Veja 4 dicas de como organizar um casamento com pouco dinheiro!

4 minutos para ler

Vai casar e não sabe como organizar um casamento com pouco dinheiro? Essa é uma época muito importante na vida de todos os noivos e que, por qualquer falta de planejamento, pode ser de muito estresse também. Uma das principais preocupações em relação a esse evento é o orçamento, mas com uma boa organização, é possível ter uma cerimônia econômica e linda.

Para ajudar nesse momento especial, decidimos fazer este post. Nele, traremos algumas dicas práticas do que fazer para não comprometer toda a sua renda e as suas economias sem deixar de ter um casamento dos sonhos.

Acompanhe!

1. Tenha um bom planejamento

Uma das primeiras perguntas a se fazer quando começar a organizar o casamento é quanto você pode gastar nele. Faça um planejamento de tudo aquilo que você deseja e do que aceita abrir mão em nome da economia, mas caso exista algo que você faça questão de ter nesse momento e não seja supérfluo, também coloque na lista.

Essa será uma época na sua vida de muito trabalho e organização. Conseguir se planejar de forma realista, nesse caso, fará com que toda empolgação e exaltação do momento não se transformem em motivos para gastar mais que o necessário. Lembre-se de que, depois da festa, outros gastos surgirão, como os com a moradia.

2. Faça pesquisas e orçamentos

Complementando o tópico anterior, uma das melhores formas de se organizar é consultar as finanças do casal e, só depois, fazer pesquisas e pedir orçamentos de tudo o que for essencial para o casamento. Já existem alguns sites e aplicativos que ajudam nessas tarefas, então é só fazer bom uso deles para salvar as suas finanças.

Uma boa dica é fazer uma planilha com todos os fornecedores que encontrar e, entre eles, escolher os que apresentarem o melhor custo-benefício. Cumprir todas essas tarefas com antecedência, aliás, traz mais uma vantagem: você pode conseguir descontos ou, no mínimo, formas de pagamento mais atrativas.

3. Tenha uma lista de convidados mais enxuta

Nem sempre a lista de convidados dos sonhos cabe no orçamento. Por esse motivo, ao começar a pensar nela, dê preferência para a família, os amigos imprescindíveis e os colegas de trabalho mais próximos. Depois, divida essa lista entre as pessoas essenciais e as que não seriam convidadas em caso de aperto. Se conseguir, corte alguns convidados nessa etapa mesmo.

Tenha em mente de que fazer um casamento para celebrar o momento perto das pessoas queridas é mais barato — e mais especial — que fazer um grande evento social. Dê prioridade aos momentos nos quais você se lembrará no futuro e não fique com a consciência pesada de cortar da lista aquela pessoa a qual você mal se lembrará daqui a alguns anos.

4. Opte pelo convite online

O preço dos convites pode variar bastante conforme o estilo da arte, do papel e do trabalho de quem fará a impressão. Por isso, uma boa opção — e mais barata — são os convites online. Eles também são mais práticos, já que você não precisará gastar ainda mais com o envio ou com o tempo em entregá-los em mãos para cada um dos convidados.

Esse tipo de convite já é muito usado em chás de panela ou para outras comemorações menores, mas nada impede de que sejam usados em casamentos. Para enviar, é só pensar na opção que se encaixar melhor na sua rotina e no dia a dia dos convidados: pode ser por e-mail, WhatsApp e até por mensagem direta nas redes sociais. Só não se esqueça de caprichar bastante na arte!

Viu só como organizar um casamento com pouco dinheiro e sem abrir mão do principal não só é totalmente possível como também é mais fácil do que parece? Entretanto, lembre-se de manter a calma durante o planejamento, para que nada seja capaz de estragar esse momento tão especial na vida de vocês como um casal.

Gostou do assunto deste texto? Achou as dicas interessantes? Então, aproveite para compartilhá-las nas suas redes sociais e ajudar familiares e amigos que também passam por essa fase!

Finanças em dia
Você também pode gostar

Deixe um comentário