Comprar um imóvel exige pesquisa, precaução e dedicação de tempo e paciência até se chegar ao espaço ideal. Por isso, realizar o sonho do imóvel próprio pode não parecer tão simples, já que toda decisão precisa ser realmente planejada. Dessa forma, conhecer o apartamento decorado pode ser uma estratégia valiosa para esse processo de definição.

Visitar o decorado possibilita que o interessado na compra tenha reais informações sobre como o imóvel é e como pode ficar após estar pronto.

Neste post mostraremos os motivos para conhecer o apartamento decorado, daremos dicas do que deve ser observado durante a visita e apresentaremos uma ferramenta inovadora no mercado que possibilita a visita 360º online.

Tem interessa pelo tema? Então siga conosco e fique por dentro do assunto!

Por que conhecer um decorado?

Uma visão mais completa do imóvel

Claro que considerar valores e localização de um imóvel deve pesar na sua decisão, mas conhecer o apartamento decorado permite saber, por exemplo, se todas as metragens dos cômodos atendem às necessidades do comprador.

Os decorados são uma alternativa dada pelas construtoras, auxiliando seus possíveis compradores com uma visão mais completa do imóvel a ser adquirido. Para ter noção exata do espaço e a melhor forma de aproveitamento, é interessante conhecê-lo já mobiliado.

Como o imóvel estará preenchido com os utensílios do dia a dia, é importante observar também como se dá a dimensão dos espaços de circulação. Durante esse momento, é bom imaginar como a família ficaria no ambiente e descobrir se o ideal seria buscar um lugar maior ou menor ou, ainda, se será preciso fazer uma distribuição diferente dos cômodos.

A mudança é melhor planejada

Ao visitar o decorado você consegue se planejar melhor com relação à mudança. Pense se os móveis atuais cabem no espaço ou se você vai precisar fazer alguns sob medida. Considere também se o espaço comporta seus planos e os da sua família.

Muitas vezes, considerando somente a metragem da planta do apartamento a impressão é de que o espaço é muito pequeno e que não será suficiente para receber amigos e familiares. Mas o decorado pode te surpreender nesse sentido, já que todo o espaço é pensado e otimizado para o conforto dos moradores.

Pode ser usado como fonte de ideias

O imóvel decorado é uma grande fonte de inspiração para você aplicar no seu novo apartamento. Aproveitamento de espaço, truques de decoração e outros insights podem vir da sua visita ao local.

Permite tirar dúvidas com o corretor

É importante que, durante sua visita, você tire todas as dúvidas com o corretor. Medidas, memorial descritivo, possibilidades de alteração de estrutura, vista do apartamento, etc. Aproveite a visita para explorar os detalhes e saia bem informado!

Possibilidade de conhecer os arredores

Além disso, ao conhecer o empreendimento, você também pode explorar melhor os arredores. Uma sugestão é conferir a existência de hospitais, escolas, creches, mercados e comércio no entorno, assim como investigar o trânsito da localidade.

Decorados podem indicar credibilidade da empresa

Empresas e construtoras que disponibilizam apartamentos decorados estão à frente no mercado. Por serem projetados por arquitetos, esses locais passam por análise e estudos de profissionais especializados no tema, o que também pode servir de auxílio para você.

Há empresas que disponibilizam, inclusive, mais de um decorado, permitindo que o cliente analise mais de uma opção existente.

Dessa forma, ao montar um decorado a construtora demonstra estar alinhada às necessidades dos compradores e que deseja dar suporte aos seus clientes.

O que analisar durante a visita?

Já que conhecer o apartamento decorado pode auxiliar em uma decisão, é preciso ficar atento a alguns pontos durante essa visita:

  • pense o que será possível fazer no apartamento, considerando, por exemplo, se vale reproduzir o decorado no apartamento real;
  • observe como foi feita a divisão dos cômodos e se há espaço satisfatório para circulação;
  • considere a vista das janelas e varandas, se houver;
  • refaça as medidas e veja se os móveis do ambiente possuem o tamanho real, lembrando-se de comparar essas medidas com as dos seus móveis — guarda-roupas devem ter pelo menos 60 centímetros de profundidade, já os armários da cozinha devem ter no mínimo 40 centímetros;
  • visitar mais de uma vez o espaço pode ser interessante;
  • busque opiniões de diferentes pessoas — é possível levar um arquiteto para te auxiliar;
  • fique atento aos modelos que possuem sala ampliada, por exemplo, ou sem alguma parede.

Já conhece a ferramenta visita 360º online?

A tecnologia tem sido uma grande aliada para construtoras e imobiliárias. O uso da Realidade Virtual (VR) permite o chamado tour virtual em 360º a espaços que estão disponíveis para compra ou locação.

Entre as vantagens desse tipo de sistema está a de ver o espaço sem a necessidade de deslocamento físico e permitir que mais locais sejam conhecidos pelo cliente, já que se economiza tempo de deslocamento.

Também é um diferencial poder ter a experiência de visitação mesmo em imóveis que ainda estão na planta. Para corretores, imobiliárias e construtoras também há ganhos, já que custos são reduzidos, por evitar deslocamentos.

Por ser um tour de 360°, é possível visualizar o espaço sob qualquer ponto de vista, transportando o cliente virtualmente para o local.

Algumas empresas de construção civil, como a ViaSul, já disponibilizam a seus clientes esse tipo de ferramenta, garantindo conforto e comodidade.

Seu uso, porém, não tem como objetivo substituir totalmente as visitas a apartamentos decorados ou a imóveis à venda. Pelo contrário: a intenção é permitir que mais unidades sejam mostradas aos potenciais cliente, aumentando oferta e procura de todas as partes.

Com o passar do tempo, o consumidor se tornou mais exigente no momento da compra da casa própria, o que acabou motivando as construtoras a investirem em ferramentas mais eficazes para atraí-lo, como os apartamentos decorados.

Não por acaso, conhecer esses locais é uma tendência e uma ótima alternativa para ajudar interessados e tomarem a decisão mais acertada.

Agora que você já sabe por que é tão importante conhecer o apartamento decorado, entre em contato com a ViaSul e fique por dentro das novidades no mercado imobiliário.