Congestionamentos, grandes deslocamentos e problemas de segurança próprios da vida nas grandes cidades têm feito as famílias se interessarem cada vez mais por condomínios com estrutura completa de lazer e espaço gourmet, de forma a agradar crianças e adultos, garantindo maior qualidade de vida

Prédios passaram por transformações e ganharam estruturas que os transformam em condomínios clube, com espaços de piscina, salão de jogos, quadras e, também, espaços para receber amigos com churrasqueira, cozinha completa, salão de festas etc.

Neste post, mostraremos 6 motivos que explicam por que vale a pena ter um apartamento em condomínio com espaço gourmet. Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Entenda o que é o espaço gourmet

Os espaços gourmet são usados para receber amigos e convidados em festas, reuniões e churrascos. As áreas mais estruturadas contam também com piscinas. Existem dois tipos de espaço gourmet: compartilhados ou privativos. 

Há condomínios com área ampla e totalmente equipado. Nele, todos os moradores podem utilizar o local, desde que reservem previamente uma data. No caso de um espaço gourmet compartilhado, o condomínio inclui uma taxa de limpeza para o pós-evento, facilitando a vida do morador para manter o ambiente organizado após a diversão.  

Outro modelo é a área gourmet construída dentro do próprio apartamento, ou seja, ela é privativa e costuma ser instalada próximo à sala de estar — ou, até mesmo, na varanda do imóvel. Nesta, é possível instalar churrasqueiras e adaptá-las às necessidades de cada morador.

Geralmente, o espaço gourmet já tem uma cozinha devidamente equipada para a realização de encontros e os utensílios apropriados para as reuniões, evitando misturar os da cozinha tradicional com os da área de churrasco. 

O que difere o espaço gourmet da área de lazer é que o primeiro é voltado para a reunião de amigos, enquanto o segundo consiste em espaços destinados a outros tipos de diversão, como salas de cinema, piscinas e saunas, academia, salão de festas, sala de jogos e quadras de esportes.

O ideal, claro, é buscar um edifício completo, que agregue os dois tipos de locais. 

As vantagens de morar em um condomínio completo

Agora que você já entendeu como é um espaço gourmet e a área de lazer, vamos destacar os motivos para morar em um condomínio com esses atrativos:

1. Praticidade para toda a família

Por possuírem áreas de piscina, playground e churrasqueira, as necessidades de todos os integrantes da família, de todas as idades, são abrangidas.

Assim, se você vai receber amigos com crianças, pode fazer churrasco no espaço gourmet e, ainda, deixar as crianças brincando à vontade na sala de jogos ou curtindo a piscina. Se seus filhos adolescentes pretendem reunir a turma, haverá diversão para eles e para os adultos, se necessário.

Portanto, todo mundo se diverte, sem precisar sair de casa. 

2. Apartamento livre de bagunça e sujeira

Se você é o tipo de pessoa que adora receber os amigos, mas acaba desistindo devido à sujeira, uma área gourmet no condomínio pode ser a solução para esse problema.

Cozinhar, ainda mais para um número maior de pessoas, faz sujeira e bagunça, que acabam se espalhando por todos os cômodos do apartamento. Estando em uma área fora do apartamento, específica para isso, sua cozinha estará preservada da desordem. 

Muitos condomínios já contam com estrutura completa no espaço gourmet, o que inclui equipamentos como geladeira, fogão, forno e, também, utensílios próprios de cozinha como talheres, pratos e copos. Sem dúvida, uma facilidade para quem mora no local. 

3. Mais espaço para receber convidados

Com a nova tendência dos empreendimentos com espaço gourmet e áreas de lazer, as unidades passam, indiretamente, a ter maiores metragens, já que, além do espaço dentro do apartamento, ganha-se em estruturas externas com piscinas infantis e adultas, SPA, salão de festas, brinquedoteca, lounge, home office etc. 

4. Segurança e comodidade garantidas

Sem precisar sair de casa para buscar lazer e diversão, ganha-se em segurança. É possível deixar as crianças brincarem com tranquilidade no edifício, mesmo enquanto os pais estão, por exemplo, trabalhando no apartamento.

Isso é um grande privilégio para os pais e para as crianças. Além disso, não há preocupação com deslocamento. 

5. Imóvel valorizado 

Sem dúvida, colocar à venda um imóvel estruturado como os que citamos gera valorização, já que cada vez mais as pessoas buscam condomínios fechados e completos para morar.

Se você decidir colocar o imóvel para locar ou para vender, já deve ter em mente que o valor será maior, por conta da estrutura do condomínio.

6. Vantagens financeiras

Chegou o final de semana ou o feriado e surgiu a dúvida do que fazer para divertir. Se você ainda não tem filhos, certamente vai querer encontrar com amigos e familiares. Certo? Mas se o dinheiro está curto, você pode estar querendo controlar o orçamento e gastar em bares ou clubes não é uma opção.

É nesse cenário que os prédios com áreas de lazer e espaço gourmet entram como a melhor opção, já que é uma alternativa muito mais em conta. 

Condomínios que oferecem uma gama de opções de lazer para os moradores geralmente possuem um número maior de unidades, de modo que os custos de toda a estrutura (manutenção, principalmente) são diluídos entre os condôminos, evitando que o valor mensal pese no bolso.

Ao colocar na ponta do lápis, sai muito mais em conta do que manter uma quota em clube, por exemplo. Além do mais, você poderá receber quem desejar no local. O mesmo vale para as academias. Ao morar em um edifício que possui estrutura apropriada para exercícios físicos, o número de contas certamente será reduzido.  

Edifícios com estrutura completa de lazer e espaço gourmet garantem segurança, tranquilidade, conforto e, até mesmo, redução dos custos. Por isso são opções cada vez mais procuradas por família com crianças e por quem está comprando o primeiro imóvel. 

Agora que você já conheceu todos os benefícios de comprar um imóvel completo, entre em contato com a ViaSul e fique por dentro das melhores oportunidades do mercado imobiliário e da construção civil!