Se você está pagando aluguel, talvez não veja a hora de adquirir seu próprio imóvel, não é verdade? Afinal, pagar por algo que é seu é uma ótima maneira de usar bem o dinheiro. Acontece que esse tipo de aquisição requer um bom planejamento financeiro. Por isso, é importante dar alguns passos a fim de conseguir poupar para comprar um apartamento.

Se você quer adquirir um imóvel, é essencial juntar dinheiro desde já, a fim de que a quantia necessária para dar entrada em um financiamento seja reunida. Então, continue a leitura e veja algumas dicas para ter sucesso nessa missão. Além disso, se você quer comprar um apartamento na região de Justinópolis, vai encontrar uma sugestão especial de leitura no final do artigo! Acompanhe!

Elimine as dívidas

Fazer um financiamento imobiliário envolve um bom planejamento. Entretanto, como você se planejará se tiver dívidas? Na verdade, dependendo das pendências financeiras que você tem, talvez nem seja possível conseguir a aprovação para financiar um imóvel. Além disso, ter dívidas tornará muito difícil acumular o valor necessário.

Por isso, elimine quaisquer pendências que você tenha. Para atingir esse objetivo, você pode até mesmo conseguir uma renda extra, a fim de agilizar esse passo.

Reduza despesas

A fim de poupar para comprar um apartamento, verifique para onde está indo o seu dinheiro e pense em formas de economizar. Será que você e os membros da sua família têm o costume de gastar sem necessidade? Assim que encontrar pontos de melhoria, reúna a família para que todos possam oferecer soluções.

Dessa forma, você verá que, em pouco tempo, sua despesa mensal diminuirá, o que contribuirá muito para o seu planejamento financeiro.

Guarde um pouco todo mês

A grande maioria dos bens que adquirimos por meio de parcelamento não requer uma entrada. O financiamento imobiliário, porém, exige um pagamento de cerca de 20% do valor do imóvel. Dependendo da situação, alguns fatores podem fazer com que a entrada seja menor.

Mas, de qualquer forma, é muito importante que você guarde um pouco de dinheiro todo mês. Tenha em mente que será necessário pagar, além da entrada, despesas com cartório e prefeitura. Por isso, seja disciplinado e poupe seu dinheiro regularmente.

Invista o dinheiro guardado

Já que é preciso guardar dinheiro, essa é uma boa oportunidade para aplicá-lo em algum investimento que ofereça um bom retorno, não é mesmo? Veja algumas opções:

  • a poupança, que é uma forma tradicional de guardar dinheiro, embora não apresente um rendimento tão atrativo;

  • os Títulos Públicos Federais, que podem ser adquiridos por meio do sistema do Tesouro Direto, oferecem um retorno melhor do que a poupança;

  • os CDBs, ou Certificados de Depósito Bancário, são uma ótima maneira de aplicar seu dinheiro e obter um bom rendimento;

  • as LCIs e LCAs, que são as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio, também oferecem um retorno atrativo.

Conforme este artigo mostrou, é essencial poupar para comprar um apartamento. O bom é que você não precisa reunir todo o dinheiro para pagar o imóvel à vista. Desde que tenha o suficiente para dar uma entrada, poderá financiar o restante, o que ajuda muito no planejamento dessa aquisição tão importante.

Está planejando poupar dinheiro para comprar um apartamento na região de Justinópolis? Para entender por que vale a pena morar lá, conheça as curiosidades da história de Ribeirão das Neves!