Imagine escolher o imóvel, correr atrás de todos os documentos necessários para a compra, acertar o financiamento e se deparar com o problema de vaga na garagem? Antes de comprar uma propriedade, é preciso estar atento a esse aspecto.

Comprar um apartamento com garagem demarcada pode evitar muitos problemas e dores de cabeça com vizinhos e, até mesmo, preocupações no dia a dia. Cada condomínio possui regras específicas para o uso das áreas comuns, o que inclui as garagens. Por isso, é preciso saber se a vaga é demarcada, comum, própria, entre outros aspectos.

Neste post, mostraremos alguns motivos para comprar um apartamento com garagem demarcada. Explicaremos também quais os tipos de vagas existentes nos edifícios. Interessa-se pelo tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Quais são os principais tipos de vagas de garagem?

Nem todo mundo sabe, mas as vagas de garagem são determinadas juridicamente. Portanto, elas podem ser de três tipos.

As autônomas não estão diretamente ligadas ao apartamento e podem ser comercializada. Elas podem ser compradas em separado, como uma vaga extra. Por isso, deve-se pagar IPTU e condomínio por elas.

As vagas determinadas são aquelas que estão na escritura do imóvel. Elas até podem ser vendidas, mas quando isso acontece, a fração ideal não é transferida para o comprador. Elas são preferidas pela maioria dos condôminos, pois suas localizações são fixas, conforme o memorial descritivo do imóvel. As despesas de IPTU já constam na escritura.

Por sua vez, as vagas indeterminadas são do condomínio, e o morador possui o direito de usá-las, portanto, não podem ser vendidas. Normalmente, a determinação de quem tem direito ao uso de cada vaga acontece por sorteio, que pode ser anual ou a cada dois anos.

Quais são as vantagens de apartamento com garagem demarcada?

Evita incomodar vizinhos

No geral, condomínios que não possuem vagas demarcadas definem o uso do espaço por ordem de chegada dos carros. Nesses casos é que ocorrem os principais problemas envolvendo o estacionamento de veículos.

Quando uma vaga de garagem é presa, seu carro poderá ser travado pelo do vizinho. Assim, para retirar o veículo, provavelmente será necessário acionar o outro morador. No caso de vagas demarcadas, é possível evitar esse incômodo, uma vez que cada um terá seu espaço previamente determinado.

Ajuda você a se livrar de perder tempo

Imagine toda vez que você for sair de casa precisar acionar o vizinho para que ele retire o carro? Ou, em caso inverso, você está dormindo ou descansando e é chamado para manobrar seu veículo?

Ao comprar um apartamento com garagem demarcada, esse tipo de perda de tempo não ocorrerá, facilitando que se entre e saia da garagem mais rapidamente, por exemplo.

Também não será preciso buscar vagas para o carro após um dia exaustivo de trabalho ou em uma data em que você acaba chegando mais tarde em casa e perde seu espaço para um vizinho que chegou antes.

Oferece mais segurança e proteção para o veículo

Imagine ter que sempre contar com a paciência e a atenção do vizinho? Em alguns casos, é de praxe, até mesmo, deixar uma cópia da chave do veículo com outro morador que participa da divisão da vaga, mas isso pode gerar riscos de estragar seu carro.

Provavelmente, você não conseguirá saber, ao certo, se alguém foi realmente culpado por um arranhão no seu veículo, por exemplo. O incômodo pode até mesmo fazer você deixar o carro na rua por algum tempo, aumentando o risco de danos ou de roubo.

Além disso, não tenha dúvidas de que se habituar a manobrar o carro para estacionar em um mesmo lugar tornará essa ação muito mais simples do que se a cada dia você precisar colocar seu veículo em um espaço diferente. Também se economiza tempo dessa forma.

Possibilita receber amigos e usar a garagem para eles

Ao comprar um apartamento com garagem demarcada, você poderá ainda receber amigos e permitir que eles utilizem sua vaga para guardar o carro, caso ela esteja desocupada. Isso pode ser uma grande comodidade.

Por que as regras devem ser claras e previamente definidas?

Qualquer regra que dispõe sobre vagas de garagem do condomínio deve constar nas leis condominiais, especialmente na convenção do condomínio ou no regimento interno.

Para imóvel comprado por meio de programas, como o Minha Casa Minha Vida, é preciso estar atento às normas específicas. Cada empreendimento tem sua própria forma de definir a demarcação de vagas, podendo ser conjuntas ou individuais, marcadas ou livres.

Se forem conjuntas ou individuais, é possível se informar a respeito ao fazer a compra da propriedade, uma vez que esse dado deve constar no projeto de construção. Já as regras das vagas marcadas ou livres são definidas pelo condomínio, via regulamento.

Quando o morador não possui carro, o regime interno do programa determina em seu artigo 74, por exemplo, que é proibido o aluguel das vagas de garagem para pessoas que não residem no condomínio.

No caso do estacionamento para visitantes, o mesmo regimento especifica que a permanência nas dependências do condomínio poderá ser de, no máximo, 20 minutos, obrigando, por exemplo, identificação dos horários de entrada e de saída. Tudo isso apenas quando alguma vaga estiver disponível.

O que observar em uma vaga de garagem?

Ao visitar o imóvel de interesse, além de saber claramente como é a distribuição das vagas, inspecione o local de estacionamento e analise a dificuldade de manobras. Se o estacionamento é feito de uma forma que facilite essa tarefa e tem espaço amplo de manobras, esse já é um excelente diferencial.

Acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção é outro ponto a ser considerado, assim como a existência de vagas para visitantes e espaço para descarregar compras.

Até mesmo o piso da garagem deve ser levado em conta. Materiais que evitam a necessidade de lavagem frequente permitirão menor consumo de água, o que, consequentemente, reduzirá o valor do condomínio.

Compreender o funcionamento da garagem pode prevenir conflitos e desentendimentos futuros. Por isso, é tão importante que esse cuidado seja tomado antes mesmo de definir a compra do imóvel. Assim sendo, comprar um apartamento com garagem demarcada pode ser a solução para vários problemas.

Agora que você já conhece os principais motivos para comprar um apartamento com garagem demarcada, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário!