Quais pontos observar ao escolher uma construtora de imóveis?

6 minutos para ler

Eu nunca imaginei que conseguiria chegar onde estou agora, conquistar a minha casa própria, estar noivo e já fazer mais planos para a minha vida profissional e pessoal. Mas tudo isso em um começo, que foi a construção da minha casa.

Esse foi um momento basante especial para mim e para a minha noiva. Afinal, estaríamos começando a ver na prática o nosso sonho de morar juntos, no nosso próprio cantinho, se tornar realidade.

Eu sou o Rafael e, neste texto, vou passar para você algumas dicas sobre o que eu fiz para escolher uma construtora de imoveis de confiança, que me prestou todo o suporte e fez a obra do meu imóvel.

Pedir ajuda foi um bom começo

Eu não tenho um bom conhecimento sobre construtoras ou sobre a obra e o financiamento de um imóvel em si. Então, optei por conversar com profissionais na área e pessoas que já tinham passado por esse mesmo processo.

Assim, consegui receber um suporte sobre quais seriam os primeiros passos, além de me darem dicas do que eu deveria levar em conta na hora de escolher uma empresa para construir minha casa própria.

Isso também me ajudou a economizar na escolha da construtora e na resolução de todos os trâmites que envolvem esse processo. Afinal, eu sou apenas um estudante universitário e não conto com uma grande verba mensal para conseguir arcar com altos custos.

A dica aqui é que essa ajuda poderá ser útil para acompanhar todo o processo de negociação, compra e construção da sua casa. Além disso, pode auxiliar caso algo de errado aconteça durante o processo, orientando para a melhor e mais rápida solução.

Pesquisar sobre a construtora foi fundamental

Gastei um tempo para pesquisar a fundo sobre as construtoras que queria contratar. Seguindo os conselhos que recebi, procurei responder a perguntas como: há quantos anos elas estão no mercado? Existem reclamações de atuais e ex-clientes? Quais são? Qual o orçamento?

Com essas respostas, consegui fazer uma triagem das empresas presentes na região em que eu queria morar. Fiquei com aquelas que tinham uma melhor reputação, mais tempo de trabalho e uma eficiência melhor nos seus serviços.

Ao pesquisar essas instituições, evitei passar por desinformações ou cair em “pegadinhas” de empresas mal-intencionadas, que podem cobrar um valor maior do que o justo ou, até mesmo, não entregar a casa.

Optei por fazer essa pesquisa com ajuda profissional, como citei antes, mas também fiz a minha busca particular. Para isso, usei sites de reclamações, redes sociais e até menso no próprio site da empresa.

Avaliar o tempo de mercado é importante

Um dos aspectos que procurei levar bastante em conta na hora de escolher uma construtora para ter a minha casa foi o seu tempo de mercado. Uma empresa que está em atuação há muitos anos pode proporcionar uma melhor experiência e um serviço com mais qualidade.

Acontece que esse tipo de empresa consegue entender melhor o que seus clientes esperam. Os profissionais sabem lidar com as mais diferentes situações, como problemas na construção ou insatisfação dos consumidores.

Além disso, construtoras que tenham uma má fama costumam durar menos no mercado. Afinal, o feedback negativo de ex-clientes espantará o público, necessitando assim de uma repaginação para conseguir se manter em pé.

Uma empresa mais antiga era uma boa bagagem positiva, além de transmitir confiabilidade e segurança. A informação sobre o tempo de mercado da construtora pode ser encontrada tanto em seus sites oficiais como conversando com algum funcionário responsável.

Vale descobrir se ela tem alguma certificação

Muitos segmentos de mercado têm certificações e premiações para condecorar aquelas empresas que prestam um bom serviço, são criativas ou de alguma forma se destacam positivamente em seu campo de atuação. Por isso, um diferencial para a construtora que você vai contratar é verificar se ela já participou e conta com uma certificação desse tipo.

Dessa forma, você conseguirá atestar a qualidade dos serviços oferecidos por ela. Algumas certificações são importantes e obrigatórias para o funcionamento, já que elas atestam que a empresa atua com segurança ou segue com as normas vigentes para trabalhar da maneira correta.

Uma delas é a ISO 9001, que atesta que a empresa cumpre com rigorosas normas de segurança e proteção, para que seus funcionários e os futuros moradores dos imóveis, possam trabalhar e morar com segurança.

Enfim, o mais importante: conhecer todos os detalhes da construção

Antes de contratar a construtora de fato, pedi uma amostra de como seria o projeto da minha casa. A ideia era que eu e minha noiva pudéssemos ver, na prática, como seria o seu atendimento e qual o nível de qualidade oferecido pela empresa.

Assim, pudemos escolher com mais sabedoria aquele que mais se encaixava com o que eu queria para a minha casa própria. Ao mesmo tempo, vimos como a construtora poderia oferecer todo o suporte necessário durante o processo.

É importante contar com uma empresa que se mostre empenhada em satisfazer o cliente e fornecer uma experiência única. No nosso caso, ficamos satisfeitos o suficiente para divulgar os bons serviços prestados para amigos, parentes e pessoas próximas, que poderão até se tornar futuros clientes.

O processo de encontrar uma boa construtora foi um pouco demorado, mas valeu a pena. Estou morando atualmente com a minha noiva em um local agradável e que corresponde 100% às nossas expectativas, além de ter conseguido um financiamento que coube no nosso bolso.

E então, o que achou das minhas dicas de como escolher a construtora de imóveis ideal para realizar o sonho da sua casa? Ao final do processo, você terá a certeza de ter contratado uma empresa que está empenhada em oferecer a melhor experiencia e alinhar os seus serviços aos desejos e necessidades do cliente.

Você pode estar se perguntando sobre qual a construtora que escolhi. Eu contratei os serviços da ViaSul, que está no ramo há 14 anos, focada em construir e desenvolver empreendimentos comerciais e residenciais. Eles trabalham com o Minha Casa Minha Vida, programa que permite o pagamento das parcelas do financiamento com valores que realmente cabem no seu bolso.

Quer saber mais informações sobre a ViaSul ou conhecer os empreendimentos disponíveis para financiamento? Então, entre em contato com eles agora mesmo e comece a colocar a realização do seu sonho em prática!

Você também pode gostar

Deixe um comentário