A aquisição de um apartamento é um passo importante e sonhado por muitas famílias, certo? Por isso, é fundamental conhecer o local onde vai comprar o imóvel antes de tomar qualquer decisão. Já pensou em comprar um apartamento em Belém?

Neste post, indicaremos 7 coisas que você precisa saber antes de adquirir um apartamento em Belém. Vamos mostrar informações sobre a cidade, como história, características, benefícios para quem deseja morar e informações úteis que devem ser levadas em conta por um futuro morador. 

Se interessa pelo tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

1. História

Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou Belém do Pará, está localizada a nordeste do Estado do Pará, distante 120 km do mar. Capital do Estado, tem aproximadamente 1,4 milhão de habitantes. Primeira capital da região Norte do Brasil, Belém foi fundada em 1616. Ela é banhada pelo rio Guamá e pela Baia de Guajará, e é considerada uma península, sendo sua principal via de acesso a BR-316.

Antes de se tornar cidade, a região era ocupada por índios e sofreu forte influência estrangeira devido à disputa pelas terras por portugueses, holandeses, ingleses e franceses. As riquezas naturais presentes — especialmente, dos rios que banham a localidade e a Floresta Amazônica — fizeram com que a região fosse cobiçada. Isso resultou na mistura de raças que ali ficaram, com caboclos, mamelucos e cafuzos.

2. Ranking de melhores cidades do país

Belém aparece entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver, segundo estudo elaborado pela consultoria Macroplan em 2017.

E está em quinto lugar entre as melhores cidades do Norte do país, de acordo com os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), incluído no Atlas do Desenvolvimento Humano. Além disso, Belém está fora do ranking das cidades brasileiras com maior custo de vida.

3. Economia

A economia é focada nas atividades do comércio e serviços, mas há grande variedade de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras.

A Grande Belém, uma espécie de região metropolitana da cidade, integra o segundo maior parque industrial da Amazônia, contando com os portos brasileiros mais próximos da Europa e dos Estados Unidos.

Recentemente, os distritos industriais da região passaram por revitalização, assim como foi implantada a Hidrovia do Tocantins. Também chegou a Ferrovia Norte-Sul, que aumentou a expectativa de um novo ciclo de desenvolvimento.

Essa economia diversificada aumenta a oportunidade de empregos. Belém é uma cidade muito procurada e, além de turistas, recebe pessoas vindas de outros Estados para trabalhar. O PIB de Belém é de R$ 28 bilhões, com renda per capita de R$ 20.034.

4. Infraestrutura e lazer

O Pará é um estado muito procurado por turistas devido à sua localização, história e atrativos turísticos. E claro, Belém não fica de fora disso, já que é a maior e principal cidade. Só em 2017, o Pará recebeu mais de 1 milhão de turistas durante o ano.

Há boa infraestrutura em Belém para os turistas e, consequentemente, para quem mora na cidade. Há três aeroportos, incluindo um internacional, que tem voos diretos para Europa, Estados Unidos, entre outros destinos. 

Entre os atrativos turísticos mais famosos, estão o Museu de Arte de Belém, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Círio, o Museu da Navegação, o Theatro da Paz, o Palácio Antônio Lemos, o Palacete Augusto Montenegro e o Memorial dos Povos.

O Centro Histórico de Belém, conhecido como Cidade Velha, é um atrativo à parte que merece ser conhecido devido aos imóveis históricos bem conservados e à reunião da cultura nativa em um só local. Tem ainda a Estação das Docas, com restaurantes e locais para relaxar e passear.

Para quem gosta de esportes, Belém tem dois times de futebol: o Clube do Remo e o Paysandu. Ambos não estão atuando na elite do futebol brasileiro, mas são considerados clubes de tradição.

5. Gastronomia

A gastronomia merece destaque e pode ser um ótimo motivo para convencer alguém a comprar um imóvel em Belém. Todo mundo quer comer bem e morar em um local com bons atrativos culinários, concorda? Essa é uma forte característica de Belém. A culinária paraense é uma das mais complexas, ricas e interessantes do Brasil, e se tornou referência para chefes de renome internacional.

Grandes restaurantes estão instalados ao longo da cidade, onde o forte são os pratos feitos com tucupi e jambu. É possível comer a preços acessíveis pato no tucupi, tacacá, maniçoba e açaí, uma gastronomia diferente da tradicional, mas que merece ser conhecida. Os doces e sorvetes também devem ser experimentados.

6. Meio Ambiente

A localização de Belém ao Norte do país faz com que ela seja especial em comparação com outras cidades brasileiras por um motivo simples: a natureza e o meio ambiente próprios da região. 

Belém é porta de entrada para a floresta amazônica e está situada às margens do rio Guamá, na foz do rio Amazonas. Além disso, está localizada na linha do Equador, garantindo um clima quente e úmido, com horário diário de chuvas. 

A capital é marcada pela presença de parques ecológicos, que formam um circuito de ecoturismo. No bairro do Nazaré, região nobre da cidade, um trecho de floresta de 50 mil metros quadrados ocupa um quarteirão. Lá, fica o museu Emilio Goeldi, que é referência mundial no estudo de insetos. Nessa área, está instalado também o parque zoobotânico, com exemplares de fauna e flora amazônicos. Belém também obteve o certificado Cidades Sustentáveis.

7. Onde morar em Belém

A cidade de Belém tem bairros em desenvolvimento e com boas oportunidades para sair do aluguel e comprar um imóvel próprio. Um deles é o bairro Parque Verde, também conhecido como Nova Belém.

O local é uma das melhores regiões da cidade, próximo ao Parque Shopping e avenida Augusto Montenegro. A região já tem toda a infraestrutura comercial disponível, como supermercados, farmácias e bancos.

Além disso, o acesso é rápido até as demais regiões da cidade, contando com transporte coletivo na porta e grandes rodovias de fluxo rápido.

Conhecer a história e se informar sobre as características da cidade são passos fundamentais para tomar a decisão de adquirir um imóvel. Dados sobre infraestrutura, atrativos de lazer e economia devem sempre ser observados.

Agora que você já se inteirou e sabe quais dicas devem ser seguidas antes de comprar um apartamento em Belém, entre em contato com a ViaSul e se informe sobre os empreendimentos imobiliários disponíveis na cidade!