A compra de um imóvel representa um alto investimento e, por isso, deve ser bem analisada antes de tomar qualquer decisão. No caso de um apartamento pronto para morar, um dos pontos de maior relevância e que precisa ser ponderado é a localização do imóvel. 

Conhecer bem o bairro e a sua localização, assim como segurança, comércio e facilidade de acesso são alguns dos muitos pontos relevantes e que influenciam uma escolha. 

Neste post mostraremos os principais fatores que devem embasar a escolha do comprador de um imóvel. Tem interesse no assunto? Siga conosco e fique por dentro do tema!

Rede de transporte público

Não importa se você tem como hábito se deslocar de automóvel particular. Isso não faz com que residir em um imóvel sem infraestrutura de transporte público seja uma alternativa.

Dependendo do local onde você ou os demais moradores do imóvel trabalham ou estudam, a existência de linhas de ônibus ou metrô/trem pode ser muito útil. Lembrando que nem sempre a realidade atual é imutável. Como a aquisição de um imóvel é uma decisão que estará presente na sua vida por muitos anos, é importante considerar que futuramente o transporte público seja relevante para você. 

Além disso, o transporte público pode te ajudar a fugir de engarrafamentos ou, até mesmo, economizar uma quantia interessante todo mês. 

Por isso, ao buscar um apartamento pronto para morar verifique se a região conta com estações de metrô e trem ou que ao menos tenha uma previsão de construção para esses itens. 

Pontos de ônibus em diversas ruas e terminais rodoviários podem ser de grande valia para quem precisa de velocidade nos deslocamentos diários. A distância dessas estruturas de transporte público em relação a sua casa precisa ser levada em consideração. Até porque isso influencia na segurança e também na possibilidade de usar ou não esse meio de transporte. 

Acessos ao bairro

Assim como o transporte público é fundamental, os acessos de entrada e saída do bairro também têm sua relevância. Antes de decidir pela compra, faça o trajeto do imóvel ao trabalho ou a locais que você já costuma frequentar. Veja se há ruas de fácil acesso, como é o trânsito em diferentes horários e quais os caminhos alternativos. Isso vai ajudá-lo a avaliar situações de trânsito intenso.

Distância para o trabalho

Como a ida ao trabalho é diária, veja se o deslocamento até ele não é tão dificultado em horários de pico. Coloque na ponta do lápis os gastos com combustível ou com o transporte público, tempo total de deslocamento na ida e na volta e avalie o custo-benefício da locação do imóvel. 

O deslocamento do futuro cônjuge ou até de eventuais filhos também devem ser pontuados. Crianças ainda muito pequenas, por exemplo, poderão sofrer um impacto negativo se o local for muito afastado das suas escolas, cursos ou locais favoritos.

Infraestrutura

Assim como a mobilidade é um fator de influência, a infraestrutura é um ponto relevante. Saneamento, iluminação das ruas próximas, funcionamento da rede de internet ou TV a cabo, situação das ruas e calçadas, atendimento dos serviços públicos, sinalização de trânsito são itens a levar em consideração. Tudo isso pode parecer algo muito óbvio, mas a ausência desses aspectos pode tornar sua vida em determinada localidade muito mais difícil. 

A rede elétrica e hidráulica precisa chegar até a propriedade e você deve estar atento a esse ponto, especialmente se o local estiver em desenvolvimento ou recebendo novos empreendimentos residenciais. A rede de esgoto também pode ser um problema, pois ela pode demorar a chegar, especialmente em regiões mais afastadas. Tudo isso precisa ser checado junto às companhias fornecedoras desses serviços.

Segurança

Ao pensar na localização do imóvel, a segurança também deve ser pontuada. Se você encontrar um apartamento pronto para morar, converse com os vizinhos, faça visitas recorrentes ao local em diferentes horários.

Busque dados sobre a segurança, disponibilidade de policiamento e companhias de polícias locais, índice de criminalidade, ocorrências de casos de crimes identificados no bairro, notícias de furtos e roubos próximos. Infelizmente a violência está presente em todos os locais do país, mas não há dúvidas de que há bairros mais perigosos do que outros e o quesito segurança é a maior preocupação dos brasileiros atualmente. 

Pontos comerciais

Imagine optar por um imóvel e precisar de grandes deslocamentos para resolver questões simples do dia a dia, como pagar uma conta ou fazer compras no supermercado? Assim, antes de escolher a localização de um apartamento, busque se informar sobre a variedade de pontos comerciais para os moradores. 

Antes de começar a negociar a compra, informe-se sobre a localização de padarias, farmácias, restaurantes, lanchonetes, escolas, sacolão, mercados, clínicas médicas, entre outros. 

Serviços oferecidos por salões de beleza, clínicas de estética, academia e, até mesmo, escolas de idiomas facilitam a vida de quem mora em determinado bairro. Para completar o quesito qualidade de vida, procure saber se há clubes, parques, praças, bares, restaurantes e shoppings por perto. 

Tranquilidade

A vida no entorno do imóvel também tem sua relevância. Isso porque morar ao lado de igrejas ou lugares onde ocorrem muitas festas, por exemplo, pode fazer a vizinhança inadequada a você se estiver buscando tranquilidade. Assim, observe os imóveis que estão ao redor do apartamento, qual a rotina próxima, se há grande agito, músicas até alta madrugada ou trânsito barulhento. 

Potencial

Analisar o potencial do bairro é primordial para quem quer lucrar com a locação ou venda futura do imóvel. Isso pode ser feito observando se existem projetos de investimentos na região, como a construção de vias mais largas, entre outras melhorias.

Ao buscar apartamento para morar é importante procurar por empresas que disponibilizam imóveis com excelente localização e que permitam valorização a longo prazo. Além disso, o lugar precisa oferecer segurança e conforto para você e sua família, como portaria 24 horas, permitindo facilidade de acesso e qualidade de vida no dia a dia, além de lazer completo pertinho de casa. 

Agora que você já sabe o que analisar no bairro ao escolher um apartamento pronto para morar, entre em contato com a ViaSul e fique por dentro dos melhores imóveis à disposição no mercado.