Com tantas instabilidades e incertezas sobre a economia nacional e diminuição na oferta de emprego, diariamente noticiadas, vários brasileiros estão recorrendo às alternativas de obter renda extra para manter seus padrões de vida, realizar algum investimento ou buscar o desenvolvimento pessoal.

Apesar das dificuldades que vivenciamos em nosso país, nunca existiu um momento tão oportuno para quem deseja realizar uma tarefa paralela e obter um rendimento extra ao final do mês.

A expansão tecnológica e as novas necessidades que surgiram nos últimos anos abriram uma série de oportunidades que podem facilmente ser exploradas e gerar ganhos alternativos para as pessoas.

Neste artigo, nós vamos lhe mostrar 7 possibilidades para que você possa obter uma renda extra e aumentar os seus rendimentos mensais. Confira!

1. Trabalhar como freelancer

Você tem um hobby ou algo que goste de fazer nas horas vagas? Que tal transformar essa atividade em uma forma de obter renda extra?

Existem milhares de pessoas que têm talentos diversos e que podem facilmente ser explorados para ganhar dinheiro nas horas vagas, numa atuação freelancer.

Por exemplo, se você gosta de fotografia, possui ou tem acesso a bons equipamentos, pode atuar tirando fotos em eventos e festas nos fins de semana. Ou ainda, se você tem habilidade com instrumentos musicais, pode trabalhar dando aulas nas horas vagas ou realizando apresentações.

Mas não é somente no meio artístico que você pode atuar. Existem diversas funções que podem ser realizadas do conforto de sua casa, como: escritor ou redator, editor de imagens, bordados, costuras, dentre outros.

Enfim, são muitas as oportunidades para atuar como freelancer, bastando que você descubra para qual atividade tem aptidão e pesquise sobre a necessidade desse tipo de serviço na internet ou em sua localidade.

A grande vantagem do freelancer é a flexibilidade de horários. Como não há um contrato de trabalho convencional, não é necessário o cumprimento de jornadas e rotinas exaustivas. No entanto, o freelancer deve organizar bem o seu trabalho, para que a atividade seja realizada no tempo ou prazo exigido por quem o contratou.

2. Aplicar pequenos valores

Uma forma excelente de obter uma renda extra é investir em algumas aplicações financeiras de curto prazo e com baixo risco.

O mercado de investimentos é muito amplo e tem diversas oportunidades para os mais variados tipos de pessoa. Independentemente do seu perfil e condições financeiras, certamente existirá uma aplicação ideal para você.

3. Importar produtos e revender no Brasil

Acredite, dá para ganhar dinheiro comprando produtos de baixo valor no mercado internacional, por meio de portais como eBay e AliExpress, para revender no Brasil. Esses sites têm diversas peças, como roupas, calçados e acessórios para celulares que custam caro ou sequer existem no mercado brasileiro.

A grande vantagem que essas empresas online oferecem é o baixíssimo valor de algumas mercadorias. Assim, você pode comprar uma boa quantidade, para economizar no frete, e revender por um preço razoavelmente menor que as lojas do comércio local praticam.

Isso é perfeitamente possível, pois você não terá os altos custos que esses lojistas têm, como funcionários, aluguel, energia elétrica, tributos, contabilidade etc.

Além disso, você poderá atender às necessidades de várias pessoas que não têm acesso a esse tipo de material.

4. Vender roupas, acessórios ou equipamentos usados

O brasileiro tem mania de guardar tudo, no entanto, se você deseja obter uma renda extra, é bom abandonar esse velho hábito e começar a se desfazer de coisas que você não utiliza mais.

Não estamos afirmando que você deverá empurrar itens velhos, quebrados ou que não podem ser utilizados, mas sim produtos que podem ter uma melhor utilidade nas mãos de outra pessoa.

Sempre existe alguma coisa que pode ser vendida, algo que, mesmo estando em boas condições, você nunca mais utilizará. Por exemplo: roupas, acessórios, equipamentos de rádio, DVD, aparelho televisor… enfim, basta você fazer um pequeno inventário de objetos que podem ser vendidos para que muitos sejam encontrados.

5. Cozinhar para fora

Cozinhar para fora é uma atividade que gera renda extra e que é muito comum entre casais que acabaram de iniciar a vida matrimonial ou que ainda estão planejando se casar. Geralmente, a esposa ou noiva tem certa habilidade na cozinha e o esposo ou noivo auxilia no trabalho de vendas e entrega dos alimentos produzidos.

É uma excelente oportunidade para quem tem habilidade na cozinha e deseja utilizar esse talento para gerar uma renda extra e melhorar seus ganhos mensais.

6. Vender infoprodutos na internet

Uma atividade extremamente lucrativa e que vem crescendo exponencialmente é o mercado de produtos digitais, ou infoprodutos. Trata-se de cursos livres, minitreinamentos, palestras online, softwares ou ferramentas para computadores, etc.

Você pode atuar de duas formas nesse mercado: tendo um produto digital e divulgando-o nas redes sociais, sites e blogs da internet ou por meio do mercado de afiliados.

Um afiliado é uma pessoa que divulga os infoprodutos de outros empresários desse ramo, que já têm um produto digital, e recebem comissão a cada venda realizada pela sua indicação.

Algumas pessoas que iniciam nesse mercado com o objetivo de incrementar seus ganhos mensais acabam encontrando nessa atividade uma profissão altamente rentável e escalável, que proporciona estabilidade financeira e mais tempo livre.

7. Criar um blog

Se você tem aptidão em algum assunto e gosta de escrever e falar sobre ele, criar um blog pode ser uma excelente opção para obter renda extra.

Você pode ganhar dinheiro criando um blog sobre um assunto específico e se tornar parceiro do Google AdSense, uma ferramenta de publicidade do Google. Assim, quando o seu blog for aprovado, ele colocará anúncios de empresas parceiras e, a cada clique no banner que estará no seu site, você receberá uma determinada quantia em dinheiro.

Outra forma de monetizar um blog é oferecer espaço publicitário para empresas da sua região que pretendem divulgar sua marca na internet. Se o seu portal recebe muitas visitas mensais, você pode, inclusive, estender o trabalho para grandes empresas que atuam no cenário nacional.

Também é possível vender infoprodutos com o seu blog. Isso ocorre da seguinte forma: você seleciona um produto (físico ou digital) que tenha relação com o conteúdo do seu blog e, então, cria conteúdos que motivem as pessoas a adquirir esse material.

O produto a ser promovido pode ser próprio ou de um terceiro, desde que seja um material de boa qualidade e — principalmente — que você tenha autorização para revendê-lo.

Gostou deste artigo sobre as opções para gerar renda extra? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas poderão ter acesso a essas informações!