Tendência que veio para permanecer nas residências brasileiras, a cozinha americana, como o próprio nome indica, surgiu nos Estados Unidos. O estilo ganhou fama em diversas regiões do mundo e traz vantagens capazes de agradar a todos os perfis. Inclusive, é apontado como solução ideal para casas pequenas, devido à versatilidade.

Você também faz parte do grupo de pessoas que aguardam o momento certo para desfrutar de uma cozinha americana? Sim? Então, confira o nosso artigo com ótimas dicas e orientações para tirar esse projeto do papel!

Por que investir na cozinha americana?

Ela é perfeita para quem busca mais praticidade na rotina doméstica sem abrir mão do bom gosto. Quer mais motivos para apostar na ideia? Veja outras vantagens proporcionadas por esse tipo de ambiente:

Estimula a interação

Por ficar integrada a diferentes ambientes — geralmente, a sala de estar ou de jantar —, a cozinha americana aproxima pessoas e estimula o diálogo. É muito mais fácil interagir com quem está no cômodo ao lado, o que é positivo no cotidiano e, em especial, em dias de festas ou confraternizações.

Gera amplitude e continuidade

Menos superfícies verticais significa ausência de barreiras visuais, o que gera amplitude. Com esse tipo de cozinha, você tira maior proveito da área disponível. Isso sem contar que, sem paredes dividindo os espaços, cria-se uma continuidade visual interessante.

Facilita a ventilação cruzada

Se a sua cozinha americana é integrada a uma sala e ambas têm aberturas (portas ou janelas), há grandes chances de você desfrutar de ventilação cruzada. Fazer com que diferentes espaços compartilhem uma corrente de ar é uma ótima maneira de arejar a casa e deixá-la mais fresca.

Renova o visual da casa

Nada melhor que uma cozinha americana para repaginar o lar. O estilo é moderno, harmoniza com qualquer tema decorativo e se adapta a diferentes layouts. É o tipo de projeto ideal para quem quer se atualizar.

Como montar uma cozinha americana?

Como qualquer mudança que possa alterar a configuração dos ambientes, a montagem de uma cozinha nesse estilo exige alguns cuidados. Confira os principais passos necessários para a construção:                 

Avalie a estrutura da residência

Integrar ambientes que estão separados exige a derrubada de paredes. O problema é que nem todas as construções permitem isso — residências feitas com a técnica de alvenaria, por exemplo. Para evitar problemas e garantir a segurança dos moradores, é essencial que você consulte um arquiteto ou engenheiro. O profissional avaliará a estrutura existente para definir em que ponto serão feitas as alterações.

Defina o estilo da sua cozinha

Após descobrir que sua casa pode receber um novo projeto, você precisa definir o tipo de cozinha americana que tem a ver com seu estilo. Existem, basicamente, três opções:

  • totalmente integrada: não há nenhum elemento vertical entre a cozinha e os ambientes que se conectam a ela;
  • integrada com marcenaria: há uma bancada de madeira entre os cômodos, que pode ser usada como mesa de refeições;
  • integrada com alvenaria: há um balcão fabricado em alvenaria (com tampo) entre os ambientes.

Pense nos complementos

A simples retirada das paredes não transforma sua cozinha em um modelo americano. Um projeto completo precisa ser pensado como um todo e englobar vários recursos: luz, mobiliário, revestimentos, acessórios e equipamentos. Acompanhe o próximo tópico para conferir dicas valiosas.

Como deixar o ambiente bonito e funcional?

Uma típica cozinha americana precisa ser bem decorada sem perder a funcionalidade. Para atingir esse objetivo, é importante que você considere vários aspectos e, principalmente, sua rotina dentro da casa. Veja como começar:

Pense em facilidade de limpeza

É chato preparar uma refeição e saber que terá um espaço enorme para limpar, certo? Por isso, é fundamental que você escolha elementos que facilitem esse processo no dia a dia sem deixar de lado a estética.

Por exemplo: ao definir os revestimentos da cozinha, pense em otimização da limpeza. Você pode criar um painel de cerâmica ou pastilhas atrás da pia, por exemplo, e selecionar um piso decorativo que seja de fácil manutenção.

Para evitar que o cheiro de fumaça e resíduos de gordura permaneçam na cozinha ou cheguem a outros ambientes, é fundamental investir em uma coifa ou exaustor. Nos balcões, os tampos de pedra são ótimas opções para eliminar a sujeira rapidamente e, de quebra, agregar beleza ao ambiente.

Otimize a área de circulação

Móveis planejados são boas pedidas para cozinhas americanas, porque otimizam o fluxo dentro da cozinha. Ao definir a posição de cada peça, é importante respeitar o espaço mínimo (80 cm) para que a pessoa transite com conforto.

A parte positiva é que, além de belos, os móveis planejados permitem que você foque o que realmente é necessário. Ou seja, é uma maneira de mobiliar o ambiente sem gastar muito e torná-lo totalmente funcional.

Inove na decoração

Por fim, uma dica que não pode ficar de fora é a decoração por meio do uso dos próprios utensílios da cozinha. Isso mesmo! Aproveite para pendurar conchas e canecas em ganchos ou dispor louças bonitas em prateleiras.

Se possível, adquira eletrodomésticos coloridos e diferenciados para exibir sobre os balcões e outras superfícies da cozinha. Eles darão um toque a mais ao ambiente e ainda terão utilidade no seu dia a dia. Toalhas e panos de prato decorados com pintura e bordados, por exemplo, também ficam interessantes sobre mesas, pendurados em suportes ou em arranjos sobre cestas com frutas e flores.

Agora, para quem já tem um jardim dentro de casa, por que não levar a mesma ideia para a cozinha? Nesse caso, convém plantar chás e especiarias para que as mudas embelezem e sirvam de ingrediente para os preparos de receitas e bebidas.

Viu só como é possível ter uma cozinha americana bela e completamente funcional? Não deixe de aproveitar nossas dicas para transformar esse ambiente em um refúgio divertido e aconchegante para toda a família. Temos certeza de que muitos vão aprovar!

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre esse tipo de cozinha? Então, aproveite para conferir nosso outro artigo de nosso blog que traz informações complementares com dicas de decoração. Até a próxima!