É muito prazeroso morar em um apartamento que tenha a sua cara: com decorações, pinturas e móveis que tenham um pouco da personalidade do morador ou até mesmo da sua história.

Por isso, preparamos algumas dicas de como acertar na decoração de apartamento e ter um cantinho único e muito bonito para que você e sua família possam desfrutar de bons momentos juntos nesse local.

1. Dar preferência a móveis planejados na decoração de apartamento

Os móveis planejados são aqueles feitos sob medida para o cliente, ou seja, não são criados em larga escala e vendidos em lojas, como somos acostumados a ver. Apesar do preço um pouco mais elevado, eles trazem originalidade ao ambiente, além de serem úteis para certas dificuldades ou necessidades que o morador possa ter no local.

Por exemplo: caso o consumidor queira colocar uma estante em certo espaço da sala, que conta com uma metragem bem definida, é possível construir um móvel planejado que atenda a essas medidas e consiga caber perfeitamente no local desejado, além de ter as demais características também definidas pelo cliente, como cor ou acabamento.

2. Contar com um bom projeto de iluminação

Uma casa bonita precisa ser bem iluminada, já que a noite também é um ótimo momento para admirar um apartamento bem decorado, além da possibilidade de chamar amigos para passarem um tempo na sua residência.

É preciso atentar aos diferentes tipos de lâmpadas e luzes existentes, já que eles podem dar outra ambientação ao local: iluminações amareladas dão uma sensação de ambiente mais quente, enquanto tons de azul transmitem calma.

O tipo de lâmpada utilizada também pode influenciar as despesas com a conta de luz, já que alguns modelos tendem a gastar mais energia. Por isso, procure sempre investir em lâmpadas de LED, que gastam menos energia do que os tipos mais convencionais.

3. Determine a função do ambiente

Cada cômodo necessita ter uma função dentro da casa (sala de estar para descontração, quarto para descanso, cozinha para se alimentar, um local para fazer exercícios físicos etc.), e esse propósito precisa estar bem definido na decoração de cada um desses locais.

Não é tão interessante investir em muitos tons vibrantes em um quarto, por exemplo, já que pode tirar o propósito de calma e descanso do espaço, principalmente se essa proposta mais agressiva não condiz com a personalidade de quem dormirá ali.

4. Recicle móveis

Se você já tem alguns móveis de um apartamento antigo ou até mesmo que já existem no seu apê, mas que talvez ainda não combinem com seu novo planejamento de decoração, é possível reciclá-los para que consigam caber nos seus planos.

Invista em novos acabamentos, tecidos para estofar ou tintas para trocar a cor desses objetos e móveis. Com isso, você não perderá o valor histórico e sentimental da sua decoração, além de deixá-los com uma aparência nova e ainda economizar dinheiro.

Assim, aplicando nossas dicas de como incrementar sua decoração de apartamento, além de conferir as demais publicações da série Kit Acabamento, você conseguira proporcionar ambiente únicos e muito aconchegantes para seu cantinho.

Além de olhar a futura decoração, o que mais você está fazendo para conseguir o seu apê dos sonhos? Confira este outro texto em nosso blog no qual criamos um checklist para orientar você na compra do seu primeiro apartamento!