Fazer uma decoração para quarto de crianças. gastando pouco pode parecer um desafio nos dias de hoje. Apesar disso, saiba que é possível economizar dinheiro sem deixar de lado a qualidade e, principalmente, o bom gosto.

Para tal, você pode reaproveitar materiais, usar o que já tem em casa ou combinar diferentes acessórios. Quer exemplos? Então acompanhe este post com 7 dicas de decoração capazes de transformar qualquer dormitório feminino!

1. Enfeite o quarto com livros e brinquedos

Se gastar pouco já é muito bom, imagina não precisar desembolsar nada para deixar o quarto mais bonito? Nesse caso, basta deixar expostos alguns materiais que costumam ficar guardados dentro de caixas ou armários.

Brinquedos e ursinhos são exemplos de itens que podem ser incorporados na composição geral do cômodo. Você pode mantê-los sobre os móveis, fixá-los com ganchos na parede e até agrupá-los em cima da cama.

Livros, cadernos, gibis e revistas também ficam interessantes, porque trazem variedade de cores, estampas e tamanhos. Para organizá-los, experimente fazer arranjos em forma de pilhas ou fileiras sob nichos e prateleiras altas.

2. Ilumine com cordões de luzes e luminárias

Com uma pesquisa rápida nas principais lojas físicas ou virtuais, você consegue encontrar diversos equipamentos para iluminação a preços baixos. Os modelos variam entre abajures de chão e luminárias de mesa ou de parede.

Para obter um efeito interessante, combine vários pontos de luz no quarto. Um exemplo seria distribuir pequenas luminárias sobre os móveis e instalar arandelas em uma das paredes para clarear e, de quebra, gerar iluminação indireta.

O cordão de luz é outra opção acessível e pode decorar a cabeceira da cama, a penteadeira ou a parede do quarto. Ele pode ser customizado com um pisca-pisca de Natal ou ser improvisado com uma mangueira de LED.

3. Use adesivo ou papel de parede

Uma ótima solução para fazer a decoração para quarto de crianças gastando pouco é utilizar o adesivo ou papel de parede. Hoje, a maioria dos modelos possibilita que a aplicação e remoção sejam feitas sem a ajuda de um profissional.

Com tanta variedade, você pode avaliar diferentes opções até encontrar o adesivo ou papel com o melhor custo-benefício. O baixo preço desses materiais permite mudar a aparência do cômodo sempre que o usuário enjoar da composição atual.

Papéis de parede com tons claros, estampas discretas ou que imitam materiais naturais — pedra e madeira — caem bem em uma decoração com plantas. Se for usá-los, aproveite para incluir vasinhos com suculentas no peitoril da janela do quarto.

4. Faça uma cama ou um sofá com paletes

Sabe aqueles estrados de madeira usados para transportar cargas? Se você pensou nos paletes, acertou! Pois saiba que eles podem ser transformados em painéis, estantes ou base para móveis do quarto.

A dica de hoje vai para quem quer montar uma cama ou sofá sem gastar muito. Para encontrar os paletes, você pode visitar depósitos de feiras e supermercados ou perguntar para amigos se eles conhecem alguém que disponibilize as peças.

Montagem:

  • lave todos os paletes e aguarde a secagem completa;

  • lixe todas as superfícies e bordas das peças e passe um pano úmido;

  • pinte os paletes com tinta de sua preferência ou aplique uma mão de verniz;

  • disponha os paletes sobre o chão do quarto, na área em que ficará a nova cama ou sofá;

  • cubra as peças com um colchão que você já tenha em casa.

Atenção: a quantidade total de paletes vai depender do tamanho desejado para a cama ou sofá do quarto. Para um móvel mais alto, é só criar mais camadas de peças até alcançar a altura ideal.

5. Monte uma exposição ou varal de fotos

A decoração com porta-retratos é bastante tradicional no quarto de crianças e adultos. Para manter uma composição harmônica em cima da cômoda, tome o cuidado de sempre manter as molduras maiores atrás das menores.

Se não há espaço para expor retratos em cima dos móveis, a saída é criar um varal de fotos na parede. A vantagem dessa solução está na possibilidade de usar materiais que qualquer família tem em casa: fotografias, barbante, fita adesiva e prendedores de roupa.

Basta usar a fita para prender as extremidades do barbante na parede e, então, pendurar as fotos escolhidas com o auxílio dos prendedores. Tente sempre intercalar fotografias em preto e branco e coloridas ao fazer a decoração do quarto.

6. Pendure quadros ilustrativos e pôsteres

Quadros contendo paisagens, desenhos de personagens e frases motivacionais são ótimos para enfeitar quarto de criança. A vantagem é que, além de baratos, esses artigos decorativos são facilmente encontrados em lojinhas ou sites na internet.

Se quiser economizar ainda mais, você pode criar diferentes quadrinhos em casa. Os materiais necessários são: papelão ou cartolina grossa, cola em bastão, folha sulfite A4 e lápis/giz/tinta para estampar e colorir os modelos.

Comece recortando vários pedaços de papelão em tamanho A4 e reserve. Em seguida, desenhe ou escreva o que quiser em cada uma das folhas e cole-as sobre o papelão. Quando os quadrinhos estiverem secos, resta fixá-los na parede com fita dupla face, velcro adesivo ou cola quente.

7. Invista em uma arara de roupas

Prática e versátil, a arara de roupas é muito mais barata do que um guarda-roupa e pode ser aproveitada no quarto para crianças de todas as idades. Existem modelos de ferro, madeira, alumínio ou PVC, mas todos aliam beleza, leveza e resistência.

As araras são úteis para guardar todo tipo de vestimenta, desde camisas, calças e blusas até casacos de inverno. Também permitem pendurar acessórios como bolsas, mochilas, cintos, lenços, gorros, colares e cachecóis.

Algumas até vêm equipadas com suporte para sapatos, que ajudam a manter o quarto sempre organizado. Em todo caso, é possível improvisar uma área para calçados dispondo caixas organizadoras ou caixotes de feira na base da arara de roupas.

Perceba que, com tempo de sobra, você consegue colocar inúmeras ideias em prática sem mexer no bolso. Agora, aproveite e use nossas dicas como inspiração na hora de fazer a decoração para quarto de crianças gastando pouco.

Gostou das soluções listadas no post? Compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas!