Quem mora com crianças sabe que nem sempre é possível levar os pequenos para programas fora de casa ou do condomínio. Os motivos são diversos e variam de uma família para outra, mas há sempre alguns pontos em comum: programas externos geralmente geram despesas e podem comprometer o orçamento da família.

Além disso, tem a preocupação com a segurança dos pequenos. Por conta disso, adquirir apartamentos em condomínio fechado é uma boa opção. Mas sempre há o receio de deixar as crianças muito presas. Pensando nisso, nada melhor do que inventar a diversão dentro de casa!

Separamos dez programas bem bacanas, coisas para fazer em família e o melhor, sem sair do conforto de casa ou do condomínio. Confira!

1. Reunir os amigos e vizinhos para uma gincana solidária

Que tal juntar os amiguinhos que moram no mesmo condomínio e organizar uma gincana solidária? Pode ser para arrecadar alimentos, agasalhos, itens de necessidade básica ou brinquedos. Informe-se sobre locais que poderiam receber as doações e incentive os pequenos a fazer o bem desde cedo!

2. Preparar quitutes para um piquenique animado na área de lazer do condomínio

Se o local onde você mora possui uma área de lazer é uma excelente opção para reunir as crianças em um piquenique. A dica é envolver os pequenos em tudo inclusive na preparação dos lanches, dando a eles tarefas como a montagem dos sanduíches, escolha das frutas ou a preparação do espaço. Eles podem forrar as mesas, ornamentar o local do piquenique e escolher os passatempos e as brincadeiras.

3. Descobrir os talentos das crianças na cozinha

Separe uma manhã para planejar coisas para fazer em família, como por exemplo, uma refeição bem gostosa com seus filhos. Uma data especial, como o aniversário do papai ou o Dia das Mães pode ser o motivo. É importante escolher algo de fácil execução, para que a criança consiga executar as tarefas sem muita dificuldade.

Além de envolver as crianças no dia a dia da casa, destaque para elas a importância de se estar fazendo uma homenagem a uma pessoa querida. Essa brincadeira também desperta na criança a curiosidade sobre os alimentos e a vontade de experimentar sabores diferentes!

4. Viver uma aventura na caça ao tesouro

Essa brincadeira pode envolver toda a família e os amigos. Esconda pistas pelo apartamento ou pelas áreas comuns do condomínio para chegar ao grande tesouro escondido! O prêmio pode ser simbólico ou até mesmo um mimo, como um livro de histórias, um brinquedinho ou uma guloseima. O importante é deixar as crianças soltarem a imaginação para enfrentar os desafios que cada pista trará!

5. Passar a noite em um “acampamento”

O quintal de casa pode ser palco de uma aventura pra lá de divertida, e para improvisar não é preciso muito, apenas alguns lençóis para montar a barraca e travesseiros para deixar a brincadeira mais confortável.

E o bacana é que esse é um dos programas para se fazer em família para quem mora em apartamento também, não ficando restrita a quem tem uma área externa! Dentro de casa também é possível acampar.

Abra espaço na sala afastando os móveis e passe uma noite agradável com os pequenos, com direito a luz de lanterna e historinhas fantásticas!

6. Organize um campeonato de vídeo game com filhos e amigos

Se seus filhos gostam muito de passar um tempo se divertindo com vídeo game, que tal organizar um torneio ou um campeonato com os jogos prediletos das crianças? É uma boa oportunidade de fazer parte do cotidiano dos filhos e ficar por dentro do conteúdo dos seus jogos favoritos.

Além disso, é um momento importante para explicar às crianças noções de que o importante é competir, e o que vale mesmo é a diversão do momento.

7. Soltar a imaginação em oficinas de arte

Deixe os pequenos mostrarem seu lado artístico com uma oficina de arte! Vale escultura de papel machê, de massinha de modelar ou mesmo pinturas com guache ou giz de cera.

Uma dica para não levar um susto com obras de arte que ocasionalmente apareçam na parede: escolha um cantinho para montar o ateliê e delimite a área para que os pequenos não saiam com os pincéis em punho fazendo arte nas paredes.

8. Deixar a sala escurinha para uma tarde de cinema

Transformar a sala de casa em um cinema é uma coisa divertida para fazer com as crianças. Faça uma votação para elas escolherem o filme que será exibido. Quem tiver um pouquinho de criatividade e disponibilidade pode incrementar a brincadeira, produzindo os ingressos. Em uma pesquisa rápida na internet você encontra modelos de tickets gratuitos.

Daí é só imprimir e distribuir aos convidados. Esse é um momento em que as guloseimas estão liberadas! Pipoca doce ou salgada, sucos de frutas e balas estão no cardápio. Feche as cortinas (se não tiver black out, improvise com uma colcha na janela) e curta a diversão no escurinho do cinema!

9. Descobrir o talento das crianças para as artes cênicas

Essa é para aquelas famílias que têm pequenos artistas em casa. Que tal incentivá-los a fazer uma apresentação particular? Pode ser um show de música, ou uma peça de teatro, o importante é deixar as crianças livres para decidirem.

Chame também os avós, padrinhos e tios para a apresentação e se surpreenda com o talento dos seus filhos.

10. Voltar ao passado com jogos antigos

No passado, os jogos de tabuleiro faziam muito sucesso com as crianças. Hoje em dia, com a tendência de resgatar jogos e brincadeiras antigas, as marcas relançaram alguns jogos, que são ótimos para reunir a família e amigos.

War, Jogo da Vida e o famoso Banco Imobiliário já fizeram a cabeça da garotada. Aproveite para resgatar esse costume, que ficou um pouco de lado com a chegada dos vídeo games.

Se não tiver os jogos, não tem problema. Outra brincadeira bacana e que rende muitas risadas é a famosa mímica. Em pedacinhos de papel, escreva uma série de profissões, ações, objetos etc. Coloque em um local em que eles possam ser sorteados. Divida as pessoas em equipes, e aí é só começar a tentar adivinhar sobre o que é a mímica!

Reservar um tempo para organizar coisas para fazer em família é uma tarefa bastante divertida e recompensadora. É um momento para estar mais próximo de pessoas queridas, além de resgatar e criar mais histórias, lembranças e momentos. Boas ideias merecem ser divididas, então não deixe de compartilhar estas dicas em suas redes sociais! 

Powered by Rock Convert