Você já se perguntou como comprar o primeiro apartamento? Isso é bastante comum entre quem deseja realizar o sonho da casa própria. A verdade é que, antes de se comprometer com esse investimento, é preciso ter alguns cuidados e se planejar corretamente para ter segurança ao fechar negócio.

Em meio a ansiedade para realizar essa compra, muitas pessoas ficam um pouco perdidas, sem saber por onde começar a se organizar. Pensando nisso, desenvolvemos um checklist com as principais dicas para a aquisição do primeiro imóvel. Acompanhe!

Defina o objetivo da mudança

Existem diversos fatores que motivam a aquisição de um imóvel: desejo de morar sozinho, necessidade de sair da casa dos pais, decisão de casar ou morar junto com o companheiro, entre outras. Definir esse objetivo é importante para traçar o perfil do apartamento.

Isso influencia nas opções disponíveis e nos preços ofertados, portanto, deve ser o ponto de partida ao se planejar para a aquisição. Nesse momento, também vale a pena definir características desejadas, como quantidade de quartos, vagas de garagem ou as áreas comuns do condomínio. 

Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é importante pois é ele que definirá a forma de pagamento e a faixa de preço do apartamento que você pode comprar. Nesse momento, é preciso analisar os seus rendimentos e despesas, considerando também os custos que terá após a aquisição.

Para isso, inclua despesas como as parcelas do financiamento, taxas de cartório, condomínio e outros gastos relacionados à moradia. Organizando o orçamento, você evita imprevistos e dificuldades financeiras no futuro.

Escolha uma localização

Com certeza, você encontrará diversas opções de imóveis para comprar. Porém, para acertar no investimento, defina as localizações mais interessantes para focar a busca. Aqui, você pode considerar fatores como segurança do local e a proximidade do trabalho ou outros pontos de referência.

Muitas vezes, morar perto do trabalho é importante para evitar horas de trânsito todos os dias. Em outras situações, um local mais afastado é a escolha ideal para quem deseja mais tranquilidade no dia a dia. Desse modo, a localização ideal dependerá dos seus objetivos com a aquisição. 

Busque uma empresa conceituada

Se você quer aprender como comprar o primeiro apartamento, um item que não pode faltar no seu checklist é a busca por uma empresa experiente para encontrar o melhor empreendimento. Uma ótima dica é procurar construtoras bem-conceituadas no mercado, que contam com ótimas opções de imóveis novos ou na planta.

Depois de tanto tempo de planejamento, é essencial encontrar um imóvel de qualidade e garantir a entrega no prazo. São diversos fatores que influenciam no resultado da construção, como projeto, materiais e mão de obra. Portanto, a experiência da empresa responsável é essencial para que o imóvel atenda às suas expectativas. 

Prepare-se para o financiamento

Depois de encontrar o imóvel ideal, é preciso assinar o contrato e definir a forma de pagamento. A mais comum é o financiamento, que oferece diversas linhas de crédito que facilitam a aquisição, como no caso do Minha Casa Minha Vida.

Portanto, é preciso organizar a documentação e verificar todas as regras para conseguir a aprovação do pedido. Alguns cuidados importantes são o pagamento da entrada e a comprovação da renda, além dos documentos do comprador, do vendedor e do próprio imóvel para que a instituição financeira analise o pedido. 

Saber como comprar o primeiro apartamento e se planejar corretamente é fundamental para garantir a compra do imóvel dos sonhos. Para não errar, siga o nosso checklist e conte com empresas de confiança para escolher a melhor opção para investir!

Gostou do nosso artigo? Então, não se esqueça de seguir nossas redes sociais para acompanhar outras dicas como essas. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Sonho da casa própria 2019Powered by Rock Convert