe, mas podem se cadastrar em programas de recompensa que a operadora e/ou banco emissor do cartão oferece. Geralmente são pontos que vão se acumulando a cada compra que faz e que podem ser trocados por produtos e serviços gratuitamente. Na verdade, trata-se de um programa de fidelidade oferecido aos clientes e que pode ajudar você a economizar um bom dinheiro nas férias.

Por exemplo: consulte o banco e a operadora do seu cartão de crédito (Mastercard ou Visa, por exemplo) para descobrir se você tem direito a participar do programa. Isso vai depender do tipo do cartão, limite e outros fatores. Se puder se inscrever, cadastre-se e passe a concentrar todas as suas despesas mensais nele. Assim, rapidamente acumulará uma boa quantidade de pontos.

Quando acumular o suficiente, troque os pontos por milhas aéreas e garanta uma viagem inesquecível sem precisar desembolsar tanto dinheiro na compra das passagens.

Mas lembre-se de que essa prática exige um bom controle financeiro para não se perder e entrar em dívida. O ideal é que, para a estratégia dar certo, pague as faturas sempre integralmente e em dia.

Aproveite os sites de compras coletivas

Outra forma que você pode utilizar para viajar nas férias e, mesmo assim, economizar um bom dinheiro, é aproveitando as promoções disponíveis em sites de compras coletivas. Isso mesmo, sites como o GrouponPeixe Urbano e Hotel Urbano costumam oferecer promoções ótimas para hospedagens em hotéis, pousadas e até resorts com preços abaixo da média do mercado, seja em alta ou baixa temporada.

Se não encontrar oportunidades na região para onde deseja viajar, mude o itinerário e conheça outros destinos. O que importa é que não deixará de viajar, conhecerá um lugar novo e ainda economizará muito, podendo manter vivo o sonho da casa própria.

Programe férias em casa

Possivelmente, você tem amigos que compartilham os mesmos objetivos. Aproveite a oportunidade e organize campeonatos esportivos com eles, nas férias, visite barzinhos à noite, planeje escaladas em montanhas, caminhadas na praia e trilhas na floresta. Tudo próximo de casa.

Também pode planejar sessões de filmes e seriados. Dá para inventar um monte de coisas legais para fazer em casa sem precisar viajar e gastar muito dinheiro. Aliás, é possível fazer tudo isso gastando bem pouco ou, simplesmente, nada. Com certeza, você terá férias cheias de recordações com essas ações.

O mais importante é lembrar que esse esforço valerá a pena e, depois que seus objetivos forem atingidos, poderá viajar com maior tranquilidade.

Economize em casa

Decidir não viajar também não é sinônimo de economia se não tomar certas precauções. Como passará a maior parte do tempo em casa é normal que o consumo de recursos importantes se eleve. Então, fique atento aos desperdícios para poupar de verdade. As seguintes recomendações devem ajudar:

  • Energia: desligue as luzes quando sair do cômodo, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso e, se tomar banhos quentes, seja rápido.
  • Supermercado: faça uma lista somente com o que precisa antes de ir para evitar compras desnecessárias.
  • Compare preços: supermercados, restaurantes, padarias, farmácias e outros estabelecimentos podem variar bastante o preço de um para o outro.
  • Água: evite deixar torneiras pingando, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa, desligue a torneira enquanto escova os dentes e reutilize a água para lavar calçadas ou mesmo dar descargas.
  • Gás: evite deixar bocais do fogão acesos desnecessariamente.

Você não precisa fazer esse esforço para sempre, mas pode aplicá-lo sempre que tiver um sonho ou algum outro objetivo financeiro a ser alcançado. Se considerar que logo poderá ter a sua própria casa e sair do aluguel, qualquer esforço compensa. Além disso, a economia que terá com o pagamento de alugueis pode ser convertido em reservas, metade para novas aquisições, metade para a realização de melhores viagens.

Viu, é possível se divertir e descansar bastante sem deixar de poupar nas férias. Adote essas dicas e alie uma vida empolgante a sonhos realizados.

Gostou da novidade? Siga a ViaSul no Facebook agora mesmo e descubra o que mais pode fazer para comprar a sua casa própria!

Você também pode gostar

Deixe um comentário