Por se tratar de um bem de alto valor, muitas pessoas ainda esbarram em dificuldades financeiras para adquirir a casa própria. Por isso, o crédito habitacional se tornou um dos principais aliados daqueles que desejam adquirir um imóvel novo. Entretanto, antes de solicitar o crédito, é muito importante entender os detalhes das condições de financiamento.

Os diversos aspectos que envolvem esse tipo de operação podem gerar inúmeras dúvidas nos interessados. Por isso, neste texto, explicamos os principais aspectos que devem ser considerados na hora de escolher um financiamento de acordo com o seu perfil financeiro. Confira!

Entenda os tipos de financiamento

Em linhas gerais, atualmente é possível financiar a compra de um imóvel a partir do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Criada pelo Governo Federal, a primeira modalidade pode ser custeada pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desde que:

  • as parcelas não comprometam mais de 30% da renda mensal do comprador;
  • a aquisição seja feita por Pessoa Física (PF);
  • o pagamento ocorra em até 420 meses;
  • o valor máximo do imóvel seja de R$ 950 mil para o Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo ou R$ 850 mil para as demais regiões do país.

Já para o SFI as regras são complementares ao Sistema Financeiro de Habitação. Ou seja, é uma linha de financiamento exclusiva para imóveis acima dos valores preestabelecidos. Além disso, não há limite para comprometimento da renda e o valor do financiamento pode chegar até 90% do imóvel.

Programe-se financeiramente

Ao identificar a oportunidade de comprar um imóvel, é natural que a pessoa seja tomada por sentimentos entusiastas. Entretanto, é fundamental se ater a um planejamento financeiro eficiente. Afinal, esse tipo de despesa poderá comprometer sua renda por longos períodos e qualquer erro será extremamente nocivo para sua vida financeira.

Portanto, o primeiro passo é encontrar um imóvel que se adeque às suas capacidades financeiras. Não tão raro, no calor da emoção podemos nos deixar levar por propostas distantes da nossa realidade. Sendo assim, é de extrema importância seguir um planejamento antes de fechar um contrato de financiamento imobiliário.

Use simuladores de crédito

Atualmente, uma série de serviços de crédito está disponível no mercado. Por isso, as ferramentas para auxiliar as tomadas de decisões, como os simuladores, são essenciais. Com esse tipo de suporte é possível observar as diferentes taxas de juros aplicadas por uma ou mais instituições financeiras.

A partir da projeção de compra, torna-se mais fácil definir qual tipo de financiamento é o mais indicado. Além disso, você poderá estudar sobre o custo mensal de cada parcela durante a vigência do financiamento, descobrindo qual o valor exigido na comprovação de renda, entre outros serviços disponibilizados por esse recurso.

Pesquise o Custo Efetivo Total (CET)

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a taxa de juros não é o único índice que define o preço de um financiamento. Na verdade, outras despesas podem incidir sobre o valor total, como os encargos, as despesas contratuais, os seguros e demais custos aplicados pelos bancos. 

Em função disso, nem sempre a menor taxa de juros será a mais vantajosa, afinal, o Custo Efetivo Total (CET) da dívida pode ser maior — elevando a despesa ainda mais. Vale destacar que todas as instituições financeiras são obrigadas a informar detalhadamente as despesas de um contrato de crédito no ato da assinatura.

Entre as principais linhas de crédito disponíveis, para escolher a opção mais conveniente é indispensável analisar as condições de financiamento. Como vimos, diversos aspectos influenciam o custo dessa operação. Assim, uma escolha acertada depende do perfil do comprador, de sua realidade financeira, bem como do seu objetivo. Por isso, o planejamento é tão importante, sobretudo porque o valor das parcelas fará parte das despesas mensais fixas.

Se você pretende adquirir um novo imóvel, não deixe de entrar em contato conosco. Descubra como podemos ajudá-lo na realização do seu sonho!

Powered by Rock Convert