Veja o que considerar ao escolher um bairro para comprar o seu apartamento

6 minutos para ler

Comprar um apartamento próprio é um sonho para a maioria dos brasileiros. Aliás, esse deve ser o seu sonho também, certo? Porém, escolher o imóvel ideal vai além da avaliação estrutural, do conforto e da segurança que ele pode proporcionar. Você precisa considerar também a região em que ele está localizado.

Então, escolher um bairro para morar também é importante e essa deve ser a sua primeira decisão. Muitas vezes, você encontra o apartamento perfeito, mas, quando vai conhecê-lo pessoalmente, descobre que o local não atende às suas necessidades.

Devido à importância que essa decisão tem, listamos 8 fatores que você deve considerar na hora de escolher um bairro para morar. Confira!

1. Comércio nas proximidades

Uma das primeiras coisas que você deve considerar, ao escolher a região certa para morar, é avaliar o comércio que existe no local. Se o apartamento estiver inserido dentro de um complexo comercial, ou próximo de um, que contenha shopping, galerias, hipermercados, bancos, farmácias e outros tipos de estabelecimentos, será fundamental.

Isso traz comodidade aos moradores da região, uma vez que podem fazer compras, realizar pagamentos, terem seus momentos de lazer e até mesmo trabalhar perto de casa. Como resultado, economiza-se tempo e consumo de combustível, reduzindo despesas e tornando você ecologicamente correto.

2. Área própria para ginástica

Hoje, as pessoas estão muito mais preocupadas com a saúde e bem-estar do que antigamente. Principalmente pelo fato de que é cientificamente comprovada a longevidade, com a combinação de uma alimentação saudável e a realização de atividades físicas. Afinal, não basta viver mais. É preciso viver com saúde.

Provavelmente, você é uma dessas pessoas. Então, ao escolher um bairro para morar, é importante que veja se ele oferece algum local específico para a realização dessas atividades, em público e gratuitamente.

Em alguns bairros, a prefeitura vem preparando ambientes como esses, instalando equipamentos de ginástica para estimular a prática de exercícios físicos. Por causa disso, os imóveis próximos estão valorizando.

3. Infraestrutura urbana

Outro ponto importante que você deve ficar de olho, quando for escolher um bairro para morar, é avaliar se ele tem a atenção devida da prefeitura do município. As regiões mais valorizadas possuem uma boa infraestrutura urbana, tendo ruas calçadas e serviços como água encanada, esgoto, rede de energia elétrica, telefone, internet, coleta de lixo diária, transporte coletivo, etc.

Se, nas redondezas, houver prédios do governo e de serviços públicos, como tribunal de justiça e hospitais, o bairro fica ainda mais valorizado. Então, fique atento a esses detalhes e compre um imóvel pensando no futuro. Afinal, ele pode ser o investimento mais importante da sua vida.

4. Bairros próximos

Essa é uma dica muito importante. Quando for escolher um bairro, não considere apenas o que pretende morar. Observe os arredores e avalie também os outros bairros que o cercam. Essa análise tem duas finalidades: a primeira visa identificar se algum dos bairros vizinhos é melhor que o que você optou, tendo certeza que fez a escolha certa.

Já a segunda visa identificar se eles podem vir a ser um problema no futuro. Em alguns casos, um bairro, nobre ou não, pode ser rodeado por outros bairros mais carentes e com altos índices de criminalidade. Isso pode fazer com que o bairro que deseja morar seja um alvo frequente de assaltos, sequestros e outras atividades criminosas. Mesmo que isso ainda não aconteça, fique de olho, pois pode ser uma questão de tempo.

5. Acessibilidade

Se você tem carro, os meios de acesso precisam ser simples e sinalizados. Ruas asfaltadas ligadas às rodovias centrais e vias expressas são um fator importante a se considerar. A análise que fará dos bairros vizinhos também pode ajudá-lo a avaliar a acessibilidade, pois, se tiver que trafegar por bairros mais perigosos antes de chegar ao seu, o risco pode representar um grande problema.

Durante a noite, esse risco pode ser ainda maior, tendo ruas e avenidas bloqueadas por bandidos para a realização de assaltos. Por isso, tenha muito cuidado com o bairro que vai escolher. Afinal, quando você receber visitas de parentes e amigos, vai querer facilitar a vida deles e passar uma boa impressão de onde mora, não é mesmo?

6. Áreas verdes

O governo segue aumentando seus esforços para cumprir o papel de proteger e preservar o meio ambiente. Viver em harmonia com a natureza é preciso e muitos bairros já contam com grandes áreas verdes construídas pelas prefeituras. Isso é maravilho, uma vez que oferece opções de lazer gratuitas, como passeios e a realização de piqueniques ao ar livre.

Além disso, essas áreas contribuem para equilibrar a temperatura ambiente da região, deixando-a mais amena e gerando uma melhor qualidade do ar. Consequentemente, você e sua família ganham qualidade de vida enquanto o imóvel valoriza.

7. Mobilidade

Uma coisa que vem tornando os bairros mais modernos é o plano de mobilidade. Isso vai além de você poder se locomover de um lado para outro. A ideia é agregar eficiência no processo.

Por exemplo: espaços determinados como ciclovias, devidamente sinalizados, permitem que você vá à padaria e volte sem gastar dinheiro com transporte, sem emitir gases poluentes com o consumo de combustível e ainda faça uma atividade física no caminho. Em alguns momentos, o trajeto pode ser feito até mais rápido do que de carro.

Pontos de internet gratuita também fazem parte da mobilidade. Já imaginou poder transitar por todo o bairro sem perder a conexão com o GPS ou a comunicação com alguém? Em muitos bairros, isso já é uma realidade.

8. Segurança

Deixamos o mais importante para o final. Você conhece os níveis de segurança do bairro que pretende morar? Para quem tem filhos, essa é uma questão primordial. Para saber disso, você pode visitar uma delegacia da região e solicitar uma consulta do número de ocorrências policiais.

Também pode conversar com o delegado e oficiais que fazem a ronda. Devido à experiência de campo, eles podem fornecer informações mais precisas e dar dicas importantes sobre a segurança do local.

Mesmo que o bairro seja seguro, talvez um apartamento inserido em um condomínio fechado possa ser o ideal para você. Em locais como esse, a entrada e saída de veículos e pessoas é rigorosamente controlada, tendo áreas específicas para seus filhos brincarem com segurança.

Viu como é importante escolher um bairro para morar? Siga essas dicas e faça com que o sonho da compra do seu apartamento não se torne um pesadelo.

Gostou dessas dicas? Então, siga-nos no Facebook e descubra muito mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário