Saiba mais sobre a cidade de Lucas do Rio Verde/MT

4 minutos para ler

Lucas do Rio Verde/MT é um exemplo de evolução rápida e crescimento sólido dentre os pequenos municípios brasileiros. Frequentemente apontado dentre as cidades mais desenvolvidas do país, o município oferece uma infraestrutura promissora e boas oportunidades de trabalho e negócios.

Neste conteúdo, trouxemos algumas informações sobre a história e o desenvolvimento da cidade. Continue a leitura e entenda por que Lucas do Rio Verde se destaca dentre as pequenas cidades brasileiras.

História de Lucas do Rio Verde/MT

Lucas do Rio Verde é uma jovem cidade, localizada 334 km ao norte de Cuiabá, capital do estado. Elevada da condição de distrito para município no dia 4 de julho de 1988, sua história remonta do final da década de 1970.

Até então descolonizada, a região central do Mato Grosso começa a ser povoada em função das obras de abertura da rodovia BR-163. A vila que deu origem à cidade, no entanto, surge em 1981. Nesse período, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária executa um projeto de assentamento de 203 famílias de agricultores do Rio Grande do Sul.

Desde então, a cidade em pouco tempo se tornou um dos pólos de desenvolvimento do estado. Situada às margens do Rio Verde, a região da cidade favorece a qualidade de vida e atrai atividades turísticas. Além disso, o município ainda conta com um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, segundo relatório produzido pela ONU.

Dados e informações sobre a cidade

Em sua fundação oficial, em 1988, Lucas do Rio Verde contava com 5.500 habitantes. O último censo estimou a população em 65.534 habitantes, mostrando o franco crescimento populacional da cidade.

O município ocupa uma área de 3.645 km², sendo limitado pelos municípios de Nova Mutum, Sorriso e Tapurah. Com localização na região do Norte Mato-Grossense, a economia de Lucas do Rio Verde se baseia principalmente em comércio e serviços, além do ecoturismo e de atividades agropecuárias.

Entre os principais pontos turísticos da cidade e da região se destacam:

  • Lago Ernani José Machado — localizado entre duas das principais avenidas da cidade, é considerado o cartão postal e ponto de encontro para eventos na cidade;
  • Parque dos Buritis — reserva de preservação permanente, o parque divide ao meio o perímetro urbano de Lucas do Rio Verde;
  • Usina Hidroelétrica de Canoa Quebrada — localizada a 35 km do centro de Lucas do Rio Verde; o lago que se formou com a instalação da usina é ponto de lazer e turismo para as cidades da região;
  • Rio Verde — o ecossistema do rio é um refúgio para a fauna e flora, e pode proporcionar ótimos passeios pela região central do estado.

Qualidade de vida em Lucas do Rio Verde/MT

É preciso destacar que a possibilidade de crescer de forma rápida, mas ordenada, proporcionou à cidade uma boa infraestrutura. No tocante aos atendimentos de saúde básica e educação, a região oferece uma excelência dificilmente encontrada em outros locais

Desse modo, nos últimos anos, o município passou por um processo acelerado de crescimento. As boas condições de habitação, oportunidades de emprego e moradia em Lucas do Rio Verde atraíram pessoas de várias partes do país.

Com isso, a cidade ganhou uma grande diversificação cultural, uma personalidade moderna e, naturalmente, o mercado imobiliário se aqueceu. Investidores viram uma ótima oportunidade de empreender na região, e a ViaSul é responsável pelo próximo lançamento imobiliário da cidade.

Então, queremos apresentar o Residencial Parque das Flores em Lucas do Rio Verde/MT! Acesse o link para conhecer os diferenciais do novo empreendimento da ViaSul Engenharia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário