Ao escolher um imóvel para comprar ou alugar, é fundamental encontrar um que esteja em uma boa localização: isso facilita o dia a dia da família, traz tranquilidade e melhora a qualidade de vida de todos os moradores.

Para isso, você deve considerar alguns pontos do bairro e da rua em que o imóvel está localizado, para saber se haverá facilidades no seu dia a dia, segurança e oportunidades de lazer.

Neste texto, nós mostramos quatro pontos que você deve considerar para escolher um imóvel bem-localizado e melhorar a qualidade de vida da sua família. Confira a seguir!

1. Índice de criminalidade

A primeira dica para escolher uma boa localização para morar é verificar os índices de criminalidade do local e como é a segurança pública oferecida na região. Aqui, é preciso considerar alguns fatores para ter mais tranquilidade.

Verifique se a área é segura, buscando notícias sobre roubos e furtos na região, se as ruas são bem-iluminadas, com movimentação de pessoas em vários horários, e como é o policiamento.

Para isso, você pode conversar com pessoas que moram no local, buscar informações na internet e verificar notícias. Isso é muito importante para a qualidade de vida da família, que ficará mais tranquila ao sair e voltar para casa, e em deslocamentos diários.

2. Infraestrutura urbana

Um ponto importante a se considerar em relação à localização do novo imóvel é a infraestrutura que o bairro oferece. Veja se as calçadas estão em bom estado de conservação, se as ruas não têm buracos e imperfeições etc.

Também se informe a respeito da coleta de lixo, da possibilidade de contratação de serviços essenciais, como internet e telefone, e se todas as opções estão de acordo com as suas necessidades.

Aqui é essencial pesquisar a respeito de postos de saúde, supermercados, padarias e escolas próximas. Isso facilitará a sua rotina e diminuirá o tempo perdido com deslocamentos.

3. Transporte público

Muitas vezes, não é possível morar perto do trabalho, da escola das crianças e de outros pontos importantes no seu dia a dia. Por isso, você deve conhecer o transporte público oferecido na região.

A utilização desse serviço pode reduzir os seus gastos mensais e facilitar o acesso a alguns pontos importantes. Portanto, verifique como é a disponibilidade de ônibus, metrô e trens próximos à residência e o trajeto para esses locais que você visita com frequência.

4. Cultura e lazer

As opções de cultura e lazer também são importantes para ter aqueles momentos especiais com a família. Isso é fundamental para sair da rotina, curtir com amigos e diminuir o estresse dos afazeres.

Ter praças, cinemas, teatros, shopping centers e outros locais que sua família gosta perto de casa facilitará essa parte, e você aproveitará muito mais quando precisar. Essa proximidade também diminui o tempo de deslocamento e ajuda na organização desses momentos.

É comum não considerar isso ao escolher uma boa localização para morar, mas esse é um detalhe que realmente traz mais qualidade de vida e aproxima toda a família, que pode curtir mais momentos juntos em locais agradáveis.

Conhecendo essas quatro dicas para escolher uma boa localização para sua residência, você pode encontrar as melhores opções na cidade desejada. Não se esqueça de que é fundamental traçar um perfil da família e saber as necessidades e expectativas de todos os moradores para definir melhor um bom local para morar.

Gostou deste texto? Nós também escrevemos um artigo com 4 motivos para comprar um apartamento com área privativa. Acompanhe e saiba as vantagens desse tipo de imóvel!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert