Síndico profissional: entenda o que é e quando contratá-lo!
Para que um condomínio consiga ter uma boa gestão e funcionar perfeitamente, a figura do síndico é muito importante e de grande ajuda para resolver os problemas que aparecerem no local com rapidez e eficiência, além de ser uma pessoa de confiança que ajudará a desenvolver o imóvel.
Abaixo, você conhecerá melhor o que é um síndico profissional, qual é a sua função dentro do condomínio e quando é o momento ideal para investir nesse tipo de funcionário para a copropriedade, listando algumas necessidades que podem ser supridas com ele, bem como problemas que serão resolvidos. Vamos lá?
O que é um síndico profissional?
Um síndico profissional é uma pessoa admitida pelo condomínio para atuar como um gestor, sendo responsável por toda a parte administrativa do condomínio. Geralmente, ele é contratado quando nenhum condômino se dispõe a atuar nesse cargo, ou caso isso já fique acordado entre os moradores.
A atuação de um síndico profissional é diferente de um morador que foi eleito como síndico, uma vez que o segundo tem um laço emocional ao local ou a certos moradores por morar lá e conhecer bem as pessoas, o que pode acabar influenciando em algumas decisões, ou até mesmo deixar algumas penalidades e cobranças mais brandas.
Já o síndico profissional é totalmente imparcial, conseguindo tomar medidas que ajudam no desenvolvimento do local, não tendo ligações emocionais com os moradores, mas isso não significa que eles não são ouvidos e suas opiniões não são consideradas na hora de tomar alguma decisão importante.
Por ele não ser um morador, algumas regras do local não se aplicam a ele, permitindo com que ele tenha mais liberdade para administrar o condomínio e trazer melhorias que agreguem na vida dos moradores, seja para tornar o local mais seguro, mais limpo, mais silencioso, entre outros fatores que ajudarão as pessoas a morarem com tranquilidade.
Qual é a função do síndico profissional?
As funções do síndico profissional serão as mesmas que as de um síndico morador do condomínio. Ele deverá convocar reuniões e assembleias regularmente para discutir mudanças e problemas no condomínio. Em eventos e encontros no setor, ele será o principal representante do imóvel, além de apresentar e elaborar o orçamento de despesas e receitas do local.
De maneira geral, ele deve ficar responsável por administrar o condomínio, garantindo que tudo esteja em ordem. Ele também precisa cuidar da parte financeira, gerenciando os fundos de reserva e acompanhar os casos de moradores inadimplentes, algo que pode acabar pesando no bolso do imóvel.
Quando devo contratar um síndico profissional?
A ideia de contratar um síndico profissional pode gerar dúvidas, afinal, essa é uma atividade que os moradores podem fazer. Porém, quando é importante investir em um profissional para gerir o condomínio? A primeira situação é quando os condôminos não querem assumir a responsabilidade de serem síndicos, uma vez que eles precisarão dedicar um certo tempo para realizar essa função.
Uma outra razão é quando o condomínio esteja precisando de uma administração mais profissional, para resolver problemas internos com os quais os condôminos não estejam conseguindo lidar. É importante lembrar que os síndicos profissionais já contam com experiência na administração de condomínios e podem resolver variadas situações de maneira mais efetiva.
Assim, conhecendo melhor o que é um síndico profissional, quais são as suas diferenças para o síndico morador e qual o melhor momento para contratar esse profissional, você conseguirá decidir se vale a pena investir um pouco mais para garantir uma gestão eficiente do local e uma melhor qualidade de vida para os moradores.
Gostou do conteúdo? Acompanhe as novidades em nosso Instagram!