Entenda aqui como comprovar renda sem carteira assinada!

3 minutos para ler

Para quem tem um trabalho formal, ou seja, de carteira assinada, comprovar renda é uma atividade feita de maneira prática, por meio da apresentação de contracheques ou holerites que mostrem quando aquela pessoa ganhou por mês. Entretanto, trabalhadores informais não conseguem fazer o mesmo.

Neste texto, explicaremos algumas maneiras de como comprovar renda sem carteira assinada, permitindo com que você consiga alugar, comprar ou financiar um imóvel de maneira mais prática, evitando dores de cabeça relacionadas a essa situação e agilizando o processo para adentrar na sua nova moradia.

Se tornando MEI

Uma das maneiras de conseguir facilidade em comprovar renda sem carteira assinada é se tornando MEI. Quando se vira um Microempreendedor Individual, é possível começar a emitir Notas Fiscais, que podem ser utilizadas para comprovar renda. Além disso, eles são melhor vistos entre os bancos e financiadoras, uma vez que essa é uma maneira de deixar o seu trabalho “mais regular e profissional”.

Se tornando MEI, é possível adquirir alguns benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte. Essa também é uma maneira de conseguir mais clientes para o seu negócio, uma vez que muitas instituições e pessoas preferem atuar com quem emita Notas Fiscais.

Assim, caso você ainda não seja MEI, vale a pena estudar mais sobre esse tipo de formalização para avaliar se faz sentido com a sua atividade e receber os benefícios e vantagens que ela pode oferecer, bem como os custos e outras características que implicariam nesse processo e a melhor maneira de realizá-lo na sua região.

Apresentando a declaração do imposto de renda

Outra maneira de conseguir comprovar renda é apresentando a sua declaração do imposto de renda. Essa é uma forma de comprovar que a sua atividade está fornecendo lucros contínuos, além de mostrar para as financiadoras e bancos todas as suas formas de obtenção de renda, como investimentos ou aplicações financeiras.

Entretanto, como a declaração do IR apresenta apenas os ganhos relacionados ao ano anterior, algumas instituições financeiras podem pedir documentos extras, para que você consiga comprovar esse lucro de maneira mais recente, como uma maneira de facilitar a permissão de crédito.

Emitindo o DECORE

O DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) também é uma maneira de conseguir declarar a sua renda sem ter carteira assinada. Porém, emiti-lo gerará um custo, uma vez que ele só pode ser feito por um contador autorizado e que tenha uma inscrição em um órgão regional de competência.

A emissão desse documento é rápida e pode ser feita diretamente pela internet, mas é necessário fornecer ao contador alguns documentos que o permitem confirmar a sua remuneração mensal, como contrato de venda de bens, contratos de prestação de serviços, escrituras de vendas de imóveis, entre outros.

Portanto, é possível comprovar renda sem carteira assinada. Utilizando qualquer uma das dicas acima, você conseguirá alugar o seu apartamento ou fazer um financiamento do seu novo lar aqui na ViaSul: te ajudamos em todo o processo, além de oferecer facilidades para o pagamento.

Entre em contato conosco e vamos juntos conquistar o seu sonho do imóvel novo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário