A sala de uma casa é um ambiente de convivência e, por isso, deve ter uma aparência especial e bem pensada. Como é nesse espaço em que costuma ficar o painel de televisão, é fundamental fazer no local uma decoração que harmonize.

Neste post mostraremos dicas para fazer a decoração da sala sem destoar do painel de televisão. É importante pensar nas cores, no estilo dos móveis e no aproveitamento dos espaços.

Tem interesse no tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Considere as cores das paredes

Por ser um objeto imponente e que ocupa espaço, é fundamental que o painel de televisão harmonize com o ambiente. Por isso, as cores das paredes no entorno são importantes.

Não é necessário que a parede seja branca se o painel for vermelho, mas a combinação das cores é necessária. Lembre-se que isso vale para todos os itens, inclusive para os objetos de decoração, que precisam estar no mesmo espectro de cores ou fazer sentido dentro de uma paleta de tons. Errar nisso pode ser fatal para a decoração.

Uma dica é colocar o painel da televisão em frente a uma parede preta. Isso dá um efeito interessante de amplitude.

Combine painel de televisão e rack

Painel e rack devem sim combinar. Não precisam ter a mesma cor, mas é melhor que estejam na mesma composição de tons. Nessa parte da sala, o ideal é evitar abusos. Assim, outros espaços podem ser destacados de forma mais interessante do que a televisão.

Aproveite as prateleiras do painel

Os painéis costumam ter prateleiras e esses módulos são ideias para ajudar na composição da decoração. Focar nesses nichos é uma forma de inovar e modernizar o espaço da sala.

Se o painel for preto, opte por objetos coloridos, mas de menor tamanho. Os itens muito chamativos podem atrapalhar quem está assistindo à televisão. O que for mais extravagante pode ficar em outros lugares.

Os painéis com prateleiras ainda podem ser ideais para resolver o problema dos fios aparentes, assim como da integração com a decoração. Junto com estantes, a televisão divide espaço com acessórios decorativos, livros e o que mais você quiser, deixando tudo equilibrado.

Atenção ao entorno

Painéis não devem ser usados como complementos de espaço, ao mesmo tempo, não é correto deixar grandes espaços da parede sobrando. Além disso, a instalação destes depende do local ideal e da incidência de luz, por exemplo. O acessório precisa ser funcional e não apenas bonito.

Combine painel com outros móveis

Como pontuado, se os objetos mais chamativos devem ficar em outros espaços além do painel, é preciso pensar em como combinar o acessório com os móveis. Não adianta ter uma sala toda de madeira de demolição e o painel com o rack ser de mogno, por exemplo.

Atualmente, existem diversos tipos de painéis. Os mais comuns são os de MDF, considerados mais resistentes e fáceis de decorar, com diferentes cores e modelos. Mas esteja certo de que não adianta investir nesses painéis e deixar o restante dos móveis de lado. Tudo deve ornar para garantir uma boa decoração.

A sala é um dos cômodos mais importantes para a qualidade de vida da família, justificando o investimento em decoração de forma a deixá-lo aconchegante. Os espaços que tem painel de televisão devem, portanto, ser bem planejados e convidativos.

Agora que você já aprendeu a combinar a decoração da sala com o painel de televisão, veja também como decorar casas pequenas gastando pouco.