Atualmente, o tipo de imóvel mais procurado e requisitado é o apartamento com ambientes integrados, afinal, as pessoas desejam a tão sonhada cozinha americana e as salas conjugadas. Essa é uma tendência atual da arquitetura e cada vez mais desejada, portanto, se você quer comprar um imóvel, essa é uma excelente opção e que proporciona praticidade e diversos benefícios.

Mas o que são ambientes integrados? São imóveis nos quais a cozinha é, de certa forma, unida à sala de jantar. Ou, então, as salas são integradas com a varanda e, inclusive, pode-se ter até um closet que está integrado com o quarto e uma suíte. São inúmeras as possibilidades, e essa integração proporciona diversas vantagens.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e não perca!

Como são os modelos de apartamento com ambientes integrados?

Conforme citamos, os modelos de apartamento com ambientes integrados podem ser variados, afinal, é possível integrar diversos ambientes ou optar por apenas alguns. As opções mais comuns são a cozinha americana e as salas conjugadas. Existem também as suítes com closet e as varandas que podem ser integradas aos quartos ou às salas.

Como surgiu o conceito de ambientes integrados?

A tendência cada vez mais crescente de integrar ambientes se originou nas décadas de 50 e 60, tanto do conceito aberto de construções americanas quanto dos lofts e studios presentes em alguns países, como Estados Unidos e Inglaterra.

Contudo, além desse conceito, a redução do tamanho dos imóveis também fez com que a integração de ambientes fosse mais valorizada, permitindo que a redução não impactasse tanto na sensação de amplitude e na circulação.

Quais os benefícios do apartamento com ambientes integrados?

Maior sensação de amplitude

Atualmente, muitos imóveis apresentam menores dimensões, o que torna a integração de ambientes ainda mais atrativa, afinal, quando eles são integrados, não importa se o imóvel é grande ou pequeno, ele parecerá mais amplo.

Essa sensação ocorre uma vez que, sem a parede, o arquiteto ou decorador conseguem utilizar, de forma mais otimizada, o ambiente e proporcionar mais locais destinados à circulação.

Maior convívio social

A integração entre ambientes proporciona uma melhora no convívio social, pois, como os cômodos estão conectados, as pessoas podem se comunicar e interagir mesmo em diferentes ambientes.

Por exemplo, uma mãe — ou pai — que está na cozinha pode ver os filhos que estão na sala, ou um anfitrião que está na cozinha pode conversar com os convidados que estão na sala.

Melhores iluminação e ventilação

A integração pode ser feita tanto entre ambientes internos e externos quanto entre ambientes internos apenas.

Contudo, mesmo assim, com a redução das barreiras físicas, como paredes, automaticamente, a iluminação e a ventilação são melhoradas, pois a luz e o ar conseguem chegar facilmente aos demais cômodos. Dessa forma, tornam o espaço mais arejado, reduzindo custos com iluminação e, até mesmo, alguns problemas, como mofo.

Além disso, quando ocorre a integração de ambientes internos com externos, há maior contato com a natureza e maior transmissão de tranquilidade de um ambiente de lazer, como uma varanda ou jardim, para o restante do imóvel.

Melhor aproveitamento do espaço

As paredes não fazem apenas a divisão entre ambientes, mas também ocupam espaço interno do imóvel, então, quando são removidas, automaticamente, há mais espaço disponível, tanto para a circulação quanto para a colocação de móveis.

Qual a importância da escolha do condomínio?

Escolher um bom condomínio também faz toda a diferença ao optar por um apartamento com ambientes integrados, afinal, de que adianta um lindo apartamento sem espaço de lazer ou com um custo muito alto e que não proporciona qualidade de vida?

Portanto, é importante aliar estes dois fatores: a beleza e a qualidade do imóvel, com as comodidades existentes no condomínio, assim como o custo — uma vez que esse é um fator que pode valorizar o bem.

Contar com espaço gourmet e salão de festas

O espaço gourmet é um ambiente que também apresenta o conceito de integração, já que pode estar conjugado com a área de recreação, churrasqueira e salão de festas. Condomínios que contam com espaço gourmet e salão de festas permitem uma grande praticidade e economia, afinal, sempre que desejar, é possível fazer uma comemoração ou receber amigos — seja uma festa de aniversário, seja um churrasco, seja, até mesmo, uma comemoração, como chá de bebê, de lingerie, de panela etc.

O espaço gourmet e o salão de festas também proporcionam maior conforto e praticidade, uma vez que permitem que o número de convidados seja maior sem a preocupação de sujar e bagunçar a casa. Além disso, esses elementos proporcionam uma integração ainda maior, afinal, você terá tudo isso sem sair do seu próprio endereço.

Dispor de lazer completo

Com a correria do dia a dia, contar com lazer completo na “varanda de casa” é maravilhoso tanto no quesito praticidade quanto em relação à segurança e também ao custo — já que o lazer externo demandaria um gasto muito superior. Por isso, avalie se o imóvel apresenta piscina adulta e infantil, espaço gourmet, salão de festas, playground, espaço fitness, espaço melhor idade e também praças e ambientes de convivência.

É importante destacar, porém, que, além de buscar um apartamento com ambientes integrados e área de lazer, é imprescindível ter em mente que, no conceito aberto de construção e decoração, a bagunça também ficará mais à vista, demandando um maior cuidado para que o imóvel não apresente um aspecto desordenado. Também é importante atentar à decoração, uma vez que essa também precisa ser integrada, conectada e apresentar sintonia entre os ambientes integrados.

Além disso, outro aspecto essencial ao escolher um apartamento com ambientes integrados e obter a tão sonhada cozinha americana, as salas conjugadas ou a suíte com closet é verificar se o empreendimento foi construído de forma segura e com a devida qualidade. Para isso, avalie sempre a construtora, afinal, um imóvel sem qualidade pode proporcionar diversas despesas e problemas.

Gostou deste texto e de conhecer mais sobre o apartamento com ambientes integrados, seu surgimento e seus benefícios? Então, aproveite a visita ao blog e conheça o empreendimento Vale Supremo. Nele, além de sala integrada e cozinha americana, você também conta com lazer completo, entre outros benefícios e praticidades!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert