9 fatores que valorizam imóveis no mercado

7 minutos para ler

A maioria das pessoas, quando pensa em comprar uma casa ou apartamento, acaba se deixando levar pelo calor da emoção e não considera os fatores que valorizam imóveis. Você deve se lembrar que esta é uma aquisição de alto valor e, mesmo que seja para morar, deve ser encarada como um investimento.

Um dia, você pode querer vendê-lo ou trocá-lo por outro, e é nesse momento que pode se arrepender de não ter pensado nisso. Mas, você sabe quais são os fatores que contribuem para a valorização do imóvel? Abaixo, listamos os principais para você se atentar na hora da compra. Confira!

1. Estar situado em regiões com grande potencial de urbanização

É comum ver condomínios surgindo às margens das cidades. Isso acontece porque é para onde elas devem crescer e, por isso, deve receber atenção da prefeitura com relação às obras de infraestrutura e urbanização como ruas asfaltadas, iluminação pública, coleta de lixo diária e linhas ônibus para estimular uma expansão de forma organizada.

Ao passar a receber esses serviços, a área se valoriza e começa a atrair novos moradores e comerciantes. Com o passar do tempo, a tendência é que o local se integre totalmente à cidade e fique ainda mais atrativo.

2. Ter construção de shoppings e centros comerciais aos arredores

Shoppings centers representam um forte indicador de valorização para uma região. Em muitos locais, só o fato de ser anunciada a construção de um empreendimento como este, casas, terrenos, lojas e apartamentos se valorizam imediatamente. O mesmo acontece quando se constrói centros comerciais e empresariais aos arredores.

E não é coincidência. Existe um motivo plausível para isso. O investimento realizado pelas construtoras contribui para melhorar o ambiente, segurança e conforto de quem transita pelo local. Além disso, oferece comodidade para quem mora nas proximidades, trazendo bancos, lojas, supermercados, áreas de alimentação e muitos outros estabelecimentos para a região.

3. Ter construção de prédios governamentais em locais próximos

E não é só shoppings centers que valorizam locais. Prédios do governo ajudam bastante e são um grande fator influenciador. Isso porque os locais para a construção de órgãos governamentais são escolhidos com cuidado, de forma planejada e com uma série de aspectos avaliados.

Um empreendimento desse porte demonstra que o governo tem interesses estratégicos pela região e, por isso, acaba atraindo muitos outros empreendimentos residenciais, empresariais e comerciais com ele. A conveniência de ter serviços púbicos oferecidos perto de casa ou do trabalho também ajuda a valorizar bem o imóvel.

4. Possuir áreas apropriadas para a prática de exercícios

As pessoas estão ficando cada vez mais preocupadas com a saúde e uma das formas de se manter saudável é praticando exercícios físicos regularmente. Muitos bairros e condomínios residenciais já oferecem uma área fitness com equipamentos e itens adequados para os moradores.

Como vivemos a geração saúde, o bem-estar oferecido na região é levado muito em consideração pelas pessoas na hora de avaliar um imóvel. Isso exige também ciclovias, pista de corrida e caminhada, quadras poliesportivas, etc. O conjunto de tudo isso deve valorizar o imóvel localizado na região.

5. Oferecer espaços especiais para as crianças

As crianças demandam um lugar seguro e adequado para brincarem. Essa tem sido uma preocupação cada vez maior dos pais frente a sensação de insegurança que vivemos no país. Isso tem feito com que a demanda por condomínios fechados de casas e apartamentos aumentasse, principalmente os que oferecem centros de recreação e playground.

Hoje, os pais querem que os filhos se divirtam, mas aprendam alguma coisa no processo, e muitos locais já disponibilizam, além de brinquedos educativos, profissionais especializados na organização de jogos e competições divertidas que despertam o interesse pelo aprendizado. Esse é um fator de grande valor para os pais. Os condomínios que oferecem esses serviços vem sendo altamente valorizados.

6. Disponibilizar vaga de garagem coberta

Para muita gente, o carro possui mais do que valor sentimental. É considerado um bem valioso e é tratado como um investimento. Com o intuito de conservar a pintura, o painel e os estofamentos dos bancos dos danos causados pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol, a maioria das pessoas busca por condomínios que ofereçam vagas de garagem cobertas.

Aliás, esse tem sido um fator de valorização primordial de casas e apartamentos, uma vez que o carro fica mais protegido contra as ações do tempo, prolongando a beleza e valor de mercado.

7. Ter materiais e processos de qualidade

Recentemente, tivemos casos de imóveis sendo construídos com produtos de qualidade duvidosa e sem qualquer avaliação técnica, causando transtornos e prejuízos a moradores, principalmente do programa Minha Casa, Minha Vida. Além da desvalorização do imóvel, o feito levantou suspeitas sobre os materiais e processos empregados na construção civil.

Por outro lado, se a construtora tiver uma certificação ISO 9001:2008 demonstra que está preparada para atender e entregar produtos e serviços com qualidade garantida nacional e internacionalmente.

E não é só isso. A construtura deve obedecer os padrões do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) impostos pelo Ministério das Cidades e regulado pela Secretaria Nacional de Habitação, que visa melhorar a qualidade da moradia no Brasil. Isso será o suficiente para elevar o preço médio do imóvel.

8. Ter uma portaria inteligente

Outro fator que deve impulsionar o valor do imóvel é a portaria inteligente. Vivemos em um país onde o índice de criminalidade é um dos mais altos do mundo e ter um sistema de segurança na entrada e saída de pessoas e veículos é algo visto com muito bons olhos.

Uma portaria inteligente conta com tecnologias de monitoramento em tempo real (circuito interno e externos de câmeras de vigilância), acionamento eletrônico de portões, comunicação integrada com todos os moradores e colaboradores, sistema de identificação a distância, etc. Estas e outras medidas podem reforçar a segurança e melhorar a comunicação interna do condomínio, valorizando os imóveis.

9. Contar com áreas verdes

A preocupação com o meio ambiente é algo cada vez maior, tanto por parte das pessoas, quanto por parte das empresas e governos. Precisamos viver em equilíbrio com a natureza. Afinal, dependemos dela para sobreviver.

Pensando nisso, muitas construtoras incluem áreas verdes em seus projetos. Um verdadeiro incentivo à prática da meditação ao ar livre, piqueniques com a família e a contemplação das belezas naturais. Além disso, grandes áreas verdes são capazes de tornar o ambiente mais agradável nas redondezas, reduzindo a sensação térmica de calor e melhorando a qualidade do ar respirado.

Como pode ver, existe uma série de fatores que valorizam imóveis no mercado. Estes são os principais, mas podem haver muitos outros. Sabemos que a compra da primeira casa ou apartamento é um sonho, mas deixe a emoção de lado por um instante e escolha um imóvel utilizando a razão. Assim, terá a chance de realizar um sonho e, ao mesmo tempo, fazer um bom investimento.

Gostou das dicas? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba mais informações de valor como estas diretamente em seu e-mail.

Você também pode gostar

Deixe um comentário