O sonho da casa própria está presente em boa parte das famílias brasileiras. Seja para dar adeus ao aluguel, seja para dar um novo passo com a família ou até mesmo para melhorar a qualidade de vida.

Várias são as modalidades de compra e você deve se preparar — tanto financeiramente quanto pessoalmente — para a mudança.

O investimento feito em você mesmo e na sua família, buscando um novo patamar de saúde e bem-estar, é sempre válido e a compra de um imóvel auxilia nesse processo, desde que sejam tomados os devidos cuidados na seleção do imóvel.

Por isso, a compra de um imóvel proporciona uma melhora em sua qualidade de vida, para que você consiga realizar o sonho da casa própria e tenha um canto para você e sua família, com maior privacidade, conforto, segurança e opções de lazer. 

Preparamos este texto para ajudar a sanar as suas dúvidas, dando algumas dicas e destacando a importância do planejamento e da disciplina para que tudo ocorra bem. Continue a leitura!

Quais são os benefícios que a compra de um imóvel proporciona?

A compra de um imóvel, quando bem planejada, proporciona vários benefícios aos novos moradores. O principal deles é uma nova atmosfera, dando a sensação de uma nova etapa da vida que está por vir, ideal para famílias que estejam procurando novos ares ou iniciando a sua vida, ou mesmo para solteiros que procuram por maior independência social e financeira.

Isso traz um maior conforto para a família, por sair de um possível aluguel, e também proporciona mais privacidade a solteiros que ainda moram na casa dos pais.

Outro motivo que atrai muitas pessoas à compra de um imóvel é a tranquilidade que os novos condomínios oferecem, pois esses costumam oferecer um bom sistema de segurança. 

É possível aumentar a sua qualidade de vida por meio da compra de um novo imóvel?

Agora, vamos apresentar alguns fatores que devem ser analisados na compra de um imóvel, garantindo que ele proporcione uma melhora na sua qualidade de vida.

Entretanto, fatores mais subjetivos, como gostos pessoais, também devem ser considerados durante o processo de escolha do imóvel.

Localização

A localização do imóvel é um dos aspectos importantes. Para chegar a uma decisão, é preciso seguir o seu estilo de vida e as suas necessidades.

Morar perto do emprego, por exemplo, é constantemente apontado como um dos fatores que aumentam a qualidade de vida. Entretanto, talvez essa não seja uma prioridade, caso você trabalhe em casa ou tenha carro, mas é um aspecto que deve ser pensado.

Bairros centrais costumam ter mais congestionamentos, barulhos de cidade com os carros, vendedores ambulantes e outros. Se você não se encaixa muito bem no perfil de morador desse tipo de local, a sugestão é escolher bairros mais residenciais e afastados dessas zonas.

É preciso evitar bairros perigosos ou próximos a locais com problemas de segurança. Antes de comprar o novo imóvel, o ideal é que você faça uma pesquisa bastante ampla sobre a sua localização e o seu entorno.

Condição do imóvel

A condição do imóvel também é um fator a ser analisado. Isso porque imóveis em condições ruins são um habitat natural para uma grande variedade de insetos, fungos e bactérias que são prejudiciais à saúde humana, como ratos, ácaros, pombos, entre outros.

Caso isso ocorra, é necessário reformar o imóvel, o que gera gastos e reduz seu orçamento dedicado ao seu futuro, à sua saúde e ao seu lazer.

Outro ponto importante a ser considerado é a localização do imóvel dentro do terreno. Isto é, analisar a direção do imóvel em relação à projeção solar e aos ventos dominantes, para que se garanta uma boa circulação de ar no imóvel e uma insolação adequada.

Documentação

Uma etapa importante na compra de qualquer imóvel, a documentação deve ser exigida e analisada em seus mínimos detalhes, pois é ela que formaliza a compra e resguarda o consumidor em diversas situações.

Com a documentação em dia, você fica precavido de algumas dores de cabeça provenientes da ausência de documentos, prevenindo-se até mesmo de prejuízos que essa falta pode causar.

Um imóvel que caiba no seu bolso

Você deve escolher um imóvel que caiba no seu bolso, caso contrário, o que foi comprado com a intenção de lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida vai acabar piorando-a, aumentando sua preocupação e acarretando vários débitos financeiros a quitar.

Qual é a importância de um bom planejamento familiar e financeiro ao comprar um novo imóvel?

Tudo deve ser planejado nos mínimos detalhes. Caso você seja sozinho, é preciso ter a certeza de que é isso mesmo que você deseja para a sua vida e de que sua realidade financeira permite dar esse passo, o que exige muita disciplina e dedicação.

Caso você já forme uma família, mesmo que pequena, não deve tomar a decisão por si só. As outras partes envolvidas devem ser ouvidas para que a nova escolha atenda às expectativas de todos os moradores do próximo imóvel.

Devo contar com a consultoria de profissionais especializados?

Sim, especialmente para verificar questões como as condições dos imóveis e a sua posição em relação aos ventos dominantes da sua região e ao sol.

Há certas questões que apenas um profissional com expertise e experiência no assunto consegue verificar e antecipar. Por conta disso, sua presença nesse processo é fundamental. 

O ideal é que você conte com profissionais experientes e, sempre que possível, com especialistas de diversas áreas — como da construção civil, do mercado imobiliário ou do direito.

Dessa forma, a compra de um novo imóvel tem, sim, um grande potencial de influenciar positivamente na sua qualidade de vida.

Algumas medidas preventivas devem ser adotadas para que a compra atinja esse objetivo, mas se você tomar todos os cuidados necessários, a compra do imóvel tem tudo para ser bem-sucedida.

Gostou do post? Que tal assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos como este sobre imóveis e sobre o que uma compra bem-sucedida é capaz de proporcionar? Não perca tempo e assine já!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert