Prateleiras e nichos funcionam como grandes coringas da decoração e da economia de espaços. São itens indispensáveis para ambientes pequenos, porque não impedem a circulação e podem ser fixados em qualquer cômodo. Ao mesmo tempo, são essenciais para a organização de objetos de todo tamanho e formato.

Dada a sua versatilidade, bem como a economia que proporcionam na hora de decorar um ambiente, resolvemos detalhar como esses itens podem ser usados em seu lar. Quer conhecer quais são as vantagens, cuidados e possibilidades dessa ideia multiuso? Então, continue a leitura e confira!

Qual é a diferença entre estantes, prateleiras e nichos?

O que diferencia os nichos das prateleiras é que os primeiros são fechados e possuem uma forma geométrica bem definida, como quadrado, triângulo, hexágono e círculo. Já as prateleiras são lineares e abertas.

Ambos se diferenciam das estantes por não possuírem pezinhos e terem a sua sustentação garantida ao serem fixados em paredes. Contudo, já é comum encontrar algumas decorações que empilham os nichos ou instalam as prateleiras para funcionarem como estantes.

Quais são as vantagens de usar esses itens em sua casa ou apartamento?

A primeira grande vantagem dos nichos e prateleiras está na possibilidade de aproveitar espaços ociosos. Por exemplo, utilizá-los para organizar livros sobre a mesa de trabalho ou do computador já se tornou uma alternativa tradicional.

Esse seria um espaço inútil se não fosse usado dessa forma, pois uma prateleira ou qualquer outro móvel não fixado na parede concorreria pelo mesmo lugar de acomodação da mesa.

A segunda vantagem é a praticidade de deixar itens bastante usados sempre à mão. Sobre as prateleiras e nichos, podem ser deixados os temperos na cozinha, os objetos de higiene pessoal no banheiro, ou as garrafas no bar ou na varanda gourmet.

O terceiro benefício é a versatilidade. Não é possível usar um rack no banheiro ou um armário de cozinha no quarto, mas é viável trocar as prateleiras e nichos de lugares, bastando uma simples pintura e pouco trabalho para instalá-los em qualquer cômodo desejado.

Quais cuidados tomar na hora de selecionar os seus nichos e prateleiras?

Antes de comprar e usar esses coringas da decoração e praticidade, é fundamental tomar alguns cuidados.

Definição do local de instalação

Determine se usará prateleiras e nichos em substituição a algum móvel ou para otimizar um espaço. Em seguida, meça o local para não errar na largura e evite cortar a peça comprada, porque isso pode acabar com o acabamento do produto.

Qualidade

Sabendo do local de instalação, você conseguirá escolher o material mais apropriado. Algumas madeiras não suportam exposição à umidade e são inviáveis para banheiros e cozinhas, outros materiais são frágeis. Por fim, existem aqueles com um acabamento mal feito.

Peso suportado

Quase todos os fornecedores indicarão o peso limite que seu produto suporta. Observar essa capacidade máxima é fundamental, pois não é incomum ouvir pessoas contando que estavam em alguma atividade quando ouviram um barulho e, quando foram ver, descobriram que a parte de baixo do nicho havia cedido ou que a prateleira desabou.

Como usar esses itens?

Agora que você já sabe os cuidados, as vantagens e as diferenças entre nichos e prateleiras, é hora de imaginar as possibilidades de uso. Abaixo, listamos algumas dicas para que você inove na utilização desses itens.

Cuide da organização

A regra número um da utilização dos nichos e prateleiras é deixar tudo organizado. A segunda é não sobrecarregá-los com itens desnecessários, pois isso impedirá que você alcance outros objetos ou bloqueará a visão de outros itens decorativos. Contrariar essas duas regras levará à poluição e ao desconforto visual.

Harmonize os itens

Padrões e simetrias são buscados instintivamente pelo cérebro humano e decretam se um ambiente, pessoa ou objeto é belo ou feio. Qualquer combinação exótica em tamanhos precisará ser compensada pela harmonização de cores e vice-versa. Essa regra também vale para os nichos e prateleiras.

Por isso, procure utilizar potes, caixas organizadoras ou objetos que possuam alguma conexão entre si. Isso evitará que as pessoas estranhem o ambiente por causa de uma combinação pouco harmoniosa.

Use-os em ambientes pequenos

Sabe aquele pequeno vão entre o sofá e uma parede, ou o espaço sobre a televisão? Eles podem ser usados para fixar pequenas prateleiras e inserir quadros, porta-retratos e itens decorativos, ou para guardar pequenos objetos, como o controle remoto, tablets e leitores de livros digitais.

Destaque o espaço

Pintar ou usar um papel de parede de cor diferente apenas onde serão instaladas as prateleiras e nichos é uma boa forma de romper a monotonia do ambiente e destacar os itens decorativos.

Reforçar a iluminação com luzes embutidas também pode dar um destaque aos itens e, ao mesmo tempo, proporcionar uma luz menos intensa ao ambiente. Por exemplo, em quartos de bebês, essa dica pode funcionar para não ascender a lâmpada principal durante as madrugadas.

Adote-os em uma parede inteira

A parede atrás do bar pode usar os nichos hexagonais para formar uma espécie de colmeia para as garrafas de vinho e simular uma pequena adega. Já a que recebe a instalação da televisão pode ser decorada com prateleiras e nichos cuidadosamente combinados.

Mesmo em espaços maiores, sua utilização também é bem-vinda. Contudo, é preciso harmonizar, organizar e não sobrecarregar com a exposição de diversos itens.

Busque a praticidade

Se o seu desejo é armazenar a maior quantidade de objetos possível, as prateleiras e nichos também são uma opção. Essa alternativa é ideal para lavanderias, dispensas e cômodos menos frequentados.

Nesse caso, utilize caixas organizadoras e evite deixar um grande vão entre o término da caixa e a próxima prateleira. Esse simples cuidado agregará mais simetria ao espaço, facilitará a limpeza e descomplicará a organização.

Prateleiras e nichos podem ser usados em qualquer cômodo e em qualquer espaço, mas não de qualquer jeito. Por isso, planeje a utilização, faça uma boa avaliação do material e mantenha o ambiente sempre organizado. Caso contrário, o grande aliado da sua decoração se transformará em um vilão!

Você acredita que esses itens são uma alternativa para a sua decoração e podem agregar muita facilidade ao seu dia a dia? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e marque seus amigos que também possam se beneficiar dessas informações!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert