Alugar imóvel ou financiar? Essa é uma dúvida que surge com frequência, mas que pode ser resolvida levando em conta algumas questões antes de uma decisão final. 

A questão financeira é o primeiro fator a ser considerado, já que de nada adianta assumir uma dívida que não poderá ser paga ou até mesmo decidir pela locação e perder a oportunidade de investir seus recursos. 

Neste post mostraremos as vantagens e desvantagens envolvidas na decisão entre alugar imóvel ou financiar um espaço. Tem interesse no tema? Siga conosco e tome a decisão mais acertada! 

Planejamento é fundamental

Para não se arriscar tomando uma decisão pouco acertada, faça um bom planejamento financeiro, entendendo a sua renda, os seus gastos, se as parcelas do financiamento cabem no seu orçamento ou se o aluguel é um risco menor, no seu caso. 

No financiamento da casa própria, a tendência é que as parcelas sejam lineares e decrescentes à medida que a dívida vai sendo quitada. Já no caso da locação, o valor a ser pago tende a crescer de acordo com a inflação e dos reajustes em contrato, que podem ser feitos anualmente. 

Especialistas do mercado indicam uma conta simples para calcular a taxa de aluguel e verificar qual das opções é válida. Pegue o valor do aluguel e divida pelo valor de venda do imóvel e multiplique por 100.

Para ficar mais claro, daremos um exemplo: Pense em um imóvel cuja locação tem o custo mensal de R$ 1 mil. Se você fosse comprá-lo, pagaria R$ 160 mil. Assim, se chegaria a uma taxa de aluguel de 0,63% ao mês. 

Com esse percentual deve-se comparar com as alternativas de investimento, como a poupança ou CDB. Caso a taxa de aluguel seja maior que o rendimento das aplicações, o recomendável é comprar o imóvel.  Isso caso já tenha um dinheiro para pagamento à vista. 

Caso seja necessário financiar, é preciso comparar a taxa de aluguel com o chamado Custo Efetivo Total do Financiamento, que é informada pela instituição financeira. Quando a taxa de aluguel for maior, normalmente compensa comprar o imóvel. 

Agora que já entendeu a importância do planejamento financeiro, acompanhe abaixo um comparativo com as vantagens e desvantagens entre alugar imóvel ou financiar.

Financiamento

Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário? Então, siga em frente!

Demanda maior planejamento financeiro

Por se comprometer com mais parcelas e em longo prazo, quem opta pelo financiamento acaba se pressionando a garantir um planejamento financeiro. Assim, a ideia de poupar está sempre presente. Sem dúvidas, o hábito de poupar reflete de forma positiva no dia a dia da família.

Há variedade de opções e pagamentos

A compra de uma casa ou apartamento por meio de financiamento pode envolver imóveis usados, novos, antigos, na planta ou até a construção de uma casa do jeito que você realmente quer. Além disso, o financiamento é flexível e permite a personalização do bem a ser adquirido. 

Há atualmente programas de financiamento voltados para todo o tipo de renda e condições de pagamento, como o Minha Casa Minha Vida. 

Proporciona personalizar os ambientes

Um espaço decorado e adequado às necessidades é possível caso decida pela compra de um imóvel.  Assim, você terá liberdade para investir em projeto de interiores e paisagístico, bem como em futuras reformas e melhorias que agradem toda a família. Móveis padronizados e desenhados para cada espaço são possíveis. 

Oferece qualidade de vida para a família

Saber que se está investindo em um patrimônio para a família é uma segurança, já que no futuro o bem poderá ser usado para outra compra ou investimento. Ter um lar para chamar de seu também garante tranquilidade e conforto a você e seus familiares. Além disso, você estará sujeito às suas regras, sem precisar responder ao verdadeiro proprietário de um espaço alugado. 

Há incidência de juros 

Porém, esteja ciente de que, ao optar por um financiamento, certamente será necessário pagar um valor maior do que o que realmente vale o imóvel, já que as taxas de juros serão cobradas por instituições financeiras. Além disso, para financiar, muitas vezes é necessário ter em mãos uma parcela correspondente à entrada. Usualmente, o financiamento é de até 80% do valor do imóvel. 

Aluguel

Pensa em alugar um imóvel? Nesse caso, é bom conhecer as vantagens e desvantagens antes de assinar o contrato. Leia mais logo abaixo!

Os contratos são mais curtos

Quem opta pela locação obtém flexibilidade no prazo de locação, uma vez que os contratos são mais curtos. Com isso, é possível ter liberdade para mudar de imóvel em pouco tempo, seja por motivo de mudança de cidade ou até por optar por uma nova localização para residir. Quem não pretende se manter fixo em uma cidade, é a melhor opção. 

Permite economizar

Quem pretende comprar a casa própria, mas ainda não está financeiramente preparado, pode usar a locação como uma forma de incentivar o planejamento financeiro e a economia de recursos até que o sonho da aquisição de um imóvel seja realizado. 

Oferece mais segurança em eventuais contratempos

Em caso de demissão ou mudança de emprego, quem mora de aluguel pode optar por se transferir para um imóvel que envolva despesas mensais menores, já que o prazo do contrato é menor. Essa é uma decisão que não poderá ser tomada caso o bem esteja financiado, uma vez que o compromisso mais duradouro para quitação das parcelas mensais já terá sido assumido. 

O espaço é menos personalizado

Além de o recurso pago mensalmente na locação ser perdido, já que a parcela não está sendo investida na aquisição do bem, quem opta pela locação precisa abrir mão de ter um espaço decorado da forma como sempre sonhou. Mesmo que o proprietário do imóvel permita reformas, em caso de mudança as alterações valorizarão a propriedade locada, mas você não receberá nada por isso.

É importante estar ciente de que o proprietário do imóvel pode solicitar a saída do inquilino a qualquer momento, desde que respeitando os prazos do contrato. 

Decidir entre alugar imóvel ou financiar pode parecer complicado, mas colocando na balança as vantagens e desvantagens envolvidas em cada modalidade é possível chegar a uma equação que agrade o bolso, mas que também agregue bem-estar a toda a família. 

Agora que você conheceu as vantagens entre alugar imóvel e financiar saiba também como quem tem baixa renda pode financiar um apartamento via Minha Casa Minha Vida