A decoração é um segmento que vem crescendo cada vez mais no país. Isso porque o brasileiro compreende os benefícios que uma boa impressão visual causa, além do aumento da oferta de profissionais que trabalham no ramo. Seja na varanda, quarto ou até mesmo na cozinha, a ornamentação ajuda a racionalizar e equilibrar os ambientes.

Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados antes de iniciar o processo de decoração de ambientes. É necessário muito planejamento e, graças à internet, você encontra muito conteúdo sobre o assunto. Porém, é importante ressaltar que, em algum momento, a consultoria com um profissional se faz necessária para tornar o projeto de decoração eficiente e completo.

Sendo assim, abordaremos o que é necessário para realizar uma boa decoração de sala com dois ambientes. Confira!

Entenda como iniciar sua decoração de sala com dois ambientes

Antes de começar a visitar lojas de interiores ou consultar profissionais de decoração, é necessário entender algumas medidas que você deve tomar.

Você deve planejar sua vida financeiramente, gastar menos com a sua moradia e ter a certeza de quais são suas expectativas acerca do projeto, evitando frustrações. É necessário também se organizar ao montar um cronograma e evitar transtornos quanto a execução do projeto.

Também é necessário conhecer mais sobre você e qual estilo de decoração mais gosta. Para averiguar isso, você pode pesquisar ideias de decoração em sites como o Pinterest e explorar os mais diversos estilos: rústico, clean, minimalista, sustentável, entre outros.

Confira sete dicas para a decoração de sala com dois ambientes

Agora que você já sabe o que deve fazer antes de contratar um bom projeto de decoração, iremos abordar sete dicas para você levar para a sua sala:

1. Evite espalhar os objetos de decoração

A primeira dica é: não espalhe demais os objetos de decoração. Caso isso ocorra, você acaba criando um ambiente disperso e desconexo.

É necessário, entretanto, também não concentrar os objetos em um único ponto. O ideal é deixar o ambiente bastante equilibrado, com uma distribuição de elementos mais ou menos parecida.

2. Faça uso de espelhos para dar maior amplitude ao espaço

O espelho é um objeto que, quando bem utilizado, impõe um ar de requinte ao ambiente. Além disso, ele tem uma qualidade muito positiva, pois dá a impressão de amplitude. Isso ajuda a mascarar ambientes pequenos e diminui sensações ruins que espaços confinados causam nos moradores e visitantes.

3. Escolha corretamente o tamanho do sofá

Já pensou planejar a sua sala do jeito que sempre sonhou, com uma bela mesa de centro, um lindo carpete e, na hora de colocar o sofá, perceber que ele não se encaixa direito no ambiente?

Esse risco é sempre presente quando o projeto de decoração não é bem executado. Além da posição do sofá, o tamanho precisa ser exato para gerar o melhor resultado possível.

4. Opte por móveis planejados

Móveis planejados têm um diferencial e uma grande vantagem em relação aos móveis comuns. Eles são feitos sob medida para cada situação e para cada espaço. É ideal que você opte por profissionais e empresas que lidam com móveis planejados, para fazer da sua sala um ambiente personalizado e funcional.

5. Faça a divisão dos ambientes com o uso da própria decoração

Não é necessária a criação de uma parede para separar dois ambientes. Uma mudança na paginação do uso de piso ou a escolha de um tapete versátil já é o suficiente.

Outras medidas também são indicadas, como a separação dos ambientes por meio da colocação de uma mesa, do próprio sofá ou outros móveis. As opções são diversas, e você deve escolher aquela que mais combina com você e com o projeto.

6. Mantenha um ambiente equilibrado

A visão humana aprecia ambientes mais equilibrados. Para alcançar este efeito, o espaço não precisa ser, necessariamente, simétrico. Concentrar mais objetos em um lado ou ambiente do que em outro já é suficiente para desequilibra-lo.

Por isso, é necessário pensar na sala com dois ambientes em um contexto único, para preparar ambientes de bom gosto e equilibrados.

7. Enxergue a sala como um conjunto, e não como um espaço isolado

A sala deve ser pensada de forma conjunta com todos os outros ambientes da casa, sendo encarada como parte de um todo e seguindo o mesmo estilo de outros cômodos. Isso leva para a casa o bom gosto e equilíbrio.

Saiba qual é a importância da contratação de um especialista

Até pouco tempo atrás, as pessoas ainda acreditavam que o profissional responsável pela decoração de anteriores eram caros e representavam um gasto supérfluo. Entretanto, o pensamento não é mais este e, cada vez mais, o trabalho do decorador, arquiteto e designer de interiores vêm ganhando reconhecimento no mercado. Não é à toa.

Na última década, expandiu-se (e muito!) o número de contratações de profissionais deste ramo. Como uma grande vitrine, muitas pessoas observaram as qualidades que um bom projeto de decoração consegue dar ao ambiente.

Profissionais que trabalham com móveis sob medida são uma boa opção, pois eles são capazes de adequar os móveis ao imóvel e ao gosto do cliente.

Escolha construtoras que facilitam o projeto de decoração

A escolha de boas construtoras e incorporadoras também ajuda a execução de um projeto de decoração de interiores. O profissional contratado deve ter algumas informações em mãos, como projeto elétrico, sanitário e outros, para que não corra o risco de interferir na infraestrutura já existente do prédio. Algumas empresas como a ViaSul vão além, oferecendo dicas de tamanho de móveis adequados para os ambientes dos imóveis que construiu.

Todos estes detalhes contribuem para um bom projeto de arquitetura e devem ser levados em consideração. É importante que a construtora disponibilize as plantas técnicas e  auxilie o processo de adequação do imóvel ao morador.

Sendo assim, a decoração é parte das medidas que você deve tomar em sua casa. Se bem planejada e executada, traz inúmeras vantagens para o seu lar. Aproveite estas dicas de decoração de sala com dois ambientes e não tenha receio de pesquisar mais sobre o conteúdo, ou ir atrás de informações em empresas especializadas no assunto!

Gostou do texto? Que tal dar uma conferida neste outro post sobre decoração e se preparar para dar aquela repaginada na sua casa nova?