Como usar cactos e suculentas para decoração de apartamento

4 minutos para ler

Você quer dar um toque especial na ornamentação da sua casa, de forma prática e simples? Então, que tal optar por cactos e suculentas para decoração de apartamento? Talvez você nunca tenha pensado nessa possibilidade, mas ela é incrível.

Os cactos e suculentas proporcionam mais vida aos ambientes sem demandar muitos cuidados, além de serem extremamente duráveis. Essas plantas armazenam água em seus tecidos e, por isso, são bastante resistentes, podendo sobreviver em diversos locais e climas — possibilitando que estejam tanto em áreas externas quanto internas.

Quer saber mais sobre essas plantas incríveis que conferem beleza e sofisticação aos ambientes? Então, continue a leitura!

Quais os benefícios dos cactos e suculentas para decoração de apartamento?

Existem mais de 22 mil espécies de suculentas e elas são facilmente encontradas no Brasil. Com tanta variedade, você pode criar diversas opções que vão desde uma bancada ou mesa cheia delas, como também uma parede ou muro com diversos tipos — obtendo, assim, uma belíssima decoração com plantas. A seguir, apontamos alguns dos benefícios de contar com elas no apartamento.

Facilidade de manutenção

Como armazenam água e são provenientes de climas desérticos, são plantas extremamente duráveis, que não demandam muitos cuidados, de modo que a poda só é necessária quando não é desejado que a mesma cresça. Vale ressaltar a importância de que ela fique posicionada de forma a receber luz solar.

Necessidade de pouca água

Precisam ser regadas com baixa frequência, podendo ser de quinze em quinze dias em períodos frios, ou uma vez por semana em épocas quentes. A quantidade de água necessária é de aproximadamente duas colheres de sopa.

Adaptação a ambientes internos

Os cactos e suculentas podem ser utilizadas em ambientes internos, deixando o cômodo mais arejado e, ainda assim, apresentarão elevada durabilidade, desde que expostas ao sol para evitar o aparecimento de pragas, como os pontos brancos que empestam as folhas.

Como utilizar cactos e suculentas na decoração de apartamento?

Os cactos e suculentas podem e devem ser misturados, já que essa versatilidade proporciona adaptação entre os tipos posicionados em conjunto. Dessa forma, é possível criar ainda mais detalhes e obter diferentes resultados. Confira, a seguir, algumas opções.

Montar um jardim suspenso

O jardim suspenso é uma excelente ideia para locais que não apresentam muito espaço, possibilitando a presença marcante do verde. Consiste, basicamente, em colocar diversos vasos em uma parede ou muro.

Usar como centro de mesa

Quando usadas como centro de mesa, podem ser combinadas com diversas espécies ou elementos como pedras, madeira e outros objetos da sua preferência. Também é possível organizá-las de modo a fazer um desenho ou formato diferente.

Criar vasinhos decorativos

São inúmeras as possibilidades de vasinhos para as suculentas e cactos. É possível inseri-las em xícaras, canecas, jarros de outras plantas, maletas, estátuas etc. Nesse momento, a criatividade é uma grande aliada, uma vez que elas podem ser colocadas em diversos recipientes e vasos, remetendo a variados estilos de decoração.

Quais cuidados são necessários com cactos e suculentas?

Manter cactos e suculentas em apartamentos requer algumas atenções, como verificar qual o tamanho da planta e se é necessário algum cuidado específico. Além disso, é fundamental não regar com muita frequência e nem em grandes quantidades.

Vale ressaltar, também, a importância de deixar os cactos e suculentas expostas ao sol, além de adubar o solo com certa frequência, de modo a garantir que as plantas continuem saudáveis e bonitas.

Contudo, mesmo assim, é uma ótima ideia usar cactos e suculentas para decoração de apartamento, afinal, eles são extremamente práticos de cuidar, duráveis e proporcionam benefícios que vão além da beleza.

Gostou deste texto? Então, o compartilhe em suas redes sociais, assim mais pessoas poderão descobrir essa possibilidade incrível!

Você também pode gostar

Deixe um comentário